ATENDIMENTO(11) 26261594

Estruturas e Fachadas em Pré-Moldados

Esse é o segundo curso da AEA que participo, e assim como no primeiro, o curso de Arquitetura de Hospitais, Clínicas e Laboratórios, atendeu 100% das minhas expectativas.

André Maxwell Mendes, Arquiteto

Introdução

Opção para o fechamento da envoltória de edifícios, a fachada pré-fabricada é uma solução de rápida montagem que auxilia na diminuição do tempo necessário para execução da obra. Fabricados a partir do concreto convencional ou especial, com cimento branco e agregados coloridos, os componentes do sistema podem ser incorporados com armaduras simples ou duplas, dependendo das exigências do projeto.

Quando incrementados com qualidades compositivas e estéticas, desde a produção em série, estes elementos são denominados painéis arquitetônicos e podem receber revestimento de pedra ou cerâmico durante o processo de fabricação.

Outra possibilidade mencionada pelo docente é a utilização de argamassa reforçada de fibra de vidro resistente aos álcalis. Com apenas 5% de fibras no peso da mistura, é possível produzir peças com grandes dimensões. Denominados GRC (Glass Reinforced Concrete), esses painéis são menos pesados, já que não utilizam armaduras metálicas, e recomendados para estruturas leves e com elevado grau de exposição às intempéries

Os elementos do sistema podem também ser portantes, ou seja, têm a capacidade de receber as cargas de peso próprio e as acidentais da construção. Quando há apenas a função de fechamento da envoltória do edifício, se tornam necessários dispositivos para fixação na estrutura principal do prédio ou, como ocorre em muitos casos, é preciso uma estrutura reticular secundária que serve de suporte para os componentes da fachada.

As fachadas pré-fabricadas são, na maioria das vezes, utilizadas quando existe a necessidade de finalização da envoltória do edifício em um curto período de tempo. Enquanto a construção está na fase de montagem da estrutura, já é possível iniciar a fabricação do sistema. Após a fachada ficar pronta, diversas logísticas operacionais podem reduzir o período de montagem, liberando rapidamente a obra para a colocação de esquadrias e finalização dos ambientes internos”, conta Barth. Outro aspecto que pode justificar a escolha desta solução é a qualidade da configuração interna dos painéis e a durabilidade dos materiais de revestimento.

O controle industrial nos processos de fabricação e o rigor nas inspeções de qualidade e de tolerâncias possibilitam que os produtos cheguem à obra em condições de serem montados, seguindo os detalhes estabelecidos no projeto – fator que garante elevada confiabilidade do sistema também com relação aos prazos de entrega final da obra”, explica o professor. “Apesar do custo ligeiramente superior às vedações verticais convencionais, este tipo de solução construtiva proporciona uma economia em escala de produtos e operações repetitivas, que podem conduzir a uma relação custo-benefício favorável”, complementa. Os componentes do sistema podem ser fabricados tanto no canteiro, quanto em fábricas, utilizando diversas técnicas de cura, texturas e tipos de revestimentos.

O curso de Estruturas e Fachadas em Pré-Moldados pretende inserir o participante neste universo e demonstrar as oportunidades presentes nesse sistema construtivo.

Course Content

Course Content