ATENDIMENTO(11) 26261594

Gestão de Resíduos Sólidos na Construção Civil

Esse é o segundo curso da AEA que participo, e assim como no primeiro, o curso de Arquitetura de Hospitais, Clínicas e Laboratórios, atendeu 100% das minhas expectativas.

André Maxwell Mendes, Arquiteto

Introdução

A construção civil é uma das indústrias que mais gera resíduos sólidos no mundo e por isso tem papel fundamental na minimização dos impactos ambientais causados. Estima-se que o setor gere 35% a 40% de todo o resíduo produzido pela atividade humana e que a construção e reforma de edifícios produzam anualmente 500 quilos de entulho por habitante. No Brasil, a atividade de construção é responsável por até 50% do total de resíduos sólidos gerados.

Considerando que aproximadamente 90% dos resíduos da construção civil podem ser reciclados, o curso de Gestão de Resíduos Sólidos na Construção Civil mostrará uma alternativa para atender as exigências legais atuais e também como buscar constante da qualidade e eficiência na construção civil, além de reduzir o impacto ambiental gerado em sua atividade.

O Brasil, a partir de agosto de 2010, passou a contar com a Lei 12305, que estabeleceu o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que dispõe, dentre outras diretrizes, as responsabilidades dos geradores e institui que as empresas de construção civil estão sujeitas à elaboração de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que fará parte do processo de licenciamento ambiental do empreendimento ou aprovação junto à autoridade municipal.

O grande desafio do século XXI será conciliar as atividades produtivas do desenvolvimento econômico e a preservação ambiental em função do desenvolvimento sustentável.

 

Course Content

Course Content