O que você vai aprender

  1. Como é composto o ambiente escolar, os materiais didáticos, as metodologias pedagógicas e o ambiente físico, onde ocorrem as atividades de ensino;
  2. Aspectos essenciais para uma arquitetura escolar de qualidade, com funcionalidade, acessibilidade, conforto ambiental e psicológico e sustentabilidade;
  3. A relação da configuração especial e a pedagogia aplicada;
  4. Tendências na arquitetura escolar;
  5. O processo de projeto que apoia o desenvolvimento de uma arquitetura escolar de qualidade.
  6. Apresentação de questões relativas ao impacto da pandemia para a arquitetura escolar – quais as questões que se apresentam para o retorno às aulas.

Como você vai se beneficiar

  1. Perceberá a importância da educação na construção de uma sociedade mais justa, num mundo globalizado;
  2. Poderá (Terá subsídios para) criar ambientes apropriados para os vários tipos de educação propostos pelas diferentes pedagogias e espaços que estabeleçam uma identidade entre usuário e escola;
  3. Obterá conhecimentos mais específicos sobre metodologias de projeto e de avaliação;
  4. Terá acesso a uma bibliografia atualizada sobre arquitetura escolar.

Público-alvo

O curso de Arquitetura Escolar – O Projeto do Ambiente de Ensino se destina aos Profissionais de Projeto, Arquitetos, Engenheiros, Técnicos e alunos de arquitetura e engenharia, educadores em geral e comunidades escolares de todo o país – inclusive administradores de escolas – além de profissionais de prefeituras.

Duração

16 horas

Modalidade

Online ao vivo

  1. Introdução e Pedagogias;
  2. Comportamento humano e ambiente construído;
  3. Arquitetura Escolar: Exemplos;
  4. O terceiro professor;
  5. Conforto Ambiental;
  6. Processo de projeto escolar;
  7. Pandemia e Ambiente escolar.
  • Profa. Dra. Marcella Savioli Deliberador
    Profa. Dra. Marcella Savioli Deliberador
    Arquiteta e Urbanista pela Universidade Estadual de Campinas (2006), onde também se formou mestra em Engenharia Civil, na área de Arquitetura e Construção (2010) e doutora em Arquitetura, Tecnologia e Cidade na Área de Metodologia de Projetos. Sua área de pesquisa principal é relacionada à arquitetura escolar, ao programa arquitetônico e ao processo de projeto. Atualmente é pós doutoranda da Universidade de São Paulo-USP onde desenvolve pesquisa sobre a utilização de ferramentas de apoio ao processo de projeto, através do uso de jogos e dinâmicas.

     

Datas e horários
24, 25 e 26/9 – 5ª e 6a feira e sábado
24/9 – 5ª feira (18h30 às 22h45)
25/9 – 6ª feira (14h às 18h15)
Sábado (8h às 12h15 e 14h às 18h15)

O que está incluso
Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso).
Certificado de Participação digital (atentar a correta grafia do seu nome no ato da inscrição online).

Informações gerais

O programa tem duração de 16 horas, distribuídas em períodos de 4 horas cada.

O evento será realizado à distância e transmitido ao vivo pela internet.

O link de acesso à sala de aula virtual será enviado por email até 1 hora antes da transmissão oficial.

O conteúdo será exibido ao vivo em apresentação única.

Caso não consiga participar do evento ao vivo, em parte ou todo, será possível acessar à gravação pelo período de 30 dias.

Você poderá participar a partir de qualquer computador conectado à rede e poderá interagir em tempo real, através do chat.

Observações
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;

Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;

O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos ou transferidos para outra turma.
Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.

Gravação e compartilhamento do conteúdo

Fica terminantemente proibido, sob pena da Lei, a gravação e o compartilhamento das aulas, em vídeo, áudio ou fotografia, no todo ou em partes, por qualquer meio, salvo quando houver prévia e expressa autorização dos organizadores.

Depoimentos

“O curso de Arquitetura Escolar – O Projeto do Ambiente de Ensino foi enriquecedor! Possibilitou abertura no ângulo de visão, por mostrar a arquitetura escolar como parte integrante da aprendizagem, além de perceber que o ensino é formado no cotidiano e na arquitetura, e parte fundamental nesse processo. Recomendo!”
Janete da Conceição Silva, Arquiteta

“O conteúdo do curso de Arquitetura Escolar – O Projeto do Ambiente de Ensino é excelente e o material usado é muito bom. A professora Doris demonstrou grande domínio do tema e sensatez nas discussões. Adorei a didática!”
Viviane Kawasaki, Arquiteta

“Curso com conteúdo esclarecedor, proporcionando discussão sobre novos métodos de aplicação da arquitetura no ensino escolar. Professores com vasto conhecimento teórico e prático sobre o tema.”
Camila Martins

“O curso de Arquitetura Escolar – O Projeto do Ambiente de Ensino é excelente! A professora Doris possui muito conhecimento do tema, além de ser dinâmica, acessível e versátil, o que faz o curso ser nada entediante. O curso, como um todo, superou minhas expectativas.”
Fernanda França Balmant, Arquiteta

“O curso de Arquitetura Escolar – O Projeto do Ambiente de Ensino foi de extrema valia! O material é muito prático e servirá como referência para o meu trabalho. A professora tem excelente didática, transmite informações importantes para nossa profissão, com exemplos práticos. Recomendo o curso, pois a AEA o administrou muito bem.”
Olivia Porangaba , Arquiteta

“O curso reforça conceitos sobre a qualidade da construção do ambiente escolar, derrubando mitos. Deveria ser ministrado nas faculdades. Pontos fortes; interação entre professores e alunos e a dinâmica de grupo. Ótimo!”
Mônica Andrea Blanco

“O curso foi bastante legível no objetivo de mostrar a importância dos elementos arquitetônicos no espaço escolar. Curso muito rico em informações, valendo a pena para quem tem interesse pelo tema. Os professores surpreendem no carisma e na vontade de passar o conhecimento e suas experiências.”
Márcio Rodrigo Masotti