O que você vai aprender

Noções básicas de auditoria segundo as Normas Internacionais e sobre como convertê-las em um programa de auditoria periódica de forma prática e eficaz, mesmo em pequenas operações.

Aprenderá também sobre a importância em se desenvolver um programa de avaliação contínua da performance de fornecedores, sendo este um dos pilares de qualquer modelo de contratação de prestação de serviços.

Como irá se beneficiar

O participante desenvolverá a sua compreensão sobre os requisitos e pilares fundamentais em uma contratação de serviços de manutenção, assim como os cuidados a serem adotados ao longo de sua gestão sobre estes mesmos contratos.

Desenvolverá competências a respeito da análise de contratos e habilidades para o desenvolvimento de programas internos de auditoria em operação e manutenção, desde o seu planejamento até a análise de resultados apurados.

Público alvo

Engenheiros, técnicos de nível médio, gestores, supervisores, coordenadores, líderes e demais profissionais que atuem em atividades de gerenciamento ou facility management, operação e manutenção predial e industrial, que estejam responsáveis pela execução ou gestão de serviços especializados de manutenção.

Duração

6 horas

Modalidade

Online ao vivo

  • Conceito de Gestão de Ativos e a importância da Operação e Manutenção;
  • Conceitos de auditoria segundo as principais Normas Técnicas e de Gestão;
  • Conceitos de:
    • Elaboração de escopos técnicos em contratos de prestação de serviços;
    • Avaliação de performance na prestação de serviços;
    • Níveis de Acordo de Serviço ou SLA;
    • Indicadores Chaves de Performance ou KPI;
    • BSC – Balanced Score Card;
    • Benchmarking;
    • Documentação Técnica, Legal e Administrativa em Manutenção;
    • Metodologias para a implantação de uma Auditoria;
    • Auditoria técnica de campo e Administrativa;
    • Perfil e postura de um auditor em manutenção;
    • Apresentação de resultados e feedback;
    • Planos de ação ou recuperação.
  • Etapas de planejamento;
  • Implantando um programa de auditoria em Operação e Manutenção.
  • Prof. Dr. Haroldo Luiz Nogueira da Silva
    Prof. Dr. Haroldo Luiz Nogueira da Silva
    Engenheiro Eletricista pela Universidade Mackenzie, Mestre e Doutor em Energia pela Universidade Federal do ABC com linha de pesquisa eficiência energética em edificações. Possui 25 anos de experiência, atua nas áreas de consultoria em manutenção predial, eficiência energética. Possui em seu currículo atuação como Engenheiro de Manutenção na Caixa Econômica Federal, Coordenador de Manutenção dos terminais rodoviários em São Paulo pela Socicam, Gerente de Manutenção no Santander e Gerente de Propriedades pela Cushman & Wakefield. Atua também como docente na Faculdade de Tecnologia de São Paulo, é especialista em Medição e Verificação (M&V), e Coordenador de Projetos do Centro Paulo Souza onde lidera o planejamento do Sistema de Gestão Energética.
  • Prof. Esp. Alexandre Marcelo Fontes Lara
    Prof. Esp. Alexandre Marcelo Fontes Lara


    Engenheiro Mecânico graduado pela FEI, pós-Graduado em Refrigeração e Ar Condicionado e em Avaliações e Perícias de Engenharia.

    Possui 32 anos de experiência profissional na área de Operação & Manutenção, com atuação na implantação, coordenação, auditoria e consultoria em projetos de O&M predial e industrial, além de sua atuação como Autoridade de Comissionamento em alguns dos principais projetos de infraestrutura predial e industrial no Brasil.

    Soma-se também em sua trajetória a participação como colaborador em comitês técnicos e/ou associado em instituições brasileiras e norte americanas, como a ASHRAE – American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers, BCxA – Building Commissioning Association, ANPRAC – Associação Nacional de Profissionais de Refrigeração e Ar Condicionado e ABRAFAC – Associação Brasileira de Facilities, onde ocupou a posição de Diretor durante o biênio 2017-2018.

    Autor de diversos artigos sobre comissionamento, auditorias de qualidade na prestação de serviços, manutenção e operação em instalações prediais e industriais para as revistas INFRA, TECHNE, PINI / Construção Mercado, ABEMPI e Climatização & Refrigeração.

    Ministrou palestras, seminários e cursos através de entidades de nosso setor, tais como ABRAFAC, ANPRAC, FUPAM–USP, IBAPE-SP, IBAPE-PR, SENAI-SP, entre outras. É docente da cadeira de “Comissionamento, Medição & Verificação” no MBA – Construções Sustentáveis – UNIP, docente da cadeira de Operação e Manutenção no curso de pós-graduação em Avaliações e Perícias de Engenharia – MACKENZIE, docente da cadeira “Gerenciamento de Operações” no curso de especialização Gerenciamento de Ativos Imobiliários Corporativos – FDTE (USP) / CORENET e docente nos cursos de “Arquitetura Hospitalar” e “Engenharia Hospitalar” na UNIVERSIDADE EINSTEIN.

    É Diretor Técnico da A&F Partners Consulting Engenharia Ltda.

Horários – 3a e 4a feira
Início: 14h
Encerramento: 17h

O que está incluso
– Material didático de apoio, digital em PDF (disponibilizado por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso).
– Certificado de Participação digital – Para cada inscrição, será emitido um único Certificado de Participação digital, que será entregue no prazo de até 15 dias após a conclusão do curso. (Favor atentar a correta grafia do seu nome no ato da inscrição online).

Informações gerais
O programa tem duração de 6 horas, distribuídas em 2 dias, em módulos de 3 horas cada.

O evento será realizado à distância e transmitido ao vivo pela internet.

O link de acesso à sala de aula virtual será enviado por e-mail até 1 hora antes da transmissão oficial.

O conteúdo será exibido ao vivo em apresentação única.

Caso não consiga participar do evento ao vivo, em parte ou todo, será possível acessar à gravação pelo período de 30 dias.

Você poderá participar a partir de qualquer computador conectado à rede e poderá interagir em tempo real, através do chat.

Observações
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;

Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;

O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos;

Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.