fbpx

Ferramentas de Consulta Online para EVTL

Postado em Arquitetura , Postado em Construção ,     Escrito por Profa. Esp. Sanrlei Polini    em público outubro 30, 2020

EVTL

EVTL (Estudo de viabilidade técnica legal) permite ao cliente pesquisar e avaliar a locação ou aquisição de um imóvel com informações mais abrangentes, tais como pesquisa de multas, tombamento, restrições de loteamento, zoneamento, código de obras, além de possíveis irregularidades físicas no imóvel e permissão de instalação de atividades pretendidas.

Em São Paulo, algumas consultas são feitas online e você pode ter acesso a muitas informações disponíveis. Seguem abaixo algumas destas ferramentas.

GEOSAMPA

A plataforma GeoSampa, mapa digital da cidade, é mantida pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento – SMUL e permite a consulta de zoneamento.

Além dos mapas da legislação urbanística municipal, o cidadão poderá acessar com o número de contribuinte do IPTU (SQL – Setor-Quadra-Lote) informações sobre a zona de uso, macroárea, perímetro de qualificação ambiental, entre outras informações.

A plataforma GeoSampa, mapa digital da cidade, é mantida pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento – SMUL e permite a consulta de zoneamento.

Além dos mapas da legislação urbanística municipal, o cidadão poderá acessar com o número de contribuinte do IPTU (SQL – Setor-Quadra-Lote) informações sobre a zona de uso, macroárea, perímetro de qualificação ambiental, entre outras informações.

Para ter acesso às informações, basta abrir o GeoSampa e selecionar no lado esquerdo da tela o ícone “pesquisar”. Na aba “Zoneamento” preencha os campos obrigatórios: setor, quadra, e por fim, lote. Feito isso, clique em “listar” e a consulta do zoneamento desejado será apresentada.

Acesso ao GeoSampa

Consulta ao CIT – Cadastro de Imóveis Tombados

Esta página foi elaborada visando auxiliar a consulta às legislações de tombamento e assuntos correlatos existentes no município de São Paulo.

Assim, você poderá consultar se o seu imóvel está localizado em alguma área sobre a qual incide alguma legislação de preservação, sem a necessidade de se dirigir à Subprefeitura do seu bairro ou ao Departamento do Patrimônio Histórico/Conpresp.

A consulta pode ser feita através de dois dados distintos: SQL e ENDEREÇO, listados a seguir:

  1. Número de Contribuinte, quando for o caso, cujo número está disponível no carnê do IPTU, documento encaminhado pela Secretaria de Finanças denominado Notificação de Lançamento e entregue aos contribuintes no início do ano;
  1. Endereço do imóvel, sendo que neste caso algumas orientações são necessárias para efetivação da consulta.

Há alguns casos para os quais não há possibilidade de se efetuar a consulta pois o imóvel não se enquadra no sistema de busca proposto. É o caso de imóveis em área rural (para os quais não existe número de IPTU), áreas públicas e esculturas. Para os bens culturais, que não forem passíveis de localização através do número do contribuinte, deverão ser consultados os órgãos de preservação: CONPRESP, DPH, CONDEPHAAT e IPHAN.

Acesso ao CIT

Consulta ao “De olho na Obra”

Através de um sistema você fica sabendo o que está sendo construído ou reformado na cidade, desde 1997, e se a documentação está em dia.

Acesso ao De Olho na Obra

Consulta ao “consulta preliminar”

É um serviço on-line, oferecido pela Prefeitura da Cidade de São Paulo com informações sobre o imóvel a ser ocupado.

Por meio deste serviço é possível saber se o imóvel em questão tem ou não restrição de tombamento, se está localizado em área contaminada, de manancial ou de proteção ambiental, e se possui pendências financeiras.

Acesso ao Consulta Preliminar


Conheça o curso de EVTL – Estudo de Viabilidade Técnica e Legal

O EVTL – Estudo de Viabilidade Técnica e Legal é desenvolvido para identificar os procedimentos necessários para a regularização de um determinado imóvel, a partir do EVTL é possível antecipar todas as etapas do processo de aprovações, prever prazos e desenhar fluxogramas, incluindo a interdependências entre os órgãos públicos envolvidos.

Além disso, com o EVTL, verificamos se a área estudada possui problemas que possam inviabilizar a ocupação ou construção do empreendimento​.

Oferecer um panorama geral sobre documentação exigida para análise segura de ocupação e manutenção da edificação, bem como características e legislação básica, são as propostas do curso de EVLT – Estudo de Viabilidade Técnica e Legal.

Oportunidade de se atualizar e tirar dúvidas sobre EVTL – Estudo de Viabilidade Técnica e Legal.

Clique aqui para saber mais e realizar a sua inscrição

sobre o autor
Profa. Esp. Sanrlei Polini
É engenheira civil graduada pela FEFAAP - Faculdade de Engenharia da Fundação Armando Álvares Penteado, com especialização em Direito Ambiental pela FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas, e no Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo – Lei 13.885 de 25 de agosto de 2004, pelo Instituto de Engenharia, com atuação em diferentes áreas projetos industriais, comerciais, coorporativos e residenciais, com ênfase em legislação municipal, estadual, federal e ambiental. Com mais de 18 anos de experiência na área de regularização imobiliária, atualmente sócia Diretora da SanrleiPolini-Engenharia Consultiva.