ATENDIMENTO(11) 26261594

Como Identificar e Potencializar as Próprias Habilidades de Gestão

Postado em Gestão ,     Escrito por Coordenadora: Arq. MSc. Daniela Corcuera, LEED AP, Especialista AQUA, EDGE Expert & Auditor, USGBC ProReviewer e Coach    em público junho 9, 2015

As faculdades de Arquitetura, Design e Engenharia ensinam a projetar, mas pouco abordam os dilemas de ser um profissional liberal.

Seja trabalhando em home Office, ou em um escritório comercial, nos esquecemos de que continuamos sendo profissionais liberais, e, portanto, uma “unidade de negócio”.

Algumas características são fundamentais para um empreendedor. Sem elas, muitos negócios fracassam. Destaco aqui pelo menos as quatro principais: visão, foco, autocrítica e adaptabilidade.

A Visão consiste em analisar e compreender os cenários global, nacional e local, identificando as tendências de mercado e as oportunidades de serviços a serem oferecidos, com diferenciais claramente definidos e estratégicos. É importante que essa visão seja, primeiramente, de longo, médio e de curto prazo. A visão necessita de uma auto-análise, que responda a perguntas como: “O que é o sucesso para mim?”, “Onde quero estar nos próximos cinco anos? E nos próximos dez?”.

Manter o Foco é fundamental, pois uma vez definida a visão, ao longo da estrada surgirão distrações e obstáculos, que poderão nos desviar do nosso objetivo máximo. Há momentos em que surgem “oportunidades” tentadoras, mas é preciso avaliar se e quanto elas irão contribuir para alcançarmos nossa visão. Os obstáculos também irão nos desencorajar, parecendo, às vezes, dificuldades intransponíveis. Perseverança e disciplina são fundamentais nesses momentos para transpormos as distrações e obstáculos.

A Autocrítica serve para, periodicamente, repensarmos nossa visão e a maneira como estamos mantendo o foco. Bons empreendedores são pessoas que têm a humildade de avaliar comentários externos e percepções internas, reconhecendo falhas e deficiências a serem superadas. Com essa análise e aprendizado é possível que a visão e o foco sejam redefinidos.

Adaptabilidade é fundamental para vencer obstáculos e criar novos caminhos para alcançar a visão. Na prática, a adaptabilidade é necessária quando, às vezes, temos de desempenhar a função de um colaborador ausente, ou mesmo acumular diversas funções por um período. Outra situação é com relação a faturamentos que oscilam muito na prática liberal, forçando a adaptação bastante dinâmica das nossas despesas, buscando alternativas de produção e novos modelos de trabalho.

Essas quatro características ficam mais potencializadas se o profissional conseguir fazer uso dos seus dois hemisférios do cérebro. O hemisfério direito analisa as circunstâncias com uma visão mais holística e intuitiva, enquanto que o esquerdo usa a lógica e a racionalidade. Ambos os perfis, somados, permitem uma visão mais completa de aspectos emocionais e racionais, trazendo melhores resultados. Vale ressaltar que as quatro características são aplicadas de forma cíclica e crescente, num processo constante e infinito.

sobre o autor
Coordenadora: Arq. MSc. Daniela Corcuera, LEED AP, Especialista AQUA, EDGE Expert & Auditor, USGBC ProReviewer e Coach
É arquiteta e mestre em Arquitetura Sustentável pela FAU-USP, capacitada em Coaching pelo Erickson Institute, aprovado pelo International Coach Federation. É consultora, atuando com certificações ambientais, materiais de construção e projetos, diretora da empresa Quanta Studio (antiga Casa Consciente). É LEED Accredited Professional, pelo USGBC (United States Green Building Council), com especialidade BD+C (Building Design and Construction), é a primeira EDGE Auditor no Brasil pelo GBCI e formada pela Fundação Vanzolini para o processo AQUA, todos sistemas de certificação de empreendimentos eco-eficientes. É Pro Reviewer do USGBC para avaliação de cursos educacionais de educação continuada. Atua como consultora e auditora do Instituto Falcão Bauer de Qualidade, no grupo do Selo Ecológico para certificação de materiais. Ministra diversos cursos de atualização e desenvolvimento profissional e pós-graduação, é docente do Instituto Presbiteriano Mackenzie, Belas Artes, FAAP, SENAC, INBEC e AEA Educação Continuada, havendo capacitado mais de 2.000 alunos nos últimos 12 anos. Criadora da Etiqueta Quântica Matéria, sistema de análise e classificação ambiental de produtos para a construção civil. É membro do comitê de materiais do GBC Brasil para o desenvolvimento do LEED e Referencial Casa. E‚  Desde 2005 ministra cursos e workshops na área de gestão de negócios e serviços e gestão de pessoas.