ATENDIMENTO(11) 26261594

Construções Ecológicas

Esse é o segundo curso da AEA que participo, e assim como no primeiro, o curso de Arquitetura de Hospitais, Clínicas e Laboratórios, atendeu 100% das minhas expectativas.

André Maxwell Mendes, Arquiteto

Introdução

O desafio de garantir riquezas e recursos naturais para as próximas gerações dita a necessidade atual de extrapolarmos o conceito de desenvolvimento sustentável para todas as áreas de atuação humana. E, dentre estas, a construção civil é uma das que mais necessita de reavaliações, pois utiliza, de forma significativa, os recursos naturais.

A construção civil hoje é responsável por consumir 40% dos recursos naturais e gerar 50% dos resíduos sólidos urbanos. Os edifícios são responsáveis por 50% do consumo de energia elétrica e 40% do consumo de água. Diante destes dados, urge repensarmos as nossas edificações e buscarmos alternativas para a redução dos impactos causados.

Em paralelo, às questões atuais de sustentabilidade no ambiente construído, está a busca por projetos de menor impacto ambiental e maior eficiência energética. A adaptação da arquitetura às condições climáticas locais é a forma racional de ir ao encontro desses objetivos, juntamente com o uso de estratégias passivas, técnicas e materiais de menor impacto ambiental, sistemas eficientes de água e energia, e uma gestão de canteiro de obra eco-eficiente.

No curso de Construções Ecológicas você aprenderá como a utilização de estratégias sustentáveis em edificações resulta em diversos benefícios, dos quais podemos destacar:

  • Preservação do Meio Ambiente
  • A Redução da Poluição
  • A Economia de Água e Energia
  • A Redução da Geração de Resíduos
  • Otimização dos Custos Operacionais
  • Maior Autonomia na Utilização do Edifício
  • Qualidade de Vida, Saúde e Bem-Estar dos Ocupantes
  • Aumento da Satisfação e da Produtividade das Atividades
  • Diferencial de Negócio, podendo vir a obter certificações ambientais para a valorização da marca da empresa
  • Valorização Imobiliária, com maior velocidade de vendas, maior índice de ocupação, maior valor de locação e venda.<p>

O mercado já exige hoje profissionais competentes e comprometidos com a sustentabilidade, bem como edificações mais eficientes e que respeitem o meio ambiente. Além de uma questão ambiental, trata-se de uma questão de economia financeira.

Para você que é leigo e gostaria de entender melhor o que faz uma construção ser eco-eficiente, o curso de Construções Sustentáveis lhe dará as premissas para definir as principais estratégias a adotar caso a caso, e conversar de forma alinhada com seu arquiteto de confiança.

Course Content

Lições Estado

Course Content

Lições Estado