ATENDIMENTO(11) 26261594

Avaliação de Imóveis por Inferência Estatística Avançado

Esse é o segundo curso da AEA que participo, e assim como no primeiro, o curso de Arquitetura de Hospitais, Clínicas e Laboratórios, atendeu 100% das minhas expectativas.

André Maxwell Mendes, Arquiteto

Introdução

Produza LAUDOS DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS completos para a CEF e BB, ou qualquer outro cliente, com rapidez, qualidade, e em total atendimento a ABNT NBR 14653-2.

O curso de Avaliação de Imóveis por Inferência Estatística Avançado abordará a aplicação dos principais fundamentos de modelagem estatística e operação avançada de software, nos moldes de regressão linear múltipla quanto a dicotomia múltipla, variáveis de interação, códigos ajustados, modelos com mais de um município e modelos mistos (locação/venda) especiais.

O avaliador de imóveis é o profissional que determina o valor dos imóveis, não apenas para compra e venda, mas também para questões judiciais, como partilha de bens, ou para prefeituras e governos que precisam, por exemplo, efetuar desapropriações.

Os Profissionais que fizerem o curso de Avaliação de Imóveis por Inferência Estatística Avançado poderão atender um dos pré-requisitos para credenciamento junto a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL e BANCO DO BRASIL, além de fornecer condições para participação em trabalhos técnicos distribuídos em licitações e pregões públicos.

O curso de Avaliação de Imóveis por Inferência Estatística Avançado tem como tema central a introdução de aplicação de métodos para determinação de modelos matemáticos, calculados através de inferência estatística, visando inferir o comportamento do mercado imobiliário e a formação dos valores dos imóveis.

A técnica de inferência estatística é mais precisa e mais utilizada no meio profissional, em relação a outras metodologias de avaliação, quando se quer estudar e avaliar diversas tipologias de imóveis, tais como: casas, terrenos, apartamentos, lojas e salas comerciais, com resultados de maior qualidade e precisão, em especial, com a obtenção de laudos de avaliação adequados, não tendenciosos, eficientes e consistentes na determinação do valor de mercado dos imóveis, aceita pelos principais contratantes dos serviços como: bancos, justiça federal, justiça estadual, empresa públicas e privadas.

A inferência estatística tem como o objetivo estudar o comportamento de uma variável dependente, no caso os preços dos imóveis, em relação às outras variáveis (área, padrão, estado de conservação, localização, idade estimada etc), que são responsáveis pela variabilidade encontrada nos preços, a técnica também é conhecida como análise de modelo de regressão linear.

Assim, a variável dependente (preços dos imóveis) é expressa por uma equação na forma de combinação linear das variáveis independentes, em sua escala original ou transformada e os seus respectivos estimadores populacionais (calculados através do método dos mínimos quadrados), acrescidos do erro aleatórios ou resíduos do modelo.

Para utilização de inferência estatística, é necessário obter uma amostra extraída do mercado imobiliário, de onde o avaliador deve calcular os parâmetros populacionais do modelo matemático através da aplicação dos conhecimentos ministrados neste curso.

Ressalta-se que é necessário que o avaliador, que se utilize de modelos de regressão, deve conhecer e observar diversos pressupostos básicos quanto a especificação, normalidade, homocedasticidade, não  multicolineridade, não autocorrelação, independência e inexistência de pontos atípicos) determinados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas através da ABNT NBR 14653-2, considerada a norma técnica fundamental, e sendo seu atendimento considerado obrigatório nas avaliações.

Ao final do curso de Avaliação de Imóveis por Inferência Estatística Avançado, o avaliador terá condições de fornecer laudos de avaliação imobiliária mais seguros e consistentes, além de habilitar os profissionais com os requisitos exigidos por editais de credenciamento da Caixa e do Banco do Brasil, fornecendo-lhes conhecimentos e ferramentas para que possam desenvolver a atividade profissional.

Certificação para credenciamento na Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil com base no requerido no lançamento dos últimos editais.

Course Content