Iluminação Sustentável e Eficiente para Escritórios

Postado em Sustentabilidade ,     Escrito por Ronald Leptich    em público junho 9, 2015

Pequenas mudanças são de extrema importância para que as empresas ou escritórios possam se adequar ao tema sustentabilidade. Saber como isso pode ser feito é essencial para gerar economia e maior eficácia a longo prazo.

Saber como este investimento pode ser feito, ao contrário do que parece, não é uma tarefa tão cara ou trabalhosa. Abaixo, apresento algumas sugestões no campo da iluminação capazes de fazer da companhia um ambiente sustentável e, consequentemente, mais eficaz em longo prazo.

Luz Natural

Na iluminação de escritórios, o ideal é que as luminárias sejam instaladas longitudinalmente às janelas, ou seja, colocadas em uma fila dupla, no teto, separadas por um “corredor” iluminado pela luz externa. Essa disposição estabelece uma relação de complementação à luz natural, que pode entrar no espaço pela superfície transparente (janela), com a iluminação artificial. Desta maneira, é possível instalar um número menor de lâmpadas e ampliar a efetividade na distribuição de luz, o que ajuda na economia de energia geral consumida pelo ambiente de trabalho, sem o risco de perda de luminosidade.

Divisão das Luminárias

Nem sempre é necessário que o escritório esteja com todas as luminárias acesas, em especial quando apenas uma parcela das pessoas que o ocupam está presente. Por isso, a opção por uma divisão dos comandos de acionamento, ou seja, a instalação de grupos de luminárias que funcionam em conjuntos separados é propícia. Este sistema torna possível garantir que apenas as lâmpadas necessárias, nos momentos corretos, sejam utilizadas. Neste contexto a iluminação natural desponta como outra grande aliada, podendo dar uma “folga” para vários dos pontos de luz, que antes ficariam ligados desnecessariamente. Isso auxilia na economia de energia, ao mesmo tempo em que garante que estejam a postos para “trabalhar” em dias nublados, quando escurecer ou quando forem indispensáveis.

Dimerização

A utilização de equipamentos que controlam a intensidade das fontes de luz, elevando ou reduzindo sua potência de iluminação de acordo com o uso do espaço e complexidade das tarefas nos diferentes períodos do dia, é muito bem-vinda. Além de baixar o consumo geral de energia elétrica pela empresa, esta solução, quando utilizada em sistemas de iluminação adequados, também aumenta a vida útil dos equipamentos e reduz, ainda mais, os seus custos de manutenção.

Produtos Sustentáveis

Já estão disponíveis no mercado tecnologias de lâmpadas fluorescentes tubulares, ideais para uso em escritórios, que dissipam pouco calor no ambiente e são capazes de economizar até 30% de energia quando utilizadas com o reator correto. Isso, quando pensamos em um grande escritório, onde normalmente são instaladas muitas lâmpadas representa uma mudança fundamental para a saúde financeira de uma companhia, já que gerará uma grande economia na conta de energia. Sem contar o bem-estar de seus funcionários, que poderão trabalhar em um ambiente mais agradável e eficiente.

sobre o autor
Ronald Leptich
A iluminação utilizada nos locais públicos fornece algum tipo de segurança aos cidadãos? Na verdade, este é o objetivo da iluminação pública, que, além de zelar pelo tráfego de pessoas a qualquer hora, permite também o lazer noturno e mantém seguros locais de movimento. Para tanto,...