Alto Desempenho Ambiental Reduz Custos Operacionais dos Edifícios

Postado em Sustentabilidade ,     Escrito por Manuel Carlos Reis Martins    em público maio 27, 2015

Ventilação natural, orientação solar adequada e iluminação natural, além da correta escolha de materiais e de um sistema construtivo racionalizado, são técnicas que contribuem para a redução dos custos das construções civis.

Claro que, para promover aproveitamento de energia solar e água de chuva, ou para utilizar lâmpadas led  e outros equipamentos elétricos de alta eficiência energética e durabilidade, pode ser necessário investir um pouco mais. Porém, é bom lembrar que, quanto mais alto o desempenho ambiental, menores serão os custos operacionais.

Portanto, hoje em dia, precisamos repensar o conceito de custo de uma obra, levando em conta, também, a fase de operação, cujos gastos, ao longo dos anos, são muito maiores do que o valor inicial gasto na obra. Em termos de ordem de grandeza, do custo total de construção e operação de um edifício, num horizonte de 30 anos, cerca de 20% correspondem à construção e 80% à operação. Ou seja, se um edifício for sustentável e, conseqüentemente, tiver custos operacionais mais baixos, os investimentos adicionais realizados na fase de construção terão um rápido retorno.

No Brasil, ainda não temos estatísticas a respeito destes números para construções sustentáveis. Mas, na Europa, o período de retorno do investimento em uma obra sustentável gira em torno de dois a seis anos, aproximadamente. Além disso, uma construção sustentável – que pode ser uma casa, um edifício residencial, um hospital, uma escola, uma loja – certamente terá um valor de venda mais alto do que uma construção convencional, justamente pelo baixo custo operacional.

Contudo, não basta afirmar que uma construção é sustentável. É preciso provar. E esse é o papel da Certificação AQUA, desenvolvida pela Fundação Vanzolini, maior certificadora nacional no setor da construção civil. Por meio da Certificação AQUA, a sustentabilidade do empreendimento fica demonstrada, de forma inequívoca, com base em avaliações e auditorias presenciais, independentes.

Primeiro referencial brasileiro que certifica construções sustentáveis, o AQUA é abrangente e conta com parâmetros técnicos adaptados à realidade brasileira, inclusive regulamentações e normalização técnica. Sua metodologia, baseada no HQE Francês, é reconhecida internacionalmente por diversas entidades certificadoras no mundo que fazem parte da SB Alliance, como França, Alemanha, Inglaterra, Finlândia e Itália, da qual a Fundação Vanzolini é membro fundador e ocupa a vice-presidência. O AQUA certifica construções nos segmentos residencial, corporativo, comercial, escolar, esportivo, entre outros.

sobre o autor
Manuel Carlos Reis Martins
Coordenador Executivo do Processo AQUA na Fundação Vanzolini.