fbpx

Curso – Inspeção Predial na Prática NBR 16 747

Esse é o segundo curso da AEA que participo, e assim como no primeiro, o curso de Arquitetura de Hospitais, Clínicas e Laboratórios, atendeu 100% das minhas expectativas.

André Maxwell Mendes, Arquiteto

A ABNT publicou, em 21.05.2020, a norma ABNT NBR 16747:2020 – Inspeção predial – Diretrizes, conceitos, terminologia e procedimento.

O objetivo da norma é definir as diretrizes, conceitos, terminologia e procedimentos relativos à inspeção predial, visando uniformizar metodologia, estabelecendo métodos e etapas mínimas da atividade.

Ela se aplicará às edificações de qualquer tipologia, públicas ou privadas, para avaliação global da edificação, fundamentalmente através de exames sensoriais por profissional habilitado.

Os profissionais que estavam acostumados a seguir as diretrizes do IBAPE, Instituto de Engenharia ou outros, deverão ter atenção às novas diretrizes, que trazem algumas diferenças em relação as boas práticas de mercado.

Ressaltando que todos os profissionais que realizarem Inspeção Predial DEVERÃO seguir o escopo da ABNT NBR 16747:2020, que tem caráter obrigatório devido a relação contratual ser regida pelo Código de Defesa do Consumidor, e requerer que todas as normas técnicas ABNT sejam atendidas na prestação de serviço.

A atividade de inspeção predial, estabelecida pela nova norma, pode ser comparada a um check-up de saúde feita por um médico clínico geral, que analisa as condições globais das edificações e identifica a existência de problemas gerais de manutenção.

O Curso de Inspeção Predial – NBR 16747:2020 ensinará como utilizar esta imprescindível ferramenta, como garantir a manutenção de forma profissional nas edificações. Serão apresentadas as novas diretrizes, conceitos, terminologia, critérios e procedimentos, conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Course Content