A aula mostrará diferentes abordagens e componentes necessários ao desenvolvimento da programação arquitetônica de ambientes relacionados às emergências em saúde no Brasil, tendo em vista as respectivas atividades a serem ali desenvolvidas, mas considerando prioritariamente a dimensão humana nesses contextos.

O conteúdo traz uma ampla perspectiva deste cenário de experiências com suas respectivas avaliações e, em alguns casos, contribuições de projetos de unidades de saúde para territórios onde esta demanda se fez justificada. E deveremos permanecer assim, buscando soluções por um tempo sem previsão de final.

Público-alvo

Arquitetos, engenheiros e estudantes destas áreas, projetistas, profissionais ligados à indústria e à área de saúde em geral, agentes públicos e demais pessoas interessadas no tema.

Duração

3 horas

Modalidade

Online ao vivo

  • Arquitetura para emergências;
  • Espaços para saúde em tempos pós pandemia;
  • Normas, ações e estratégias sobre infraestrutura de saúde para emergências;
  • Construção modular para emergências;
  • Unidade integrada de saúde;
  • Hospitais flutuantes;
  • Arquitetura solidária para saúde e cidades.

Convidados especiais:
Anna Luisa Passos, Danilo Lobato, Emerson da Silva, Joaquim Meira, Jonathan Degani, Juliana de Paiva, Letícia Palhares Peixoto, Thiago Almeida.

 

  • Prof. Dr. Fábio Bitencourt
    Prof. Dr. Fábio Bitencourt
    Arquiteto, professor, pesquisador. Doutor em Ciências da Arquitetura e Mestre em conforto ambiental e eficiência energética. Acadêmico Titular da Academia Brasileira de Administração Hospitalar (ABAH). Membro do Executive Committee (EXCO) da International Federation of Hospital Engineering (IFHE). Presidente no período 2011-2014 da Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (ABDEH). Professor em diversos cursos de graduação e Pós-graduação em arquitetura, arquitetura hospitalar, ergonomia e gestão hospitalar no Brasil e América Latina. Autor de diversos livros e publicações sobre o tema da arquitetura hospitalar, ambientes de saúde e ergonomia.
  • Profª Esp. Doris Vilas-Boas
    Profª Esp. Doris Vilas-Boas
    Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pela Universidade Politécnica de Valencia (UPV) – Espanha. Especialista em Arquitetura de Sistemas de Saúde pela UFBA/ ANVISA. Consultora da OPAS/OMS para o Ministério da Saúde/SGETS. Pesquisadora do Grupo de Estudos de Arquitetura e Engenharia Hospitalar (GEA-hosp) da UFBA, desenvolvendo pesquisas nas áreas de Sustentabilidade, Flexibilidade e Tecnologias limpas para Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS), Humanização e Inovação em EAS. Professora da pós graduação da Universidade Salvador (UNIFACS). Vice-Presidente da Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (ABDEH). Líder na rede DesignCare: Construindo o Cuidar onde desenvolve projetos e estratégias para desospitalização. Sócia proprietária do Escritório Conexão Projetos atuante na área de planejamento de Redes de Atenção à Saúde, dimensionamento de Infraestrutura e projetos de hospitais, clínicas e laboratórios.

Dias e horários

7 de dezembro de 2021 (3a feira), das 19h às 22h.

O que está incluso

– Material didático de apoio, digital em PDF (disponibilizado por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso).
– Certificado de Participação digital – Para cada inscrição, será emitido um único Certificado de Participação digital, que será entregue no prazo de até 15 dias após a conclusão do curso. (Favor atentar a correta grafia do seu nome no ato da inscrição online).

Informações gerais
O programa tem duração de 3 horas no período noturno.

O evento será realizado à distância e transmitido ao vivo pela internet.

O link de acesso à sala de aula virtual será enviado por e-mail até 1 hora antes da transmissão oficial.

O conteúdo será exibido ao vivo em apresentação única.

Caso não consiga participar do evento ao vivo, em parte ou todo, será possível acessar à gravação pelo período de 30 dias.

Você poderá participar a partir de qualquer computador conectado à rede e poderá interagir em tempo real, através do chat.

Gravação e compartilhamento do conteúdo

Fica terminantemente proibido, sob pena da Lei, a gravação e o compartilhamento das aulas, em vídeo, áudio ou fotografia, no todo ou em partes, por qualquer meio, salvo quando houver prévia e expressa autorização dos organizadores.

Observações
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;

Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;

O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos;

Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.