ATENDIMENTO(11) 26261594

Tecnologias de Fachadas Industrializadas

Esse é o segundo curso da AEA que participo, e assim como no primeiro, o curso de Arquitetura de Hospitais, Clínicas e Laboratórios, atendeu 100% das minhas expectativas.

André Maxwell Mendes, Arquiteto

Introdução

O Curso de Tecnologias de Fachadas Industrializadas engloba aulas expositivas e discussões de estudos práticos. O sistema vedação vertical externa (fachada), composto pelo vedo, revestimentos e esquadrias, respondem por parcela considerável do custo de produção do edifício, algo em torno de 40% a 50% do seu valor total.

Além do custo proveniente de projeto e produção, tem-se o custo referente às atividades de manutenção, os quais são significativos para a formação do custo global (custo de projeto + produção + manutenção). No caso do sistema de fachada, as questões de manutenção são essenciais para a conservação e valorização do edifício.

A fachada do edifício é constantemente exposta a vários e extensos carregamentos e deve controlar o calor, o fluxo de ar e vapores, serve como barreira e proteção dos ocupantes e bens do frio, calor, penetração de chuva, radiação solar, ruído externo, poluição, fumaça e ocorrência de incêndio.

Além disso, deve ser durável e agradável esteticamente. Por isso, em razão da importância que o sistema fachada tem no edifício, tanto por razões de custo quanto de desempenho técnico a ambiental, é imprescindível o estudo das tecnologias que podem ser utilizadas na fachada, visando não só a redução de custos de execução e manutenção, mas também o incremento da qualidade, a industrialização dos processos e o atendimento às exigências de desempenho. Não esquecendo que na maior parte dos casos as tecnologias mais industrializadas também são mais inovadoras para os agentes do processo (stakeholders).

Neste contexto, o curso de Tecnologias de Fachadas Industrializadas engloba aulas expositivas e discussões de estudos práticos (reais) sobre três enfoques principais:

  •  O impacto da seleção de tecnologias de fachadas inovadoras, tanto no projeto quanto no processo de execução e manutenção dos edifícios;
  • Os requisitos de desempenho a serem atendidos, considerando edifícios residenciais, comerciais e institucionais; e
  • O detalhamento de diferentes tecnologias de fachadas industrializadas utilizadas no setor da construção civil brasileiro. Serão contempladas tecnologias de fachadas pré-fabricadas em elementos pesados (painéis arquitetônicos de concreto para edifícios comerciais e painéis estruturais para edifícios residenciais) e fachadas em elementos leves, como fachada tipo light steel frame, fachada ventilada e fachada envidraçada. Serão discutidos os conceitos dessas diferentes tecnologias de fachada, suas principais características técnicas, especificações de projeto, procedimentos de execução e manutenção, visando atendimento aos requisitos de desempenho, inclusive de vida útil.

Course Content

Course Content