O que você vai aprender

  1. Conhecimentos básico e intermediário da metodologia científica de avaliação de imóveis urbanos por inferência estatística;
  2. Orientação quanto às prescrições contidas na NBR 14.653-2 referente ao Método Comparativo Direto de Dados de Mercado através de inferência Estatística (regressões múltiplas);
  3. Conhecimento prático de modelagem estatística em software específico para utilização da metodologia (TS-SISREG), incluindo prática de modelos estatísticos e análise dos resultados fornecidos pelo software.
     

Nota: a licença de uso do programa restringe-se ao período de realização do curso. Os interessados em continuar utilizando o software terão que adquirir a licença de uso definitiva junto à empresa TECSYS Engenharia (www.tecsysengenharia.com.br).

Os participantes terão, durante os 30 dias após a realização do curso, um desconto de 20% sobre o valor do software.

Como irá se beneficiar

Adquirindo conhecimento em técnica avançada de engenharia de avaliações que permitirá a obtenção de laudos com maior fundamentação técnica na atribuição do valor;
Cumprirá um dos requisitos exigido nos Editais de credenciamento da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL que é o curso em Inferência Estatística com carga horária mínima de 20 horas*

Nota: (*) com base nos últimos editais divulgados pela CEF.

 

IMPORTANTE: Levar notebook com adaptador para a nova tomada “PADRÃO BRASILEIRO”. – os computadores deverão possuir sistema operacional WINDOWS (não devem ser computadores do tipo MAC – APPLE); – os computadores devem estar configurados para região e idiomas PORTUGUÊS / BRASIL; – devem ter aplicativo EXCEL instalado (não deve ser versão STARTER).

 

Público-alvo

Engenheiros e arquitetos interessados em adquirir conhecimentos ou aprofundá-los no que diz respeito à metodologia científica de regressões múltiplas.

 

Carga Horária
20 horas
  1. Tratamento de dados por tratamento científico (Inferência Estatística):
    1. Correlações e Regressão Simples: Método dos mínimos quadrados; algoritmo básico para ajustagem simples (Interpolação e Extrapolação); coeficientes de determinação (r²) e correlação (r) (do modelo e parâmetros); desvio padrão do modelo; significância dos parâmetros (regressores) e do modelo; intervalo de confiança; auto-regressão; homocedasticidade; normalidade dos resíduos; melhoria do modelo linear através de transformações;
    2. Correlações e Regressão Duplas: multicolinearidade; método dos mínimos quadrados/algoritmo básico para ajustagem; coeficiente de determinação (r²) e correlação (r) (do modelo e parâmetros); desvio padrão do modelo; significância dos parâmetros (regressores) e do modelo; intervalo de Confiança; melhoria do modelo para regressões duplas através de transformações;
    3. Graus de fundamentação e de precisão: Graus de fundamentação (caracterização do imóvel avaliando, coleta de dados (quantidade mínima), identificação dos dados de mercado, extrapolação, níveis de significância dos regressores e modelo); Graus de precisão (amplitude do intervalo de confiança em torno do valor central da estimativa); campo de arbítrio.
  2. Estudo de casos: estudo de casos e modelos pelos próprios alunos em aplicação direta no TS-SISREG (software específico para avaliações de imóveis) com um aluno por computador.
  3. Apostila e Tabelas: apostila completa contendo o passo a passo do desenvolvimento da metodologia de avaliação por inferência estatística por regressões múltiplas (método dos mínimos quadrados)

 

Nota: o material a ser disponibilizado não contempla o fornecimento na íntegra das Normas da ABNT a que faz referência (NBR 14.653 – Partes 1 e 2). Os alunos deverão providenciar a aquisição destas Normas junto à ABNT.

 

IMPORTANTE: Levar notebook com adaptador para a nova tomada “PADRÃO BRASILEIRO”. – os computadores deverão possuir sistema operacional WINDOWS (não devem ser computadores do tipo MAC – APPLE); – os computadores devem estar configurados para região e idiomas PORTUGUÊS / BRASIL; – devem ter aplicativo EXCEL instalado (não deve ser versão STARTER).

  • Eng Civil Carlos Humberto Maciel

    Eng. Civil pela Universidade Estadual de Maringá. Prof. Colaborador na Universidade Estadual de Maringá em 1986. Prof. do Curso de Pós-Graduação em Eng. de Avaliações e Perícias na FAG, em Cascavel, em 2004. Eng. da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL desde 1992 onde já ministrou cursos de avaliação para os profissionais do próprio quadro e elaborou diversos trabalhos de avaliação por inferência estatística. Supervisor Técnico da Representação de Desenvolvimento Urbano da CEF em Cascavel/PR de 1998 a 2001 e em 2008. Assessor Técnico da Gerência Nacional de Infra-Estrutura (GEINF) em Brasília/DF durante o período de 2002 a 2005.

Horários

Início: 8h00
Coffee break: 10h às 10h15
Almoço: 12h às 13h30
Coffee break: 16h30 às 16h45
Encerramento: 19h00

Incluso no valor de Inscrição

Material didático;
Material de apoio;
Coffee break;
Certificado de participação.

Formas de Pagamento

 Após realizar a sua pré-inscrição você receberá, num prazo de 24 horas, um email contendo um link para acessar o ambiente seguro de pagamento online para efetivação de sua inscrição. Neste link, você poderá escolher entre diversas formas de pagamento e parcelamento, segundo sua conveniência.
Cartão Visa
Cartão Mastercard
Boleto bancário
Transferência entre Contas
Transferência entre Contas
Paypal
*Cartões de crédito em até 8X - juros 3.8%
**Depósito à vista. Favor enviar o comprovante por e-mail ( financeiro@aea.com.br) ou por fax (11 4508-1911)

Depoimentos

“Gostei do curso de Avaliação de Imóveis com Utilização de Inferência Estatística. O professor é muito solícito e tem total domínio sobre o assunto.”
Marcela Cury