ATENDIMENTO(11) 26261594

Gerenciamento de Facilities

Esse é o segundo curso da AEA que participo, e assim como no primeiro, o curso de Arquitetura de Hospitais, Clínicas e Laboratórios, atendeu 100% das minhas expectativas.

André Maxwell Mendes, Arquiteto

Introdução

A gestão de edifícios, ou Gerenciamento de Facilities (Facility Management), é um campo interdisciplinar, que tem como foco a coordenação de espaços, infraestruturas, pessoas e organizações. Está associada à gestão da prestação de serviços gerais e instalações em edifícios de escritório, estádios, escolas, centros comerciais e de serviços, indústrias, hospitais, hotéis, condomínios, dentre outros, como será fartamente demonstrado no Curso de Gerenciamento de Facilities.

Hoje, o Gerenciamento de facilities representa o segundo centro de custos dentro das empresas, atrás apenas da área de Recursos Humanos, em que se inclui a folha de pagamento. Pouco conhecida no Brasil, até recentemente, a atividade vem crescendo e ganhando importância como ferramenta para manter a qualidade e a funcionalidade dos ambientes corporativos ou não.

A importância do Gerenciamento de Facilities se sobressai em momentos de crise econômica, como a que ocorre no país. Sob o ponto de vista da empregabilidade, o mercado de Facilities não se reduz em tempos de crise. Ao contrário, a tendência de redução dos custos operacionais se acentua, e deve ser bem planejada para que não prejudique a qualidade dos serviços. Estes são os grandes desafios dos gestores e operadores das áreas de Facilities. Os empreendimentos continuam a funcionar e, portanto, as exigências de serviços gerenciados com eficiência aumentam.

É fato, que atualmente as organizações vivem um cenário de extrema competitividade, exigindo assim a necessidade de promover mudanças, criar e implantar estratégias, metodologias e processos que permitam aprimorar e desenvolver continuamente a prestação dos mais variados serviços que dão suporte à atividade fim das organizações, públicas ou privadas.

Com isso, abre-se um campo de oportunidades de emprego em Facilities, devido a uma grande carência de profissionais capacitados no Brasil. O curso de Gerenciamento de Facilities da AEA Educação Continuada é o mais completo oferecido pelo mercado, seja pelo pioneirismo, seja pela qualidade dos seus professores, que além de sólida formação acadêmica têm vasta experiência profissional sendo conhecidos e reconhecidos em suas áreas de especialidade.

Como resultado deste trabalho, os usuários recebem mais segurança e conforto, há ganho significativo em páreas chave como eficiência energética e hídrica e aumento da produtividade do negócio, com a consequente redução no nível de absenteísmo, reduzindo custos relacionados à administração predial.

Neste contexto, o Curso de Gerenciamento de Facilities ensinará aos profissionais a importante questão da atualização técnica e tecnológica dos ambientes, e mostrará de que forma devem avaliar e indicar a implantação soluções inovadoras, equipamentos e sistemas inteligentes e interligados, adequando as instalações e infraestrutura das edificações aos padrões mais modernos disponíveis, respeitando toda legislação vigente.

Em síntese, no Curso de Gerenciamento de Facilities você aprenderá, com diversos profissionais, de diferentes especialidades, a gerenciar os serviços que fazem parte da rotina dos edifícios, tais como segurança, sistemas de ar condicionado, elevadores, estacionamentos, além de contratação, gestão e fiscalização de prestadores de serviços, cobrar resultados, entre outras tarefas de apoio às atividades fim das edificações.

Course Content

Lições Estado

Course Content

Lições Estado