ATENDIMENTO(11) 26261594

Arquitetura Prisional

Esse é o segundo curso da AEA que participo, e assim como no primeiro, o curso de Arquitetura de Hospitais, Clínicas e Laboratórios, atendeu 100% das minhas expectativas.

André Maxwell Mendes, Arquiteto

Introdução

É amplamente divulgado que a prisão fabrica delinquentes, sendo até mesmo senso comum afirmar que um indivíduo encarcerado tem condições de sair do estabelecimento penal ainda mais especializado em práticas criminais do que no momento em que entrou.

Em virtude da alta complexidade do projeto de estabelecimentos penais e socioeducativos, na fase de concepção e de construção, o projeto de unidades destinadas ao custodiamento de pessoas possui diversas características especiais, que são vistas de maneira superficial, impactando na qualidade dos projetos e, consequentemente, em seu uso.

Faz-se necessário compreender as interações que ocorrem com o sistema penitenciário, compreendendo os anseios do Estado, da sociedade e dos atores diretamente envolvidos no sistema prisional.

Por isso, o curso de Arquitetura Prisional se propõe a instrumentalizar os alunos para a construção e execução de projetos arquitetônicos e planos de ação para melhoria da infraestrutura penal, articulados com projetos: pedagógicos e ético-políticos, de caráter multidisciplinar e interdisciplinar, incluindo as abordagens da Justiça Restaurativa, da Psicologia Ambiental e Cognitiva, explorando a compreensão do sistema prisional de forma sistemática e abrangente.

Nesse sentido, visa contribuir com o processo de qualificação de profissionais e pesquisadores críticos para atuar na implementação das políticas públicas para o Sistema Penal Brasileiro, articulando conceitos de segurança e ações político-pedagógicas que intervenham na realidade social com vistas à integração social.

Course Content

Lições Estado

Course Content

Lições Estado