fbpx

Curso I – Vistoria e Laudo de Acessibilidade

Curso atualizado com a nova norma – NBR 9050:2020 – publicada em 3/8/2020.

Atualmente a ACESSIBILIDADE e o DESENHO UNIVERSAL, segundo a legislação, devem fazer parte do desenvolvimento de qualquer projeto arquitetônico. De fato, não se discute mais a sua importância e necessidade, seja pela força da legislação vigente ou pela conscientização de profissionais e do público em geral. Mas, apesar desse novo panorama, no Brasil e no mundo, poucos são os profissionais que realmente estão aptos a entender a acessibilidade em sua plenitude.

Ainda há passos largos a serem caminhados para a completa inserção de todos os públicos nos projetos de arquitetura, com base no Desenho Universal. Por isso, se torna necessário ter um profissional que compreenda o que é promover a acessibilidade e a aplicação das leis e das normas técnicas da ABNT.

O curso de Vistoria e Laudo de Acessibilidade – ferramentas para adaptação dos espaços e de convencimento dos clientes – tem como objetivo preparar os profissionais das áreas de projetos, construções e gestão pública sobre a realização de vistoria e elaboração de laudo observando as leis e normas de acessibilidade.

Neste treinamento o aluno receberá uma introdução sobre as normas e leis de acessibilidade e será orientado para os pontos mais relevantes da concepção de laudo técnico para apresentar as condições de acessibilidade dos espaços construídos.

Curso I – Lean Construction – Construção Enxuta

A construção civil tradicional é ineficiente e ineficaz. Construímos habitações com elevados índices de desperdícios de materiais, recursos, tempo e dinheiro. Estima-se que nas obras tradicionais, em média, 67% do tempo total da obra é considerado desperdício;

E inevitavelmente, os custos gerados pelos desperdícios são repassados aos clientes finais, em grande parte dos negócios, por meio do alto custo dos imóveis. Além disso, há uma exigência cada vez mais crescente com relação à qualidade e rapidez de entrega dos imóveis, requisitos que são incompatíveis com as atuais práticas de gerenciamento e controle da construção;

Observa-se também uma necessidade real de mercado no que se refere à aplicação de novos métodos de planejamento e controle das construções, para que tais desperdícios sejam eliminados ou minimizados, e os custos sejam compatíveis com os valores de venda, sempre visando o atendimento dos clientes;

Para isso existem os princípios da Lean Construction, cuja filosofia está focada na identificação e eliminação dos desperdícios das construções com o aumento da lucratividade por parte da empresa construtora e, associado a isso, o atendimento das necessidades dos clientes por meio do aumento do valor agregado nos produtos entregues. Além disso, a Lean Construction facilita a possibilidade de modernização dos processos de gerenciamento, controle e de construção, garantindo um diferencial, frente ao cliente, para as construtoras num mercado altamente competitivo.

Curso II – Arquitetura de Hospitais, Clinicas e Laboratórios

A arquitetura hospitalar é uma das especialidades mais complexas em termos de edificação, pois exige análise rigorosa de toda a estrutura – seguindo os critérios da legislação vigente – planejamento das instalações elétrica, hidráulica e sanitária, além da elaboração do Plano Diretor Hospitalar adequado. Esta complexidade, aliada ao déficit existente no Brasil de aproximadamente 300 mil leitos hospitalares (segundo dados do Ministério da Saúde – 2014), torna esta área bastante atrativa aos profissionais do segmento que, por sua vez, precisam estar capacitados e atentos às modernas tecnologias. Nesse sentido, o Curso de Arquitetura de Hospitais, Clínicas e Laboratórios é uma excelente alternativa.

A AEA Educação Continuada, empresa líder e referência em treinamentos, oferece o Curso de Arquitetura de Hospitais, Clínicas e Laboratórios de 16 horas direcionado a arquitetos, engenheiros, projetistas, profissionais ligados à indústria e à área de saúde em geral, agentes públicos e estudantes com o objetivo de apresentar as principais necessidades dos usuários, as normas e legislação e as modernas metodologias e técnicas que garantem funcionalidade e conforto ao estabelecimento de saúde.

A seguir, é possível conferir os principais aprendizados e detalhes do Curso de Arquitetura de Hospitais, Clínicas e Laboratórios da AEA Educação Continuada:

Conheça a legislação aplicável (Resolução ANVISA RDC nº 50/2002), o sistema de saúde no Brasil e respectivas edificações para assistência à saúde. Torne-se apto a participar de uma equipe de planejamento físico de estabelecimentos de saúde. Adquira noções sobre as novas tecnologias da arquitetura e engenharia na área de assistência à saúde e sobre instalações prediais e especiais hospitalares (elétrica, hidráulica, sanitária, fluido-mecânica, comunicações, climatização, gás tratamento de resíduos etc.). Aprenda a dimensionar o programa de necessidades do edifício hospitalar de acordo com as normas da ANVISA e desenvolver projetos de hospitais, postos e centros de saúde, ambulatórios, laboratórios, clínicas especializadas, entre outros. Saiba como elaborar planos diretores hospitalares para unidades que necessitam de ampliações e reformas (estratégias e modelos de planejamento).