O que você vai aprender

  • Conceito de Desenho Universal;
  • Quem são as pessoas com deficiência visual;
  • Compreender como aplicar diversas leis e normas de Acessibilidade;
  • Existe lei que prevalece?
  • A norma de acessibilidade é obrigatória?
  • O que mudou para acessos, circulações, sanitários, hotéis, edificações multifamiliares, cinemas, teatros e auditórios.

Como irá se beneficiar

Compreensão do Desenho Universal e das leis e normas que envolvem o tema de acessibilidade, e sua importância no âmbito da construção civil.

Público alvo

Arquitetos e Urbanistas, Engenheiros, Paisagistas, Tecnólogos, Designers e Designers de Interiores, demais áreas da construção civil, Estudantes e Profissionais ligados às administrações públicas – Federais, Estaduais e Municipais.

Duração

9 horas

Modalidade

Online ao vivo

Introdução: neste módulo o participante terá o primeiro contato com os principais conceitos que norteiam o tema, como Acessibilidade e Desenho Universal. Importante também conhecer o público que irão atender e suas demandas, respeitando as terminologias atuais e escolhidas pelo próprio público.

Normas técnicas: Quais as principais normas e como elas atuam conjuntamente – NBR 9050 / NBR 16537 / NM NBR 313

Lei Brasileira de Inclusão: quais temas da lei são pertinentes à área da construção civil

Novos Decretos: Decreto Federal nº 9.296/2018, Acessibilidade em Hotéis, Pousadas e similares, Decreto Federal nº 9404/2018, Acessibilidade em auditórios e plateias e Decreto Federal nº 9.451/2018, Acessibilidade em edificações multifamiliares

  • Profa. Ma. Elisa Prado
    Profa. Ma. Elisa Prado
    Arquiteta e urbanista, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduada em Tecnologia de Edificações para Engenheiros e Arquitetos, pela POLI-USP e mestra pela FAU-USP com o tema “Acessibilidade nos bens culturais imóveis”. De 2007 a 2012 trabalhou com a Comissão Permanente de Acessibilidade da Prefeitura de São Paulo (SMPED/CPA) ministrando cursos sobre o tema, avaliando projetos de adequação à acessibilidade e realizando vistorias técnicas. Desde 2017 atua como representante do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) na CPA. Como especialista em acessibilidade seu objetivo é garantir a plena acessibilidade nos espaços edificados. Principais clientes: EZTEC, Tarjab Incorporador, Bueno Neto Engenharia, Tegra Incorporadora, Porte Engenharia, Adolpho Lindenberg, Atlantica Hotels, GJP Hotels, BRMalls, Cyrela, Rede D´Ór São Luiz, Odebrecht, Hochtief do Brasil. Obras de destaque: Museu da Língua Portuguesa, Aeroporto Internacional de Guarulhos, Arena Pernambuco para a Copa, Edifício comercial da BR Petrobrás, EZ Mark e Ez Tower, Shopping Tijuca, Mooca Plaza Shopping.

Datas e horários
26, 27 e 29/10 – 2ª, 3ª e 5ªfeira – 18h30 às 21h30

O que está incluso
– Material didático de apoio, digital em PDF (disponibilizado por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso).
– Certificado de Participação digital – Para cada inscrição, será emitido um único Certificado de Participação digital, que será entregue no prazo de até 15 dias após a conclusão do curso. (Favor atentar a correta grafia do seu nome no ato da inscrição online).

Informações gerais
O programa tem duração de 9 horas, distribuídas em 3 dias, em períodos de 3 horas cada.

O evento será realizado à distância e transmitido ao vivo pela internet.

O link de acesso à sala de aula virtual será enviado por email até 1 hora antes da transmissão oficial.

O conteúdo será exibido ao vivo em apresentação única.

Caso não consiga participar do evento ao vivo, em parte ou todo, será possível acessar à gravação pelo período de 30 dias.

Você poderá participar a partir de qualquer computador conectado à rede e poderá interagir em tempo real, através do chat.

Gravação e compartilhamento do conteúdo

Fica terminantemente proibido, sob pena da Lei, a gravação e o compartilhamento das aulas, em vídeo, áudio ou fotografia, no todo ou em partes, por qualquer meio, salvo quando houver prévia e expressa autorização dos organizadores.

Observações
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;

Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;

O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos;

Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.