ATENDIMENTO(11) 26261594

Dimensionamento de Instalações Prediais Hidráulico-Sanitárias

Esse é o segundo curso da AEA que participo, e assim como no primeiro, o curso de Arquitetura de Hospitais, Clínicas e Laboratórios, atendeu 100% das minhas expectativas.

André Maxwell Mendes, Arquiteto

Introdução

Pelo fato das instalações hidráulicas do edifício ficarem embutidas (ocultas) pouca importância é dada ao seu projeto sendo muito comum a execução de obras ricas em improvisações e gambiarras

Na busca por máxima economia se utilizam materiais de qualidade inferior que somando à baixa qualificação da mão-de-obra acaba comprometendo à qualidade final da obra.

De acordo com alguns estudos, “75% das patologias da construção são decorrentes de problemas relacionados com as instalações prediais hidráulico-sanitárias”, sendo que a maior causa dessas patologias, aproximadamente 40%, são originadas por falhas de projeto.

Estima-se, que 5% do custo total da obra é o valor que a empresa gasta para reparos em obras entregues aos clientes. Isso ocorre pela pouca importância que se dá ao projeto hidráulico do edifício.

O curso de Dimensionamento de Instalações Prediais Hidráulico-Sanitárias foi desenvolvido com o intuito de abordar de uma forma mais prática, didática e simplificada os principais conceitos de desenho e princípios básicos necessários para o dimensionamento das instalações prediais hidráulico-sanitárias (instalações de água fria e quente, esgoto e águas pluviais), além de evidenciar as normas brasileiras que regem cada assunto tratado.

Course Content