ATENDIMENTO(11) 26261594

Acústica Arquitetônica e Urbana – Teatros, Auditórios e Igrejas

Esse é o segundo curso da AEA que participo, e assim como no primeiro, o curso de Arquitetura de Hospitais, Clínicas e Laboratórios, atendeu 100% das minhas expectativas.

André Maxwell Mendes, Arquiteto

Introdução

Para realizar um bom projeto Acústico Arquitetônico e Urbano é necessário incorporar nas práticas profissionais e acadêmicas de projeto, os fundamentos da acústica urbana e arquitetônica para diferentes tipologias, especialmente para auditórios, teatros, igrejas e salas de espetáculo, objeto do Curso de Acústica Arquitetônica e Urbana – Teatros, Auditórios e Igrejas.

Para tanto, o Curso de Acústica Arquitetônica e Urbana – Teatros, Auditórios e Igrejas tratará das questões relativas às exigências humanas e funcionais, às principais unidades e grandezas acústicas, aos aspectos da implantação/orientação dos edifícios e aberturas, características do entorno, características físicas dos ambientes internos, e métodos de dimensionamento e avaliação do desempenho acústico.

Na segunda parte do Curso de Acústica Arquitetônica e Urbana – Tetros, Auditórios e Igrejas serão abordadas as questões específicas da acústica aplicada aos projeto de teatros, auditórios, cinemas, estúdios de gravação, igrejas e salas de espetáculo – relação forma/volumetria, cálculo do desempenho acústico destes locais,  com exemplo de diferentes projetos nacionais e internacionais com exercício de projeto.

Nesta etapa, o curso ainda conta também com as tradicionais visitas técnicas monitoradas à uma sala de espetáculo, ao laboratório de ensaios acústicos e também a um show room.

O Curso de Acústica Arquitetônica e Urbana – Teatros, Auditórios e Igrejas tem caráter teórico-conceitual e prático (por meio de exercícios de projeto de prancheta e também por meio de rotinas eletrônicas de cálculo).

Obs: Não será abordada a questão de eletro-acústica, campo específico da engenharia elétrica.

Course Content