ATENDIMENTO(11) 26261594

Drenagem Subsuperficial de Pavimentos

Esse é o segundo curso da AEA que participo, e assim como no primeiro, o curso de Arquitetura de Hospitais, Clínicas e Laboratórios, atendeu 100% das minhas expectativas.

André Maxwell Mendes, Arquiteto

Introdução

A drenagem de pavimentos é um dos fatores mais importantes no desempenho associado entre o pavimento construído e suas formas de escoamento das águas de chuva. Tal fator só pode ser desconsiderado caso a estrutura de pavimento esteja sob condições saturadas, o que quase nunca na prática é atendido.

O curso de Drenagem Subsuperficial de Pavimentos mostrará que com o aumento das cargas por eixo, e do volume de tráfego atuante com o tempo, a água pode causar um dano mais pronunciado aos pavimentos, aumentando a densidade de patologias como bombeamento de finos e a degradação das camadas inferiores.

Teoricamente, um sistema de drenagem interno ao pavimento não se faz necessário caso a infiltração de água no pavimento seja inferior a capacidade de drenagem da base, sub-base e subleito.

Como a infiltração de água e capacidade de drenagem variam e são difíceis de estimar, é sugerido nos métodos de dimensionamento o uso de camadas drenantes para a redução dos defeitos ao pavimento e das seguidas manutenções.

Course Content

Course Content