fbpx

Aula Avaliação de Imóveis com Utilização de Inferência Estatística

Obtenha conhecimentos básicos e intermediários sobre metodologia científica para elaboração de avaliações de imóveis urbanos, através do Método Comparativo Direto de Dados de Mercado, utilizando inferência estatística (regressões lineares múltiplas) com utilização de software específico e segundo as diretrizes da NBR-14653 (Partes 1 e 2).

O curso de Avaliação de Imóveis com Utilização de Inferência Estatística, com carga horária mínima de 20 horas, tem sido habitualmente adotado como requisito nos principais editais de contratação de avaliadores de imóveis, tais como o edital da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, dentre outros agentes.

Aula – Auditorias em Operação e Manutenção Predial

Direcionado àqueles que lideram, supervisionam, gerenciam, ou até mesmo contratam serviços de operação e manutenção predial, o curso Auditorias em Operação e Manutenção Predial tem por objetivo capacitá-los ao desenvolvimento de programas de auditoria técnica e administrativa sobre contratos em curso.

Considerando que um programa de auditoria deve estar plenamente alinhado com as expectativas do cliente e gestor, assim como também alinhado com o programa de avaliação de performance dos fornecedores, a elaboração de um processo de auditoria deverá pautar pela tradução destas expectativas e necessidades em um programa objetivo e tecnicamente embasado, com vistas a apuração de resultados e ao aprimoramento de processos e dos fornecedores.

O curso Auditorias em Operação e Manutenção Predial abrangerá os conceitos sobre auditorias técnicas em manutenção, mesclando conceitos difundidos por normas como ISO 9001, ISO 55001 e PAS 55 (Gestão de Ativos), com experiências práticas na análise e no aprimoramento da performance de contratados em serviços de manutenção.

Abordaremos de forma prática e repleta de exemplos do mercado, questões como planejamento, construção de modelos de avaliação de resultados, implantação de programas de auditoria, pontos positivos, falhas, resultados e formas de conduta. Trata-se de um curso que mesclará conceitos com aspectos e experiências em grandes operações.

Aulas – A Arquitetura e a Engenharia no Controle de Infecções II

Os Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS) se diferem dos demais edifícios, em especial, porque os mesmos devem atender a vários princípios e requisitos visando reduzir os riscos de infecção ou contaminação. Isto faz com que os projetos e a construção, reforma ou ampliação destes estabelecimentos sejam bem diferentes de um edifício residencial ou de uma edificação de serviços qualquer.

São várias as normas obrigatórias aplicadas na elaboração dos projetos de EAS, sejam elas normas da ANVISA, da ABNT, do Ministério da Saúde ou das secretarias de saúde. A pandemia da COVID-19 tornou esta temática ainda mais relevante e necessária. Pretende-se ministrar aos alunos noções básicas de controle de infecção e como a arquitetura e a engenharia pode ajudar neste controle.

O curso A Arquitetura e a Engenharia no Controle de Infecções em Serviços de Saúde é imperdível para os profissionais que lidam com o planejamento e a gestão dos ambientes de saúde: arquitetos, engenheiros, médicos, enfermeiros e demais profissionais vinculados ao tema.

Hospitais, laboratórios, clínicas, postos de saúde, consultórios e estabelecimentos assistenciais de saúde em geral poderão ser melhor projetados com os conhecimentos transmitidos pela experiência profissional do arquiteto Flávio Bicalho e do engenheiro mecânico Sandro Dolghi neste curso.

As oportunas advertências do Prof. Flávio derrubam mitos e apontam decisões projetuais equivocadas, cujo único efeito é encarecer a construção e a manutenção hospitalar. Por outro lado, conhecer conceitos sobre climatização dos EAS e detalhes das normas técnicas específicas, permitirão projetar ambientes climatizados da forma correta, principalmente os mais críticos e em especial os ambientes das unidades de isolamento respiratório, tão vitais em tempos de Covid-19. Isto o Prof. Sandro mostrará em detalhes.

O curso é uma rara oportunidade de tratar deste tema de fundamental relevância na saúde, permitindo a construção de ambientes através das reflexões provenientes da arquitetura e da engenharia hospitalar.