fbpx

Curso I – Arquitetura Escolar – Parâmetros Atuais de Projeto e as Reflexões sobre o Impacto da Pandemia

Esse é o segundo curso da AEA que participo, e assim como no primeiro, o curso de Arquitetura de Hospitais, Clínicas e Laboratórios, atendeu 100% das minhas expectativas.

André Maxwell Mendes, Arquiteto

“A relação entre pessoas e o espaço escolar forma, cada vez mais, uma rede de informação e formação essencial que não devem ser deixados de lado pelo profissional que pensa um projeto com esta finalidade.”

Doris Kowaltowski, pesquisadora em projetos de habitação e arquitetura escolar.

INTRODUÇÃO Em tempos de crise na educação e de padrões insatisfatórios de desempenho escolar no Brasil, o Curso de Arquitetura Escolar – O Projeto do Ambiente de Ensino discute a influencia do espaço para uma nova educação, fundamentada nos princípios de qualidade e de como o espaço pode trazer uma real contribuição para a melhoria da educação como um todo. Discutem-se os novos conceitos do edifício escolar, em uma abordagem voltada para a aplicação prática da arquitetura, através da apresentação dos parâmetros de projeto específicos da arquitetura escolar.

Com tantas mudanças decorrentes dos avanços tecnológicos não é simples imaginar como o ambiente escolar deve se adaptar para aproximar professores e alunos e disseminar o conhecimento da melhor forma possível. O Curso de Arquitetura Escolar – O Projeto do Ambiente de Ensino discute um ambiente escolar composto de pessoas (alunos, professores, funcionários de apoio, pais e a comunidade do entorno), materiais didáticos, metodologias pedagógicas e o ambiente físico onde se abrigam as atividades de ensino.

A relação entre pessoas e o espaço escolar forma, cada vez mais, uma rede de informação e formação essencial, sendo assim, alguns aspectos não devem ser deixados de lado ao pensar neste tipo de projeto.

O Curso de Arquitetura Escolar – O projeto do Ambiente de Ensino traz uma profunda reflexão sobre os meios contemporâneos de aprendizagem, especialmente no ensino fundamental e médio e as relações com a arquitetura escolar.

No contexto que hoje vivemos, não podemos negar os impactos trazidos pela pandemia para todas as áreas, não sendo diferente na arquitetura escolar. Em razão disso, incluímos nesse curso a discussão sobre o retorno às aulas e como o ambiente precisará ser repensado também como um importante elemento para contribuir com a segurança sanitária exigida, mas abrindo espaço para uma discussão de como isso pode ser feito da maneira mais humanizada possível.

Course Content