ATENDIMENTO(11) 26261594

Retrofit Predial e Eficiência Energética

Esse é o segundo curso da AEA que participo, e assim como no primeiro, o curso de Arquitetura de Hospitais, Clínicas e Laboratórios, atendeu 100% das minhas expectativas.

André Maxwell Mendes, Arquiteto

Introdução

Aprenda no Curso de Retrofit Predial e Eficiência Energética a criar e desenvolver estratégias e soluções que devem ser consideradas no processo de revitalização tecnológica de edificações objetivando a readequação de aspectos como o aumento na segurança pessoal e patrimonial, a facilidade de comunicação, o conforto ambiental e, principalmente, o uso racional da energia elétrica.

O Retrofit Predial, é a revitalização de edifícios, públicos e privados, via modernização construtivo-arquitetônica, e se apresenta como um mercado estratégico, crescente e promissor, que além de melhorar o bem-estar e produtividade dos usuários, otimiza a utilização de recursos, reduzindo custos de operação, manutenção e consumo energético, proporcionando valorização imobiliária.

Várias dezenas de edifícios de médio e grande porte, públicos e privados, foram retrofitados nos últimos anos, com destaque para São Paulo e Rio de Janeiro. É um mercado em expansão devido à crescente escassez de terrenos nas metrópoles e o alto preço da maioria deles, além do custo da construção. Em São Paulo, por exemplo, em regiões como o Centro e a Avenida Paulista, mais de 90% dos edifícios não são dotados de inteligência predial. Noutras cidades-polo tal fenômeno se repete.

O curso de Retrofit Predial e Eficiência Energética ensinará que os Retrofits Construtivo-arquitetônicos podem, mais do que revitalizar fachadas e áreas internas da edificação, agregar modernas tecnologias prediais, comumente agrupadas dentro do conceito de inteligência predial, integrando sistemas elétricos, de telecomunicações, hidráulicos, de segurança, conforto ambiental e climatização, num único sistema, com o comando e supervisão de todo o conjunto a partir de uma única sala de controle.

Deste modo, é possível programar e operar, à distância, o consumo de luz e ar-condicionado, regular o uso das redes de dados e telecomunicações, e coordenar os sistemas de segurança das edificações, tudo sob o ponto de vista da racionalidade operacional e da redução do consumo energético. Um exemplo claro disso, são luminárias que operam dentro de um sistema inteligente, que podem consumir 40% menos energia do que no sistema tradicional.

O curso de Retrofit Predial e Eficiência Energética também mostrará como implantar e integrar sistemas de segurança interna e perimetral, via controles de acesso e circuito fechado de televisão, por exemplo, dentro desta estratégia de modernização.

Neste processo, a integração entre engenharia, equipamentos de controle predial e arquitetura costuma ser a chave de um bom Retrofit. Os melhores projetos de Retrofit integram, ao máximo, os equipamentos de inteligência predial como sensores, comandos, detectores e termostatos, dentro de um desenho arquitetônico e de engenharia construtiva moderno e funcional.

Course Content

Course Content