O que você vai aprender

Os diferentes tipos de fontes de ruído, formas de transmissão do som, comportamento dos materiais e componentes construtivos com especial atenção para divisórias, forros e absorvedores especiais, além das questões relativas às medições e normalização técnica.

O curso de Acústica Arquitetônica e Urbana Aplicada aos Teatros, Auditórios e Igrejas abordará a questão específica da acústica aplicada aos projeto de teatros, auditórios, cinemas, estúdios de gravação, igrejas e salas de espetáculo – relação forma/volumetria, cálculo do desempenho acústico destes locais com exemplos de diferentes projetos nacionais e internacionais com exercício de projeto.

Obs: Não será abordada a questão de eletro-acústica, campo específico da engenharia elétrica.

 

Como você vai se beneficiar

Aprendendo os principais conceitos referentes à acústica arquitetônica e urbana e as especificidades de cada tipo arquitetônico, aliados aos conceitos, técnicas, tecnologias e uso de software adequados a cada projeto, com ênfase em projetos de teatros, auditórios, cinemas, estúdios de gravação, igrejas e salas de espetáculo, inclusive mediante realização de exercícios práticos e visitas técnicas guiadas, o participante estará apto a realizar projetos arquitetônicos com segurança e qualidade atendendo às normas vigentes.

 

Público-alvo

Profissionais e estudantes das áreas de arquitetura e engenharia civil.

 

Duração
74 horas
MÓDULO 1 : 40 horas –  Teoria, Conceitos e Aplicações Práticas

  • O conceito de conforto e conforto acústico;
  • Os problemas de acústica nas edificações;
  • As variáveis de contexto e projeto da acústica urbana e arquitetônica;
  • Exigências humanas e funcionais – Psicoacústica;
  • Normas técnicas: 10.151 – 10.152 – 15.575 e normas ISO;
  • Grandezas e unidades acústicas;
  • Fontes de ruído;
  • Poluição e Paisagem Sonora;
  • Acústica urbana – barreiras acústicas; estratégias de implantação acústica;
  • Medição acústica – equipamentos e procedimentos normativos;
  • Desempenho de materiais e componentes. Exemplos de aplicação;
  • Isolamento acústico. Isolamento chicanas e dutos;
  • Absorção acústica. Absorvedores especiais;
  • Avaliação de desempenho de ambientes construídos: Cálculo;
  • Referências de Softwares e rotinas de cálculo;
  • Exercícios práticos durante todo o curso.

 

Visitas Técnicas Módulo 1*

  • Visita à empresa AMF Brasil;
  • Visita à fábrica da Atenua Som com palestra sobre Isolamento de Esquadrias.

 

MÓDULO 2: 24 horas – Auditórios, Teatros e Igrejas

  • Critérios de desempenho acústico para teatros, auditórios, salas de espetáculo e igrejas;
  • Exemplos de projeto nacionais e internacionais;
  • Equalização acústica de espaços de espetáculo: Roteiro e exemplo de cálculo;
  • Exercício de projeto.

 

Visitas Técnicas Módulo 2*

  • Visita guiada a uma sala de concerto: a visita tem como objetivo ver e discutir in loco as principais questões relacionadas à acústica de salas com orientação do professor e/ou de monitores especializados da instituição e também, se possível, vivenciar a apresentação de um espetáculo de música;
  • Visita a empresa ATENUASOM: a visita tem como objetivo experimentar ensaio de isolamento acústico em um laboratório discutindo seus principais aspectos. Visa também a apresentação e discussão das principais questões relacionadas ao projeto e instalação de esquadrias acústicas com exemplificação de vários cases reais.A visita termina com um tour pela fábrica para visualização e discussão de todas as etapas de produção de uma esquadria acústica, desde seu projeto até o acabamento final para expedição;
  • Visita a um showroom: a visita tem como objetivo a apresentação e discussão dos aspectos técnicos relacionados a forros e ilhas acústicos de uma grande empresa multinacional com apresentação de vários cases salientando não só os aspectos de desempenho dos produtos mas também das questões de instalação e manutenção.

 

No módulo 1, os participantes desenvolverão em aula 20 exercícios preparados pelo professor. No módulo 2, o professor trará um projeto real de auditório para os alunos desenvolverem o projeto acústico. Neste caso, os participantes poderão, ainda, trazer seus projetos específicos, de interesse pessoal, acadêmico ou profissional.

Porém, a aprovação e adoção destes como exercício prático do curso ficará a cargo do docente da disciplina. O participante deverá enviar o mais breve possível as informações básicas do projeto em “pdf” aos cuidados do professor da disciplina no e-mail – sac@aea.com.br para receber orientação a respeito da parte prática.

 

É obrigatório que os alunos levem para o curso:

1. Máquina de calcular com funções trigonométricas e logarítmicas;

2. LAPTOP (computador portátil) com bateria totalmente carregada e fio de extensão elétrica para conexão na rede elétrica. IPAD não é recomendado porque teremos que usar durante o curso planilhas em Excell.

 

Importante

* Todas as visitas técnicas guiadas estão sujeitas à confirmação e poderão ser substituídas por outras locais de igual interesse ao público do curso em razão da disponibilidade dos locais a serem visitados.

 

  • Coordenador – Prof. Ma. Nelson Solano Vianna
     



    Diretor da Geros Arquitetura, Nelson Vianna é também consultor autônomo na área de Conforto Ambiental desde 1979. Arquiteto e mestre em arquitetura pela FAU-USP, é considerado uma das maiores autoridades em assuntos relacionados a luminotécnica. Atuou como professor de universidades conceituadas como a FAU-USP e Universidade Federal de Santa Catarina. Ex-pesquisador do NUTAU-USP, foi também arquiteto bolsista do Ministério das Relações Exteriores da Itália junto ao Instituto do Ambiente Construído da Faculdade de Arquitetura do Politécnico de Turim.
  • Prof. Ma. Marcos Holtz
    Arquiteto com formação técnica em edifícios, participou como autor de cerca de 500 projetos de acústica incluindo acústica ambiental, de edifícios e de salas nos últimos doze anos, sempre buscando a integração das soluções arquitetônicas e construtivas com as necessidades de conforto acústico. Sua formação musical – foi violista por dez anos – auxilia neste sentido pelo conhecimento do repertório, além do treino auditivo e perceptivo de salas para performance artística. Mestre em acústica pela FAU/USP em 2012. Sócio Diretor da Harmonia Acústica desde 2002.

Aprenda a realizar um bom projeto Acústico Arquitetônico e Urbano aplicada aos projeto de teatros, auditórios, cinemas, estúdios de gravação, igrejas e salas de espetáculo – relação forma/volumetria, cálculo do desempenho acústico destes locais com exemplos de diferentes projetos nacionais e internacionais por meio de exercícios práticos de projeto de prancheta e de rotinas eletrônicas de cálculo e visitas técnicas monitoradas à uma fábrica, um laboratório de ensaios acústicos e um show room sala de espetáculo e também um Concerto na Sala São Paulo.

 

São Paulo/SP

31 de janeiro, 01, 02, 03, 05, 06, 07 e 08 de fevereiro de 2018.

Quarta, Quinta, Sexta, Segunda, Terça, Quarta e Quinta

DURAÇÃO

74 horas

HORÁRIO

31/01 – 4ª feira – 18h30 às 22h45 – Início

01/02 – 5ª feira – 8:30 as 18:30

02/02 – 6ª feira – 8:30 às 18:30

03/02 – Sábado – 8:30 às 18:30

05/02 – 2ª feira – 8h30 às 18h30

06/02 – 3ª feira – 8:30 às 18:30

07/02 – 4ª feira – 8:30 as 18:30

08/02 – 5ª feira – 8:30 as 18:30 – Encerramento

 

 

O que está incluso
Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso)
Material de Apoio;
Serviço de Coffee-breaks;
Certificado de Participação digital (atentar a correta grafia do seu nome na lista presença que circulará no primeiro dia de curso)

Observações
Recomendamos levar Notebook ou Tablet/IPAD, com adaptador para a nova tomada “PADRÃO BRASILEIRO”;
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;
Especialmente, em caso de viagens, antes de se deslocar, solicitamos entrar em contato, a fim de confirmar as informações sobre data e local do curso, evitando transtornos;
Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;
O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.

Formas de Pagamento


Depoimentos

“O Curso de Acústica Arquitetônica e Urbana é excelente! Professor com grande sabedoria, amplo domínio do assunto e enorme vivência prática e profissional”.
Evelin Marina Lima Leite

“Aprendi muito. Acrescentou-me um novo horizonte. Uma oportunidade rara! Faça o curso de Acústica Arquitetônica e Urbana da AEA!”
Marcio Luiz Zaqueu

“O curso de Acústica Arquitetônica e Urbana – Teatros, Auditórios e Igrejas superou minhas expectativas e estou muito satisfeito. Farei outros.”
Guilherme Elias de Oliveira

“O curso de Acústica Arquitetônica e Urbana – Teatros, Auditórios e Igrejas é um curso completo, com qualidade excepcional! Fiquei muito satisfeita.”
Melissa M. F. Cacciatora

“O curso de Acústica Arquitetônica e Urbana é muito bem organizado! Palestrante com domínio do tema ministrado, passando informações claras e precisas. Excelente custo benefício!”
Elizane Capelet