Gestão e Manutenção em Edifícios
Esse é o segundo curso da AEA que participo, e assim como no primeiro, o curso de Arquitetura de Hospitais, Clínicas e Laboratórios, atendeu 100% das minhas expectativas.
Introdução
Com as edificações cada vez mais complexas e modernas, o aprimoramento constante por parte dos profissionais envolvidos no processo de gestão, operação e manutenção se tornou mais do que uma necessidade, uma exigência.
O curso Gestão e Manutenção em Edifícios permite aos participantes assimilar as reais situações presentes na rotina dos edifícios e os habilita a buscar as soluções mais adequadas a cada caso, através do conhecimento e aplicação dos conceitos mais atuais de gerenciamento, operação e manutenção relacionados à infraestrutura e serviços das edificações.
A busca pela qualidade, e a luta constante por melhorias na operação dos edifícios, visando atender aos requisitos do cliente, faz com que as organizações necessitem administrar e conservar bem a infraestrutura, além de aprimorar a prestação dos serviços oferecidos aos usuários, propiciando um ambiente ideal, seguro e confortável, que contribua com o aumento da produtividade e o desenvolvimento da atividade fim, de forma adequada, livre de interferências, porém, sem que isso represente aumento de custos administrativos.
Neste contexto, o curso de Gestão e Manutenção em Edifícios apresentará questões fundamentais, tais como:
• Criar e desenvolver estratégias e soluções que devem ser consideradas no processo de revitalização tecnológica de edificações objetivando a readequação de aspectos como o aumento na segurança pessoal e patrimonial, a facilidade de comunicação, o conforto ambiental e, principalmente, o uso racional da energia elétrica;
• Compreender e aprender a gerenciar os serviços que fazem parte da rotina dos edifícios, dentre elas, sistemas de segurança, sistemas de condicionamento de ar, sistemas de iluminação, elevadores, limpeza e manutenção, estacionamentos, planejamento e gerenciamento de facilities e inteligência predial;
• Realizar tarefas de apoio à atividade fim como contratação, relacionamento com prestadores de serviços, relacionamento interpessoal, avaliação de desempenho, fiscalização e cobrança de resultados.