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Sustentabilidade: Uma Nova Dimensão para as Empresas

Postado em Estruturas ,     Escrito por João Amato Neto    em público maio 27, 2015

A empresa sustentável precisa buscar o foco nas atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, da política de recursos humanos, do trabalho produtivo, das estratégias de marketing e até do departamento financeiro, procurando o horizonte da sustentabilidade.

A corresponsabilidade do estado, empresas, terceiro setor e cidadãos acentua-se na análise das causas dos problemas ambientais. Na outra ponta, a da solução dos problemas, a cooperação tece a rede na qual coordenam-se as operações simultâneas e os esforços paralelos individuais e coletivos. A cooperação seria o meio de se fortalecer, compartilhando competências, infraestrutura, experiência de mercado, dividindo custos e somando esforços. Por isso, o mundo hoje não pode mais ser um conjunto de grandes fábricas e empreendimentos isolados, mas uma rede atuando em arranjos diversos, dos clusters regionais às organizações virtuais, com harmonias ou dissonâncias.

Das pequenas às grandes inovações, a busca da sustentabilidade impõe-se nos diversos planos: processos produtivos mais limpos e econômicos, do ponto de vista dos recursos naturais; produtos inovadores, em termos de novas funções e menor impacto ambiental; novas matérias- primas para produtos conhecidos; serviços mais intensos em conhecimento para a gestão ambiental; políticas internas de administração que envolvam educação, tecnologia e redução de gastos relacionados à matéria-prima, processos de produção e formas de organização do trabalho.

Portanto, a sustentabilidade não pode ser entendida como um departamento da corporação, nem como uma dimensão da empresa. O adjetivo sustentável apenas faz sentido quando vinculado à entidade como um todo. A empresa sustentável precisa buscar o foco nas atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, da política de recursos humanos, do trabalho produtivo, das estratégias de marketing e mesmo do departamento financeiro, procurando o horizonte da sustentabilidade.

Do ponto de vista da gestão – em especial das políticas de recursos humanos – a empresa será convidada a uma grande transformação. Pressões das grandes empresas às pequenas e médias fornecedoras, imposições da matriz às filiais e subsidiárias, exigências de certificação de qualidade, imposição de normas técnicas ambientais, aperfeiçoamento do direito nacional e internacional, todo esse arcabouço gera uma entrada na questão dos direitos humanos das corporações. O respeito aos direitos políticos, civis, sociais, econômicos e culturais – individuais, coletivos ou difusos – não será mais uma obrigação do estado para com o cidadão ou dos cidadãos entre si, mas ficará vinculado também às organizações privadas.

Rede Produtiva

As questões que se impõem à administração das empresas são as mais diversas e afirmam a necessidade de monitoramento de toda a rede produtiva, incluindo fornecedores e consumidores, os trabalhadores e as comunidades. Temas como trabalho decente, infantil e em condições análogas à escravidão, liberdades do trabalhador, promoção e respeito às culturas, aos modos de vida e ao pensamento de comunidades, respeito ao direito ao meio ambiente saudável, todas essas questões, até então vistas como “problemas do governo”, pressionam as empresas da sociedade moderna.

Se, na década de 90, ganhou força a noção de “qualidade nas empresas”, muito mais forte neste início de milênio é que a sustentabilidade propõe uma questão para toda a empresa e para todas as empresas, do marketing à gestão, dos recursos humanos à estratégia.

Muito além de um apelo emocional, a sustentabilidade levanta um imperativo racional (ecológico) à sustentação das redes de cooperação produtiva que constituem a economia mundial, as economias nacionais, regionais e locais, uma questão prática para as empresas, parte do cotidiano. Se, segundo a história, o industrialista americano Henry Ford concebeu a linha de montagens do automóvel a partir de uma visita a uma linha de desmontagem de bois, semelhante (des)construção volta hoje em forma de inovação na gestão da sustentabilidade nas empresas: o conceito de logística reversa e as técnicas de produção mais limpa mostram a necessidade de se dominar não só a produção mas, também, a “desprodução”.

A empresa agora atua em uma rede que deve cobrir da pré-matéria-prima (o que fazer para preservar o espaço social e natural da onde será retirada), até a fase do pós-venda e do pós-consumo (como reaproveitar um produto após o uso). Da produção à desmontagem, a sustentabilidade busca uma inserção na dinâmica que rege o sistema econômico e a sociedade, a dinâmica da “destruição criativa”, como identificou o economista Joseph Schumpeter. Nasce, assim, o paradigma da produção sustentável.

sobre o autor
João Amato Neto
Professor titular e chefe do departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP, coordenador do curso de capacitação em Sustentabilidade na Cadeia Produtiva e do curso de especialização em Administração Industrial na Fundação Vanzolini.
Termos e Condições
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Os descontos mencionados nos itens (i, ii, iii) não são cumulativos e se aplicam ao pagamento à vista ou parcelados. Em todas as situações, prevalece o maior desconto.   Desconto especial por antecipação de inscrição  5. Inscrições pagas até 45 dias antes da data de início do curso receberão desconto de 10%, cumulativo em relação ao eventual desconto aplicado com base na “Política de Descontos da Academia” (itens 3 e 4 acima).   Reagendamentos 6. Os cursos da AEA Educação Continuada são ministrados a turmas abertas, formadas por adesão dos interessados. Por isso, a realização do curso depende da inscrição de um número mínimo de participantes, Na hipótese de quorum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor ou outros imprevistos, a AEA Educação Continuada reagendará o curso, para a data mais próxima possível, a fim de preservar o melhor interesse de todos. 7. 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Especialmente em caso de viagens, antes de se deslocar, solicitamos entrar em contato com a AEA Educação Continuada, a fim de confirmar as informações sobre data e local do curso, evitando transtornos.   Cancelamentos 9. As inscrições poderão ser canceladas, com a devolução dos valores pagos, a pedido do interessado até 10 dias corridos antes do início do curso. 10. No caso de inscrições canceladas, a pedido do interessado, com prazo inferior a 10 dias corridos antes do início do curso, não haverá devolução do valor pago, e o inscrito poderá transferir integralmente o seu crédito para outra turma interesse, pagando eventual diferença, se houver. No caso de não comparecimento no curso (no show), ou de comunicação de não comparecimento, e prazo inferior a 2 dias antes da data de início do curso, por qualquer motivo, 80% do valor total da inscrição (e não da parcela paga, em caso de pagamento parcelado) poderá ser transferido para outro curso oferecido pela AEA Educação Continuada, mas não haverá devolução de valores pagos. Os 20% restantes serão retidos como multa tendo em vista os custos antecipadamente despendidos para possibilitar a participação do inscrito. 11. Destacamos que em caso de inobservância dos comunicados da AEA Educação Continuada (especialmente nos termos do item 8 acima) não haverá reembolso de nenhuma espécie de despesas, incluindo, mas não se limitando a, passagem aérea e rodoviária, combustível, pedágio, locação de veículos, hospedagem, alimentação e outras.   Devolução de valores 12. Nas hipóteses de devolução de valores, o depósito do valor será realizado em 10 dias úteis, contados do envio do comprovante de pagamento e dos dados bancários do favorecido (agência, conta bancária, nome do titular da conta e CPF/CNPJ). 13. Será devolvido apenas o valor principal das parcelas pagas, deduzidas as despesas havidas com a operadora do cartão de crédito, emissão ou reemissão de boletos e tarifas bancárias. 14. Caso seja solicitada a reemissão de boletos, o valor das tarifas bancárias serão incluídos no valor do novo título.   Mora e inadimplemento 15. Os boletos emitidos para os cursos realizados, com data de pagamento posterior ao encerramento do evento, e não pagos até a data do seu vencimento, estarão sujeitos a multa de 2%, juros e correção monetária de 5% ao mês, e após 3 (três) dias serão automaticamente encaminhados ao cartório de protesto de título. 16. O aluno que, por qualquer motivo, cancelar a sua inscrição fora do prazo mencionado no item 9 ou deixar de comparecer ao curso, não se sujeita ao acima mencionado, mas permanece adstrito ao sistema de transferência de crédito descrito nos itens 8 e 10. 17. Caso a AEA Educação Continuada tenha que realizar a cobrança de quaisquer valores devidos em decorrência deste Contrato, a mesma poderá cobrar o reembolso de todas as despesas incorridas por conta de cobrança, judicial ou extrajudicial, de tais valores, incluindo custos de postagem de carta de cobrança, cobrança telefônica e despesas cartorárias.

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