O que você vai aprender

  1. Como é composto o ambiente escolar, os materiais didáticos, as metodologias pedagógicas e o ambiente físico, onde ocorrem as atividades de ensino;
  2. Aspectos essenciais para uma arquitetura escolar de qualidade, com funcionalidade, acessibilidade, conforto ambiental e psicológico e sustentabilidade;
  3. A relação da configuração especial e a pedagogia aplicada;
  4. Tendências na arquitetura escolar;
  5. O processo de projeto que apoia o desenvolvimento de uma arquitetura escolar de qualidade.

Como você vai se beneficiar

  1. Perceberá a importância da educação na construção de uma sociedade mais justa, num mundo globalizado;
  2. Poderá (Terá subsídios para) criar ambientes apropriados para os vários tipos de comunicação e espaços que estabeleçam  uma identidade entre usuário e escola;
  3. Obterá conhecimentos mais específicos sobre  metodologias de projeto e de avaliação;
  4. Terá acesso a uma bibliografia atualizada sobre arquitetura escolar.

Público-alvo

O curso de Arquitetura Escolar – O Projeto do Ambiente de Ensino se destina aos Profissionais de Projeto, Arquitetos, Engenheiros e alunos de arquitetura e engenharia, educadores em geral e comunidades escolares de todo o país – inclusive administradores de escolas – além de profissionais de prefeituras.

Carga Horária
20 horas

1⁰ Dia

Abertura (Atividade 0 = recepção e desenho do vizinho)

1.Introdução (pedagogia)
Atividade 1: Pensando uma pedagogia específica
Debate da atividade 1

2. Comportamento humano e ambiente construído
Atividade 2: assumir os papeis de usuários (aluno, pai, funcionário e professor)

3. Arquitetura Escolar
Atividades 3: O que uma edificação pode ensinar?

4. O terceiro professor

2⁰ Dia

5. Conforto Ambiental
Atividade 4: Dinâmica lembrança ruins e boas (conforto)

6. Processo de projeto escolar
Atividade 5: estímulo á criatividade

7. Ferramentas de avaliação

8. Parâmetros da arquitetura escolar
Atividade 6: jogo de cartas
Fechamento do curso (sortear livros)

  • Profa. Dra. Doris C.C.K. Kowaltowski

    Profa. Titular na UNICAMP; Mestre e Doutora em Arquitetura pela Universidade da Califórnia, em Berkeley/EUA e arquiteta (com honours) pela Universidade de Melbourne/AUS. É docente do Depto. de Arquitetura e Construção da FEC/UNICAMP. Coordenou e coordena projetos de pesquisa com apoio da FAPESP, FINEP e FAEP/UNICAMP. É membro da Coordenação de Arquitetura e Urbanismo da FAPESP. Líder de grupo de pesquisa do CNPq e do grupo de trabalho da ANTAC de Avaliação Pós-Ocupação APO. Na pesquisa, os interesses incluem projetos de habitação social e edificação escolar, metodologia e ferramentas de apoio ao processo de projeto (Avaliação Pós-ocupação, Computer Aided Design – CAD e Programa de Necessidades); humanização da arquitetura e arquitetura bioclimática.

Horários
Início: 08h00
Coffee break: 10h30 às 10h45
Almoço: 12h30 às 14h00
Coffee break: 16h30 às 16h45
Encerramento: 18h00
O que está incluso
Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso)
Material de Apoio;
Serviço de Coffee-breaks;
Certificado de Participação digital (atentar a correta grafia do seu nome na lista presença que circulará no primeiro dia de curso)
Observações
Recomendamos levar Notebook ou Tablet/IPAD, com adaptador para a nova tomada “PADRÃO BRASILEIRO”;
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;
Especialmente, em caso de viagens, antes de se deslocar, solicitamos entrar em contato, a fim de confirmar as informações sobre data e local do curso, evitando transtornos;
Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;
O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.

Formas de Pagamento


Depoimentos

“O curso de Arquitetura Escolar – O Projeto do Ambiente de Ensino foi enriquecedor! Possibilitou abertura no ângulo de visão, por mostrar a arquitetura escolar como parte integrante da aprendizagem, além de perceber que o ensino é formado no cotidiano e na arquitetura, e parte fundamental nesse processo. Recomendo!”
Janete da Conceição Silva, Arquiteta
“O conteúdo do curso de Arquitetura Escolar – O Projeto do Ambiente de Ensino é excelente e o material usado é muito bom. A professora Doris demonstrou grande domínio do tema e sensatez nas discussões. Adorei a didática!”
Viviane Kawasaki, Arquiteta

“Curso com conteúdo esclarecedor, proporcionando discussão sobre novos métodos de aplicação da arquitetura no ensino escolar. Professores com vasto conhecimento teórico e prático sobre o tema.”

Camila Martins
“O curso de Arquitetura Escolar – O Projeto do Ambiente de Ensino é excelente! A professora Doris possui muito conhecimento do tema, além de ser dinâmica, acessível e versátil, o que faz o curso ser nada entediante. O curso, como um todo, superou minhas expectativas.”
Fernanda França Balmant , Arquiteta
“O curso de Arquitetura Escolar – O Projeto do Ambiente de Ensino foi de extrema valia! O material é muito prático e servirá como referência para o meu trabalho. A professora tem excelente didática , transmite informações importantes para nossa profissão, com exemplos práticos. Recomendo o curso, pois a AEA o administrou muito bem.”
Olivia Porangaba , Arquiteta

“O curso reforça conceitos sobre a qualidade da construção do ambiente escolar, derrubando mitos. Deveria ser ministrado nas faculdades. Pontos fortes; interação entre professores e alunos e a dinâmica de grupo. Ótimo!”.
Mônica Andrea Blanco

“O curso foi bastante legível no objetivo de mostrar a importância dos elementos arquitetônicos no espaço escolar. Curso muito rico em informações, valendo a pena para quem tem interesse pelo tema. Os professores surpreendem no carisma e na vontade de passar o conhecimento e suas experiências”.
Márcio Rodrigo Masotti