O que você vai aprender

Você irá aprender quais as etapas de aprovação de um projeto, o que deve estar atento, quais as legislações aplicáveis aos projetos, e qual a informação disponível para facilitar o entendimento da legislação e aplicação da legislação. O que existe disponível de consultas online, para beneficiar a agilidade do processo.

Como irá se beneficiar

Utilização facilitada das legislações aplicáveis.
Saberá onde e como buscar a informação e como utilizá-la a favor do empreendedor.

Público-alvo

Arquitetos, engenheiros e profissionais que atuam na área de desenvolvimento imobiliário/facilities.

Duração

20 horas

  • Definições – Documentos e levantamentos iniciais necessários, breve explicação de como obter cada documento ou licença para obras e operação do negócio
  • Documentação a ser obtida
  • Como obter as informações necessárias à elaboração do EVTL
  • Resultado do Estudo de Viabilidade
  • EVTL para Edificações Existentes
  • Como identificar as legislações aplicáveis ao negócio e onde localizá-las
  • Como montar um fluxograma de aprovações
  • Tipos de Fluxograma.
    • Elaboração de estudo de viabilidade analisando todas as possibilidades e necessidades do empreendimento e/ou tipo de negócio contendo:
  • Consulta aos órgãos públicos para confirmação de prazos
  • Compatibilização do cronograma/fluxograma com investidor
  • Interdependências das aprovações
  • Restrições Urbanas Específicas/Regularidade
  • Parâmetros Construtivos
  • Dimensões Mínimas
  • Sanitários
  • Acessibilidade
  • Publicidade e Comunicação Visual
  • Vigilância Sanitária
  • Proteção Contra Incêndio
  • Vagas de estacionamento
  • Benefícios das legislações vigentes que podem ser aplicadas
  • Lei de Zoneamento de SP
    • Zonas de transformação
    • Zonas na qualificação
    • Zonas de preservação
    • Índices urbanísticos
    • Áreas não computáveis
    • Fruição pública
    • Fachada ativa
    • Quota ambiental
    • Usos e atividades (residencial e não residencial)
    • Conformidade e desconformidade
    • Quais aprovações podemos tramitar em conjunto
  • Passo-a-passo para a aprovação de um projeto
  • Licenciamento eletrônico
  • Quais são os documentos disponíveis nesta primeira fase
  • Como cadastrar sua senha WEB
  • Certificado de Conclusão
  • Licenciamento condicionado / baixo risco
  • Alvarás, Certidões e Licenças
  • A importância, impactos e riscos da gestão de licenças nos empreendimentos
  • Diagnóstico Documental do imóvel
    • 1a Fase – Principais documentos avaliados
    • 2a Fase – Mapeamento de riscos
    • 3a Fase – Planejamento de ações e investimentos
    • 4a Fase – Ações direcionadas e monitoramento
  • Como manter a manutenção de validade das licenças e quando renová-las
  • Profa. Esp. Fabiana Oliveira Barrocal
    Arquiteta, Especialista em Legalização Imobiliária, com mais de 15 anos de experiência em aprovações e licenciamento junto aos órgãos públicos. Com atuações em nível nacional e nas esferas municipais, estaduais e federal, desenvolvendo estudos de viabilidade, aprovações de projetos, licenças e autorizações para funcionamento dos estabelecimentos.

Horários turma período integral (manhã/tarde)
Início: 08h
Coffee break: 10h às 10h15
Almoço: 12h30 às 14h00
Coffee break: 16h às 16h15
Encerramento: 18h00

Horários turma período noturno
Início: 18h30
Coffee break: 20h30 às 20h45
Encerramento: 22h30

O que está incluso
Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso)
Material de Apoio;
Certificado de Participação digital (atentar a correta grafia do seu nome na lista presença que circulará no primeiro dia de curso)

Observações
Levar Notebook ou Tablet/IPAD, com adaptador para a nova tomada “PADRÃO BRASILEIRO”;
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;
Especialmente, em caso de viagens, antes de se deslocar, solicitamos entrar em contato, a fim de confirmar as informações sobre data e local do curso, evitando transtornos;
Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;
O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.