ATENDIMENTO(11) 26261594

Alvenaria Estrutural e de Vedação

Esse é o segundo curso da AEA que participo, e assim como no primeiro, o curso de Arquitetura de Hospitais, Clínicas e Laboratórios, atendeu 100% das minhas expectativas.

André Maxwell Mendes, Arquiteto

Introdução

Aprenda no Curso de Alvenaria Estrutural e de Vedação a importância destes conceitos nos diversos projetos. Alvenarias de vedação são aquelas destinadas a compartimentar espaços, preenchendo os vãos de estruturas de concreto armado, aço ou outras estruturas. Assim sendo, devem suportar tão somente o peso próprio e cargas de utilização, como também armários, rede de dormir e outros. Devem apresentar adequada resistência às cargas laterais estáticas e dinâmicas, advindas, por exemplo, da atuação do vento, impactos acidentais e outras.

As alvenarias têm sido empregadas desde a antiguidade, porém o conhecimento adquirido ao longo dos anos tem hoje pouco valor relativo, em função das transformações sofridas pela construção: os edifícios atuais atingem alturas de dezenas de metros, as estruturas foram flexibilizadas com o surgimento das estruturas pilar-laje (“lajes planas”) eliminou-se grande parte das vigas, em algumas obras os contrapisos vêm sendo eliminados (“laje zero”), os sistemas prediais têm sido muito implementados (controles remotos, instalações de lógica, circuitos internos de televisão, segurança, aspiração central e outras).

Os projetos de arquitetura, e até mesmo alguns projetos de alvenaria, têm se restringido ao comportamento mecânico e à coordenação dimensional das paredes com outros elementos da obra, como caixilhos e vãos estruturais.

Na realidade, as alvenarias devem ser enfocadas de forma mais ampla, considerando-se aspectos do desempenho termo-acústico, resistência à ação do fogo, produtividade e outros. Sob o ponto de vista da isolação térmica ou da inércia térmica das fachadas, por exemplo, as paredes influenciam a necessidade ou não de condicionamento artificial dos ambientes internos, com repercussão no consumo de energia ao longo de toda a vida útil do edifício.

Diante das novas opções arquitetônicas e estruturais, dos novos modelos de construção, dos novos tipos de blocos vazados desenvolvidos pela indústria cerâmica e até mesmo das novas exigências econômicas e ambientais, o curso de Alvenaria Estrutural e de Vedação abordará especificações, detalhes de projeto, execução e controle da qualidade de alvenarias estruturais e de vedação, alicerçado na efetiva experiência construtiva e na normalização técnica brasileira.

Course Content

Course Content