fbpx

Curso I – NBR 16280 Reforma em Edificações

Esse é o segundo curso da AEA que participo, e assim como no primeiro, o curso de Arquitetura de Hospitais, Clínicas e Laboratórios, atendeu 100% das minhas expectativas.

André Maxwell Mendes, Arquiteto

CURSO ATUALIZADO COM A NOVA NBR 16280:2020 PUBLICADA EM 22/12/2020.

O curso abordará a exata exigência da norma de reformas em edificações, atualizada e com apresentação das novidades técnicas definidas, destacando metodologias para melhores resultados, uma comunicação eficaz entre todos os envolvidos e conformidades de reforma.

Em 18 de abril de 2014, entrou em vigor a norma NBR 16.280, publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que apresenta regras e diretrizes acerca da execução de reformas em edificações, nas áreas comuns e privativas, se aplica, exclusivamente às reformas de edificações.

Conforme a norma, o tema “reforma de edificações” assume relevância na sociedade em função do crescimento das cidades e urbanização de novas regiões. Passa a ser uma atividade e disciplina na sua forma de gestão, o envelhecimento das obras construídas impõe determinados processos, por segurança, perda de função ou qualidade, que devem ser conduzidas com base em procedimentos bem definidos.

Reformas exigem ações proativas e metodologias que possibilitem resultados técnicos assertivos. Conhecer como se comporta um sistema ou subsistema é de extrema importância para o profissional habilitado, prever e identificar manifestações patológicas é de fato um grande diferencial de mercado.

A norma tem como objetivo estabelecer e assegurar que os requisitos dos usuários, para os sistemas de gestão de controle dos processos, das condições de uso, habitabilidade, projetos, execução e segurança, sejam efetivamente garantidos.

Os serviços de reforma devem atender a um plano formal de diretrizes e de procedimentos a serem seguidos desde o projeto até a conclusão da reforma.

Vale ressaltar que em função de diversos sinistros ocorridos nos últimos tempos em nível nacional, a elaboração da ABNT NBR 16280:2020 em vigor, tornou-se imprescindível, sendo oportuna sua apresentação no curso, conforme publicação no formato revisado.

Exige-se o cumprimento desta norma e que os danos eventualmente causados pela não observância, o síndico e/ou morador poderão ser responsabilizados civil e até mesmo criminalmente.

Para o atendimento as exigências da norma, a sociedade necessita de profissionais preparados tecnicamente, para corresponder a essa demanda e que impacta diretamente no importante setor da construção civil.

A abordagem técnica para as reformas exige conhecimentos específicos em relação as anomalias e às falhas de manutenção.

Course Content