ATENDIMENTO(11) 26261594

Especificação de Materiais para Edifícios Sustentáveis e a Certificação

Esse é o segundo curso da AEA que participo, e assim como no primeiro, o curso de Arquitetura de Hospitais, Clínicas e Laboratórios, atendeu 100% das minhas expectativas.

André Maxwell Mendes, Arquiteto

Introdução

Tema cada vez mais importante no setor da construção, a sustentabilidade das edificações exige soluções corretas do ponto de vista dos materiais e sistemas construtivos.

Até então, os especificadores se preocupavam apenas em avaliar aspectos como durabilidade, desempenho, aplicação, prazo de entrega e instalação, estética, preço e manutenção, dentre outros. Agora, devem ficar atentos para que os materiais utilizados na obra causem menores impactos ao meio ambiente, levando em conta a economia de energia, de água, e o maior conforto ambiental aliado à facilidade de manutenção.

O curso de Especificação de Materiais para Edifícios Sustentáveis tem como objetivo capacitar o profissional a definir e indicar os melhores materiais, a fim de garantir esses benefícios, contribuindo para que o empreendimento ganhe um importante diferencial competitivo, conquiste certificações ambientais e atenda a NBR 15.575/2013.

A sociedade, na forma do cliente, exige cada vez mais que os profissionais do setor da construção civil atuem de forma a reduzir os impactos causados ao meio ambiente, fazendo frente a crise ambiental que vive a humanidade.

Algumas decisões e especificações de projeto podem contribuir significativamente para a eficiência hídrica e energética das edificações, além de favorecer a gestão ambiental de resíduos e o bem-estar de seus ocupantes.

O cuidado na especificação de materiais pode significar menores impactos ao meio ambiente, menor demanda energética de climatização, maior conforto ambiental e maior facilidade de manutenção.

Estes conceitos, amplamente discutidos no curso de Especificação de Materiais para Edifícios Sustentáveis, adequadamente utilizados, podem criar projetos diferenciados no setor imobiliário, visando atender um público mais exigente e crítico quanto às questões de sustentabilidade ambiental e social, podendo atingir a certificação do edifício.

Por outro lado, o curso de Especificações de Materiais para Edifícios Sustentáveis também abordará a NBR 15.575/2013 – Norma de Desempenho – Edificações Habitacionais, em vigor desde 19 de julho de 2013. A Norma define parâmetros técnicos para quesitos como acústica, durabilidade, manutenção e transmitância térmica, conceitos que antes da norma não eram definidos e nem passíveis de serem medidos ou comparados a um padrão.

A nova norma, que criou um marco regulatório no setor da Construção Civil, agrega valores como segurança, qualidade e conforto para a produção imobiliária e veio atender às necessidades dos usuários de imóveis em quesitos como níveis de iluminação, isolamento acústico, conforto térmico, durabilidade, garantias, dentre outros.

A Norma também repercute de forma importante no campo jurídico, sobretudo no tocante à responsabilidade dos agentes da construção (projetistas, incorporadores e construtores), pois estabelece os prazos de vida útil que os diversos sistemas construtivos da edificação devem atender determinando que constem nos respectivos projetos.

Course Content