ATENDIMENTO(11) 26261594

Orçamento de Obras

Esse é o segundo curso da AEA que participo, e assim como no primeiro, o curso de Arquitetura de Hospitais, Clínicas e Laboratórios, atendeu 100% das minhas expectativas.

André Maxwell Mendes, Arquiteto

Introdução

 

No Curso de Orçamento de Obras você verá que o orçamento é uma das mais importantes áreas no negócio da construção civil e pode determinar o sucesso ou fracasso de uma empresa construtora ou do construtor.

O orçamento é um documento com informações físicas e financeiras, que serve de base para fixação do preço de um determinado projeto, e determina ou estima os custos envolvidos na realização de um empreendimento, antes mesmo de ser executado, possibilitando a visualização do preço de cada material e serviço, permitindo criticar valores e ajustar à realidade.

Orçar com exatidão, é uma tarefa quase irrealizável, devido a uma série de fatores, tais como flutuação no preço dos insumos, metodologia inadequada, não-aferição de produtividade e perdas, erros de cálculos, além de outros parâmetros como chuvas, condições do solo, acesso, dificuldades de abastecimento de materiais e despesas indiretas.

O orçamento de uma obra é de extrema importância, pois significa identificar previamente o custo global que esta obra deverá resultar ao seu final e assim poder identificar se o empreendimento é viável ou não orientando a diretoria da empresa e o engenheiro responsável pela obra quanto às decisões a serem tomadas para o cumprimento de custos e prazos, e o consequente sucesso do empreendimento.

O desafio do Curso de Orçamento de Obras é mostrar que é possível elaborar um orçamento preciso desde que se utilize os fundamentos e conceitos (Paramétrico, Sintético e Analítico) e uma metodologia de cálculo para extração de quantitativos dos projetos por meio de tabelas auxiliares de levantamento com respectiva memória de cálculo e técnicas eficientes, definindo o Preço de Custo, as Despesas Indiretas (BDI) e Valor Geral de Vendas (VGV).

Além disso, o Curso de Orçamento de Obras apresentará o conceito da plataforma BIM como facilitador na elaboração de orçamentos a partir do projeto.

Course Content

Lições Estado

Course Content

Lições Estado