Por Daniela Corcuera
O mercado da construção civil necessita de informação ambiental clara e transparente sobre os produtos para que usuários e especificadores possam fazer escolhas mais conscientes. Por um lado, há uma certa profusão de selos ambientais, por outro faz-se uso de mensagens enganosas, caracterizadas como greenwashing. Diante disto, o escritório de consultoria QUANTA apresenta uma ferramenta simples de auto-declaração para classificação de produtos, de acordo com 10 critérios ambientais.
Baseado no conceito de Analise de Ciclo de Vida, a ferramenta analisa as diversas etapas da vida do produto, desde a matéria-prima até o seu descarte final, pinçando os aspectos mais relevantes de cada etapa.
Os produtos são elencados no website www.quanticamateria.com.br para consulta livre dos usuários. Numa segunda etapa, os produtos serão analisados quanto a sua contribuição nos diversos sistemas de certificação em uso no Brasil, como LEED, AQUA, Selo Azul e BREEAM. Desta forma, o portal converge informação que o fabricante / distribuidor / fornecedor deseja disponibilizar para um público de usuários finais, arquitetos, engenheiros e especificadores com consciência ambiental.
Os critérios avaliados para classificação do produto são:
1. recursos naturais 2. energia consumida na fabricação 3. matriz energética utilizada na fabricação 4. resíduos, efluentes e emissões na fabricação 5. origem do produto 6. resíduos de instalação e descarte final 7. água e energia na fase de uso 8. redução de impactos ambientais 9. substâncias perigosas 10. durabilidade e manutenabilidadePara cada critério, o fabricante irá responder uma pergunta múltipla-escolha com 3 opções e o produto será classificado de acordo com seu desempenho ambiental:
O somatório dos resultados das questões irá classificar o produto de Q1 a Q5, sendo Q1 a melhor classificação:
O resultado será uma etiqueta com informação transparente e objetiva para auxiliar a tomada de decisão com base em critérios e dados técnicos.
Os benefícios deste banco de dados com informações ambientais dos produtos se traduzem em:
Facilitar a escolha de produto e fornecedor
Comunicar claramente informações ambientais relevantes ao mercado
Estabelecer diretrizes para padrões de consumo sustentável
Apontar aspectos de melhoria do produto
Evitar o “greenwashing” (maquiagem verde)
Este sistema é o resultado de um desejo antigo da arquiteta Daniela Corcuera, responsável de QUANTA que já em 1999, fazendo o seu mestrado na área de materiais na FAUUSP, vislumbrava que os produtos de construção civil deveriam expor seus quesitos ambientais aos especificadores e consumidores. A arquiteta é também docente em diversas instituições de grande reconhecimento no país, inclusive da AEA.
QUANTA espera desta forma contribuir para o amadurecimento do setor na preservação ambiental e na geração de capital verde.