ATENDIMENTO(11) 26261594

Patologias da Construção

Esse é o segundo curso da AEA que participo, e assim como no primeiro, o curso de Arquitetura de Hospitais, Clínicas e Laboratórios, atendeu 100% das minhas expectativas.

André Maxwell Mendes, Arquiteto

Introdução

A patologia das construções é o estudo de situações de ocorrências de problemas, de falhas ou de defeitos que comprometem uma ou mais funções do edifício, ou todo seu conjunto, como se o edifício estivesse mesmo doente e necessitasse ser diagnosticada e tratada.

Umidade, atmosferas agressivas nos centros urbanos, ambientes marítimos, erros de projeto, má execução das estruturas, traço inadequado, materiais de baixa qualidade e muitos outros fatores, provocam patologias nas edificações. A corrosão de armaduras, a carbonatação e a ação de cloretos, entre outras “doenças” do concreto, fazem com que ele perca sua capacidade de resistência.

Por isso, quanto mais cedo esses problemas forem corrigidos, menores os gastos e chances de comprometer ao desempenho estrutural e a segurança do empreendimento. No curso de Patologias da Construção você aprenderá que a identificação das patologias é fundamental para a tomada de decisões corretas, desde a fase de projeto, de modo a adotar soluções preventivas, passando pela etapa de construção, até a criação de um plano de manutenção periódica.

O curso de Patologias da Construção analisará, em profundidade, as patologias e os processos de deterioração dos materiais de construção, destacando os métodos para sua prevenção. Orienta em como elaborar um diagnóstico com técnicas e procedimentos de inspeção que permitirão a seleção de materiais e tecnologias para a reabilitação das estruturas degradadas.

Course Content

Lições Estado

Course Content

Lições Estado