O que Você Vai Aprender

  • O funcionamento de um departamento de assistência técnica de maneira sistêmica;
  • Como documentar, registrar e arquivar os chamados de assistência;
  • Como criar indicadores de desempenho do departamento;
  • Como diagnosticar e reparar anomalias construtivas;
  • Como classificar as anomalias quanto à responsabilidade em relação aos prazos de garantia e de vida útil;
  • Como retroalimentar o departamento de projetos e execução de obras, para evitar ocorrências futuras.

Como Você Irá se Beneficiar

  • Os participantes sairão com conhecimentos de patologias construtivas, de perícias de engenharia e de engenharia legal com foco no processo de assistência técnica de edificações;
  • Os participantes sairão aptos a implantar ou melhorar um departamento de assistência técnica em construtoras.

Público alvo

Engenheiros civis, arquitetos, tecnólogos em construção, técnicos de edificações e profissionais atuantes na área de assistência técnica, qualidade, pós-obra, perícias de engenharia.

Duração

20 horas

Engenharia Legal

  • Código de Defesa do Consumidor e Código Civil;
  • Normas técnicas ABNT;
  • Garantia da construção;
  • Vida útil dos sistemas construtivos;
  • Procedência das reclamações de anomalias construtivas;
  • Notificações extrajudiciais e judiciais.

Diagnóstico de Patologias

  • Estruturas de Concreto Armado e Alvenaria;
  • Alvenarias de vedação;
  • Revestimentos;
  • Umidade;
  • Técnicas de diagnóstico;
  • Equipamentos para diagnóstico;
  • Elaboração de relatórios e laudos.

Sistema de Gestão

  • Fluxo de atividades de assistência técnica;
  • Ferramentas de gestão
  • Procedimento básicos;
  • Sugestões de indicadores de desempenho.
  • Prof. Ma. Marcus Vinicius Fernandes Grossi
    Engenheiro Civil, mestre em Tecnologia da Construção pelo IPT, especialista em Excelência Construtiva e Anomalias pelo Mackenzie, Gestão e Tecnologia da Construção pela POLI-USP, Inspetor de Estruturas de Concreto pelo IBRACON, ABECE e ALCONPAT; Perito Judicial, Assistente Técnico da Defensoria Pública e Ministério Público do Estado de São Paulo; Professor universitário; Palestrante de cursos de perícia e patologia das construções; Colunista da Revista Direcional Condomínios; Sócio-gerente da Fernandes & Grossi Consultoria e Perícias de Engenharia, onde atua com consultoria de patologias e perícias de engenharia, inspeção predial, entrega de obras, auditoria de projetos, normatização técnica, desempenho e qualidade das construções. Membro da Associação Brasileira de Patologia das Construções (ALCONPAT BR).
  • Profa. Enga. Civil Florence Nogueira Fernandes Grossi
    Engenheira Civil, formada em 1982 pela Facens, sócia-diretora da Fernandes & Grossi Engenharia, possui mais de 30 anos de experiência na área de construção civil, atuando em empreendimentos do segmento imobiliário nas áreas de suprimentos, incorporação e administração de condomínios. Atua ainda como assistente técnico em ações judiciais, perícias de engenharia, consultoria, inspeção predial, entrega de obras, normatização técnica e qualidade das construções.

Horários
Início: 08h30
Coffee break: 10h30 às 10h45
Almoço: 12h30 às 14h00
Coffee break: 16h30 às 16h45
Encerramento: 18h00

O que está incluso
Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso)
Material de Apoio;
Serviço de Coffee-breaks;
Certificado de Participação digital (atentar a correta grafia do seu nome na lista presença que circulará no primeiro dia de curso)

Observações
Recomendamos levar Notebook ou Tablet/IPAD, com adaptador para a nova tomada “PADRÃO BRASILEIRO”;
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;
Especialmente, em caso de viagens, antes de se deslocar, solicitamos entrar em contato, a fim de confirmar as informações sobre data e local do curso, evitando transtornos;
Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;
O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.