ATENDIMENTO(11) 26261594

Iluminação, Eficiência Energética e Sustentabilidade

Esse é o segundo curso da AEA que participo, e assim como no primeiro, o curso de Arquitetura de Hospitais, Clínicas e Laboratórios, atendeu 100% das minhas expectativas.

André Maxwell Mendes, Arquiteto
Introdução

A crise energética no início dos anos 70, somada às preocupações ambientais desde a conferência internacional Rio 92, entre outros eventos importantes regionais e mundiais, favoreceu as preocupações em diversas áreas para o menor consumo energético com menor impacto ambiental no planeta. Neste sentido, o aparecimento dos selos de certificação energética e ambiental a partir do final dos anos 90, e principalmente a partir do início do século XXI busca criar parâmetros de avaliação das intervenções humanas no meio ambiente e garantir que as mesmas tenham o menor impacto possível para toda a sociedade. A arquitetura e a construção civil, de maneira geral, não podem ficar fora deste processo.

A EEE – Eficiência Energética dos Edifícios foi, historicamente, a primeira iniciativa mundial em busca de um mundo mais sustentável e foi gerada a partir da primeira grande crise do petróleo de 1973. Neste contexto, a Iluminação desempenha papel muito importante. Com impactos diferentes, dependendo do setor, a Iluminação é uma grande consumidora de energia, e o aumento de sua eficiência é hoje em dia uma prioridade, inclusive sob o ponto de vista de políticas públicas, como por exemplo no Brasil por meio do PROCEL/EDIFICA (lançado em 2003), sob a chancela do Ministério de Minas e Energia/ELETROBRÁS.

O curso de Iluminação, Eficiência Energética e Sustentabilidade trata da questão da Iluminação sob a ótica da EEE – Eficiência Energética dos Edifícios, desde a compreensão do panorama energético nacional e mundial, até aspectos mais técnicos tais como fontes, luminárias, normalização técnica, integração da iluminação artificial com a natural e cálculo luminotécnico de taxa de retorno (payback). Aborda também a Vertente Sistema de Iluminação do Programa de Conservação de Energia Elétrica – PBE PROCEL/EDIFICA.

Course Content