fbpx

I Curso – Acessibilidade Aplicada

Esse é o segundo curso da AEA que participo, e assim como no primeiro, o curso de Arquitetura de Hospitais, Clínicas e Laboratórios, atendeu 100% das minhas expectativas.

André Maxwell Mendes, Arquiteto
O curso de Acessibilidade Aplicada tem como base o Desenho Universal e a acessibilidade, atualizando os participantes sobre a legislação pertinente, como o Decreto Federal nº 5.296/04, que trata da adequação dos espaços, a Lei Federal nº 13.146/15, Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Decreto Federal nº 9.296/2018, Acessibilidade em Hotéis, Pousadas e similares, Decreto Federal nº 9404/2018, Acessibilidade em auditórios e plateias e Decreto Federal nº 9.451/2018, Acessibilidade em edificações multifamiliares e os parâmetros técnicos das normas de acessibilidade da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, em especial a ABNT NBR 9050/2020 e ABNT NM 313/2007 e ABNT NBR 16.537/2016, Desde 2004, o Decreto Federal nº 5.296/2004, que regulamenta as Leis Federais nº 10.048/2000 e nº 10.098/2000, determinou que todos os locais de uso público e coletivo adotassem práticas de acessibilidade para garantir a equiparação de oportunidades a idosos e pessoas com deficiência. E em vigor desde 2016, a Lei nº 13.146/2015, conhecida como Lei Brasileira de Inclusão, reforçou e fortaleceu ainda mais os direitos das pessoas com deficiência. Apesar da existência da legislação, na prática, poucas são as obras que de fato atendem as exigências e um dos principais motivos é a falta do domínio e conhecimento total sobre o assunto por parte dos profissionais. Justamente por isso e, também, por se tratar de um tema bastante atual, é fundamental que engenheiros, arquitetos, projetistas, urbanistas, entre outros, se atualizem para promover a Acessibilidade e uma sociedade mais inclusiva! Pensando nisso, a AEA Educação Continuada oferece o Curso de Acessibilidade Aplicada com 15 horas de duração que irá capacitar os profissionais das áreas de projetos, construções e gestão pública nos mais importantes conhecimentos sobre a concepção de projetos acessíveis, eliminação de barreiras físicas e adaptação de espaços para uso das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, por meio da aplicação dos conceitos do Desenho Universal e das leis de normas técnicas existentes atualmente. Confira a seguir os principais aprendizados e detalhes do Curso de Acessibilidade Aplicada da AEA Educação Continuada, empresa líder e referência em treinamentos:
  • Conheça quais são os princípios do Desenho Universal para criação de projetos acessíveis e entenda sua importância
  • Domine as Leis e Normas de Acessibilidade atualizadas para elaborar projetos ou laudos técnicos (edifícios residenciais, comerciais, públicos e privados)
  • Saiba mais sobre as terminologias corretas e as demandas das pessoas com deficiência
A premissa do Desenho Universal é projetar ambientes e produtos que possam ser usados por todos, com conforto e segurança, independentemente das habilidades, capacidade física, cognitiva ou idade. Seus princípios devem fazer parte da concepção de qualquer espaço ou produto. Para aplicar corretamente é necessário capacitação, treinamento e qualificação dos profissionais responsáveis pela elaboração de projetos, detalhamento executivo, análise sistêmica na administração municipal, execução e definição de acabamentos, assim como a aprovação dos financiamentos e recebimento destas obras, quando for o caso. Entretanto, muitos profissionais, graduados anteriormente à legislação aprovada, não tiveram a oportunidade de atualização de conhecimento técnico e declaram dúvidas sobre a matéria. Desta forma, o curso de Acessibilidade Aplicada possibilita que profissionais da área de projetos e execução de obras se atualizem tecnicamente e promovam o nivelamento positivo das ações governamentais, ampliando a qualidade das obras e, consequentemente, da inclusão de todos. CURSO ATUALIZADO CONFORME NOVA NBR 9050:2020 E NOVA NBR 16537:2016 – NORMA DE PISO TÁTIL

Course Content