O que você vai aprender

O curso dará elementos para o desenvolvimento de uma arquitetura fundamentada em Alvenaria Estrutural e de Vedação e fornecerá os conhecimentos atuais de projeto e execução, além de detalhes de projetos e construtivos, especificações, execução e controle da qualidade de alvenarias estruturais e de vedação.

Como vai se beneficiar

Conhecendo o estado-da-arte de elementos ou técnicas construtivas já consagradas pelo uso;

Otimizar a produtividade e a qualidade das edificações, além de melhor balizar as relações contratuais entre os diferentes agentes da cadeia produtiva.

Público alvo

Arquitetos, engenheiros civis, engenheiros residentes de obras, tecnólogos, projetistas, profissionais da cadeia produtiva, envolvendo empreendedores, fabricantes de materiais e componentes, construtoras e demais agentes responsáveis pela operação e manutenção dos edifícios.

Duração

20 horas

1° dia (8 às 12h): Comportamento mecânico: geometria dos blocos e das paredes, propriedades físicas dos materiais, características das argamassas de assentamento, tipos de juntas. Coordenação dimensional das alvenarias. Características de desempenho das alvenarias usuais;

1° dia (14 às 18h): Projeto de alvenaria estrutural: noções de dimensionamento, paredes contraventantes, paredes hidráulicas, juntas de controle, apoios de lajes, cintas, vergas e contravergas. Execução e controle de alvenaria estrutural: marcação, arranques de fundações, elevação, grauteamento;

2° dia (8 às 12h): Projeto de alvenaria de vedação: resistência a cargas de vento, ligações com pilares, encunhamentos, cintas, vergas e contravergas, reforços, compatibilização com deformabilidade de vigas e lajes;

2° dia (14 às 18h): Racionalização da execução das alvenarias: argamassas industrializadas, vergas pré-moldadas, embutimento de instalações, assentamento de marcos e contramarcos, ferramentas e equipamentos.

  • Prof. Dr. Ercio Thomaz

    Engenheiro Civil, Doutor em Construção Civil pela Escola Politécnica da USP,Professor Titular de Técnicas de Construção Civil da Faculdade de Engenharia da Fundação "Armando Álvares Penteado" – FAAP, pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT, membro do Conselho de Administração da Revista Téchne.

Horários

Início: 08h30
Coffee break: 10h30 às 10h45
Almoço: 12h30 às 14h00
Coffee break: 16h30 às 16h45
Encerramento: 18h00
Obs.: Cada hora/aula tem 50 minutos de duração.

O que está incluso

  • Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso, como anexo ou via link em nuvem)
  • Material de Apoio;
  • Serviço de Coffee-breaks;
  • Certificado de Participação digital (atentar a correta grafia do seu nome na lista presença que circulará no primeiro dia de curso)

Observações

  • Recomendamos levar Notebook ou Tablet/IPAD, com adaptador para a nova tomada “PADRÃO BRASILEIRO”;
  • Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;
  • Especialmente, em caso de viagens, antes de se deslocar, solicitamos entrar em contato, a fim de confirmar as informações sobre data e local do curso, evitando transtornos;
  • Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;
  • O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.
 

Formas de Pagamento