fbpx

Arquiteto Fernando Brandão assina escritório de 13 m² no largo da batata

Postado em Arquitetura ,     em público novembro 12, 2020


O arquiteto reconhecido mundialmente por seus projetos no Brasil e na China trouxe para a mostra de arquitetura e decoração um escritório de 13 m² como símbolo para os dias atuais.

Uma metáfora para os dias atuais: Esse foi o conceito que guiou a idealização do ambiente Etecetera, assinado pelo arquiteto Fernando Brandão para a mostra Janelas CASACOR 2020, que acontece dos dias 8 de novembro a 8 de dezembro de 2020, em São Paulo.

O projeto traz um escritório de 13 m² que tem como elemento-chave um elefante criado pelo artista Carlos Matuk no centro do ambiente, em referência a expressão do inglês “Elephant in the Room”, em alusão ao vírus que desestruturou todo o mundo durante esse ano.

O arquiteto trouxe um ambiente dividido em três espaços que fazem referência ao novo modo de trabalhar guiado pelas mudanças provocadas pela pandemia, “Por isso, apesar da pequena metragem do contêiner, quisemos dividir o ambiente retratando três situações de trabalho diferentes e muito atuais, em que o usuário trabalharia sentado, em pé, ou até mesmo deitado”, explica Brandão. Essas ambientações diferentes são focadas por três círculos na vitrine, que remetem ao nome Etecetera, e que é por onde os visitantes poderão visualizar o projeto e seus detalhes.

Entre as características mais marcantes estão as cores vibrantes e da arte de Carlos Matuk que trabalha essa mesma paleta de tons, que simbolizam a relação da cultura brasileira e chinesa, o que sempre inspirou o arquiteto em seus projetos. “Além dessas obras, teremos também fotografias de minha autoria, tiradas em minhas viagens para a China, país onde também tenho um escritório de arquitetura e vivo há 10 anos”.

De um lado do escritório, um painel de fotografia traz fotos de chineses e do outro lado, uma imagem do próprio país superdesenvolvido. Com tantas referências mundiais, não é para menos que o grande desafio de Fernando Brandão tenha sido inserir a obra em seu destino.

“O principal desafio ao criarmos esse projeto, foi trazer o objeto da exposição para próximo do público alvo da região do Largo da Batata”.

Para o projeto, o arquiteto trouxe todo mobiliário assinado pela Alberflex, iluminação da OnLight, bem como a presença de outros parceiros como a Casa Fortaleza, MMV Montagem Visual, Duratex, LG, Tintas Coral, Visual Print e SETTA Comunicação.

Sobre Fernando Brandão

Nasceu na cidade de São Paulo em 1960, formado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU / Universidade de Santos em 1983 Atua nas áreas comercial, corporativa, promocional desde então recebendo os prêmios IAB, AsBEA, IDEA, RedDot e inúmeros outros em sua carreira.

Foi diretor e vice-presidente da AsBEA (Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura). Em 2009 foi vencedor do concurso para o Pavilhão Brasileiro na Expo Universal 2010 Shanghai / China. Desde 2010 leciona na DeTao Masters Academy em Shanghai / China em parceria com a Peking University e Fudan Shanghai University. Desde 2012 possui escritório em Shanghai / China na SIVA / Shanghai Institute of Visual Arts.

FONTE: Fernando Brandão


Conheça o curso de Arquitetura em Container

O participante do curso irá descobrir as potencialidades e oportunidades de produção de arquitetura em containers, e irá aprender a projetar e construir dentro da lógica deste sistema..

Ao final do curso o participante estará apto à adquirir containers adequados para uso em arquitetura, relacionar às melhores práticas de adequação de containers para o uso em arquitetura no mundo, e terá ferramentas para desenvolver projetos em nível técnico, assim como a gestão da fabricação e instalação da edificação em container..

Irá conhecer a versatilidade de aplicações do sistema nos diversos usos, de residenciais à comércios até instalações itinerantes..

Oportunidade de se atualizar e tirar dúvidas sobre Arquitetura em Container.

Clique aqui para saber mais e realizar a sua inscrição