ATENDIMENTO(11) 26261594

Habitação de Interesse Social e Espaços Urbanos Sustentáveis

Esse é o segundo curso da AEA que participo, e assim como no primeiro, o curso de Arquitetura de Hospitais, Clínicas e Laboratórios, atendeu 100% das minhas expectativas.

André Maxwell Mendes, Arquiteto

Introdução

A Habitação de Interesse Social Ambiental abrange um universo pouco conhecido pela engenharia e arquitetura tradicional, inserido em uma realidade cada vez maior dentro das grandes, médias e pequenas cidades, que é o fenômeno das favelas e das ocupações irregulares, que demandam de soluções técnicas e adequadas à realidade de seus ocupantes, em condições de baixa renda, sem enquadramento financeiro ao mercado oficial de imóveis.

No curso de Habitação de Interesse Social e Espaços Urbanos Sustentáveis o aluno poderá conhecer as soluções que vem sendo adotadas ao longo dos anos na busca pela melhoria do habitat da população enquadrada como de “interesse social”, tanto no âmbito público como no privado, mostrando, inclusive, como é possível e necessário abranger soluções sustentáveis para a construção de cidades com qualidade de vida para todos os seus cidadãos.

• Considerando o crescimento da população urbana em todo o mundo, se faz necessário discutir o espaço urbano resultante dessa expansão e a necessidade de práticas sustentáveis para a qualidade de vida nas cidades. O desenho urbano pode oferecer soluções para a circulação, segurança, densidade, lazer, infraestrutura e serviços públicos.

• A criação do Estatuto das Cidades, os planos diretores e sua importância para a gestão do solo na cidade.

Course Content