fbpx

Curso – Construção Modular, Pré-Construção e Fast Construction

Esse é o segundo curso da AEA que participo, e assim como no primeiro, o curso de Arquitetura de Hospitais, Clínicas e Laboratórios, atendeu 100% das minhas expectativas.

André Maxwell Mendes, Arquiteto

Como melhorar o desempenho e reduzir pelo menos 50% do prazo e 20% do custo em edificações?

O setor de construção, ao contrário da indústria, não se beneficiou da digitalização, no que tange à melhoria de processos, inovação e ganhos de produtividade. Obras com problemas de qualidade, que atrasam e geram maior custo são frequentes, afetam a imagem do setor, criam desgastes e afastam investidores.

Para solucionar estes problemas, a construção modular vem substituindo a construção tradicional com redução de prazos de até 50% e de custos de até 20% (McKinsey, 2017). Empresas modernas de construção modular exploram competências provenientes da pré-construção e da fast construction em seus processos. Isso permite maior velocidade no projeto, fabricação e montagem, além de produtos de melhor qualidade e desempenho.

O objetivo do curso de Construção Modular, Pré-Construção e Fast Construction é apresentar a construção modular dentro de uma abordagem moderna, justificando como ela pode substituir com vantagens a construção tradicional.

Para embasar o tema discute-se a relevância do planejamento e a evolução da industrialização.

São apresentados então os fundamentos e as ferramentas utilizadas na pré-construção, bem como a processo de fast-track construction.

De acordo com uma visão moderna discute-se a construção modular, com base em uma tese na qual esta área especial da construção industrializada explora e se apropria dos conceitos, processos e ferramentas da pré-construção e da fast construction, destacando-se os benefícios e vantagens da construção modular em relação à construção tradicional.

Course Content