O que você vai aprender

A metodologia para extração de quantitativos dos projetos, conceitos de orçamento Paramétrico, Sintético e Analítico, Composição, Insumos, BDI, Cotação de Preços e a Visão do Orçamento;

A realizar o orçamento de uma obra, independente do fornecimento completo dos projetos complementares, definindo o Preço de Custo, as Despesas Indiretas (BDI) e Valor Geral de Vendas (VGV).

Público-alvo

O curso de Orçamento de Obras se destina aos Arquitetos, Administradores de Contrato, Advogados, Construtores, Diretores, Engenheiros, Gestores e Secretários de Obra, Engenheiros de Planejamento, Orçamentistas, Técnicos, membros de Comissão de Licitação, Contadores, Estudantes e demais profissionais que atuam ou desejam atuar na área.

Carga Horária
20 horas
  1. Quais os projetos necessários à elaboração do orçamento;
  2. Extração dos quantitativos de projetos com respectiva memória de cálculo, especialmente na fase de infraestrutura (fundações) e saber pré dimensionar a infraestrutura quando não se tem os respectivos projetos;
  3. Extração dos quantitativos de projetos por meio de tabelas auxiliares de levantamento (fase de acabamento);
  4. Definição dos conceitos de orçamentos: Paramétrico, Orçamento sintético e analítico;
  5. Composição de orçamento e definições de Insumos e respectivos índices;
  6. Modelos de orçamentos – completos para empresas construtoras e incorporadoras;
  7. A importância da plataforma BIM (Building Information Modeling) – para a realização dos orçamentos no futuro;
  8. Modelos de orçamentos – para facilitar a captação e cotação dos insumos – curva ABC;
  9. Principais fontes para fornecimento de preços (SINAPI, PINI, FDE, Sites de Livre acesso, etc.);
  10. .Conceitos do BDI (Bonificação de Despesas Indiretas) – “Abrindo a caixa preta do BDI”, e a construção do Preço Final de Venda (VGV);
  11. Conceitos de ET (Especificações Técnicas) e Cadernos de Encargos;
  12. A importância do Memorial Descritivo e do Manual do Proprietário e exercícios práticos para elaboração de orçamento.

Importante
Levar notebook com o software AutoCad instalado, no mínimo com a versão 10.

  • Coordenador – Ivan Silvio de Lima Xavier

    Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (1980), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é arquiteto - Lamé Housing Arquitetura - e professor titular da UNIBAN em programas de Extensão Universitária, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, principalmente nos seguintes temas: Elaboração de projetos arquitetônicos, orçamento, gestão, planejamento e custos de obras; gerenciamento e fiscalização de obras e pesquisa na área desempenho técnico construtivo e patologias construtivas do edifício.

Horários

Início: 08h30
Coffee break: 10h30 às 10h45
Almoço: 12h30 às 14h00
Coffee break: 16h30 às 16h45
Encerramento: 18h30

Incluso no valor de inscrição

Material didático;
Material de apoio;
Coffee break;
Certificado de participação.

Formas de Pagamento

 Após realizar a sua pré-inscrição você receberá, num prazo de 24 horas, um email contendo um link para acessar o ambiente seguro de pagamento online para efetivação de sua inscrição. Neste link, você poderá escolher entre diversas formas de pagamento e parcelamento, segundo sua conveniência.
Cartão Visa
Cartão Mastercard
Boleto bancário
Transferência entre Contas
Transferência entre Contas
Paypal
*Cartões de crédito em até 8X - juros 3.8%
**Depósito à vista. Favor enviar o comprovante por e-mail ( financeiro@aea.com.br) ou por fax (11 4508-1911)

Depoimentos

“O curso de Orçamento de Obras foi de grande valia. Os tópicos abordados alcançam tanto iniciantes, quanto profissionais especializados no ramo orçamentário. O professor tem domínio do conteúdo e excelente didática!”
Fabricio Aparecido
 
“O curso de Orçamento de Obras oferece ferramentas e informações atualizadas para profissionais experientes ,ou não, que desejam e/ou necessitam de conhecimento sobre orçamentação de obras de engenharia.”
Douglas Thá Júnior