Existem muitos cursos de iluminação no mercado brasileiro, mas poucos, ou nenhum, com o caráter eminentemente prático de projeto como este. É o grande diferencial deste curso: implementar através de um projeto real todos os conceitos teóricos já recebidos pelos participantes em cursos anteriores.

 

O que você vai aprender

A aplicação prática de todos os conceitos relacionados à iluminação corporativa: partido luminotécnico, sistemas de iluminação, fontes, luminárias, definição de circuitos de acendimento e dimensionamento da instalação.

 

Público-alvo

Projetistas, Arquitetos, Paisagistas, Construtores, Engenheiros, Lighting Designers.

 

Carga Horária
20 horas

Pré-requisitos

É fundamental que os participantes já tenham conhecimentos prévios de iluminação, por meio de outros cursos já realizados, inclusive de cálculo luminotécnico. Será necessária a comprovação em relação aos mesmos pelo envio à AEA de atestados de participação, quando da inscrição para o curso, obviamente quando estes cursos prévios não tiverem sido cursados na própria AEA. Neste último caso esta comprovação é automática.

 

É obrigatório levar LAP TOP com AutoCad ou outro programa gráfico de projeto arquitetônico além dos programas do OFFICE.

 

É recomendável mas não obrigatório que os participantes tenham conhecimento do software DIALUX. Os alunos que tiverem poderão também desenvolver o projeto por meio do software. Os alunos que não tiverem desenvolverão o projeto com o auxílio de outras ferramentas.

 

É recomendável mas não obrigatório que os alunos que tiverem catálogos eletrônicos ou impressos de fontes e luminárias que os levem.

 

É obrigatório que os alunos levem: lápis, borracha, escala, esquadro e algumas folhas de papel manteiga.

 

Para os alunos que queiram levar seus próprios projetos é absolutamente obrigatório que os enviem antecipadamente aos professores do curso para avaliação prévia e aprovação dos mesmos para uso do exercício prático. Para tal terão de enviar sempre em arquivo PDF: pelo menos plantas e cortes, podendo complementar com fachadas (elevações), perspectivas e fotos. Todos os arquivos deverão estão devidamente identificados e ZIPADOS, sendo que o nome do arquivo zipado será o nome do próprio aluno. Não é garantia automática que os mesmos sejam aprovados pelos professores do curso. Caso não sejam, os alunos utilizarão os projetos levados pelos próprios professores.

 

Apresentação

  • Apresentação dos professores;
  • Apresentação do conteúdo do curso e metodologia;
  • Apresentação dos projetos propostos nos cursos pelos professores.

Primeira Etapa de Projeto

  • Análise do projeto;
  • Definição das estratégias principais de iluminação e de partido luminotécnico e dos sistemas de iluminação;
  • Apresentação dos resultados da primeira etapa para avaliação.

Segunda etapa de Projeto

  • Especificação de todas as luminárias (fornecedor, modelo e código comercial);
  • Especificação das lâmpadas – tipo, potência, características técnicas, fornecedor e código comercial;
  • Especificação dos equipamentos auxiliares – reatores, transformadores, dimerizações, etc. (tipo, fornecedor e código comercial);
  • Especificação da potência total instalada e distribuição dos circuitos de comando-acendimento (não os elétricos);
  • Elaboração de pré-relatório técnico;
  • Apresentação dos resultados da segunda etapa para avaliação.

Metodologia

Os projetos poderão ser realizados individualmente ou em grupo dependendo das orientações dos professores em cada turma.

Os professores poderão dar algumas orientações coletivas, dependendo do desenvolvimento de cada turma, porém as orientações para os projetos serão essencialmente individuais ou por cada grupo.

  • Coordenador – Prof. Ma. Nelson Solano Vianna

    Diretor da Geros Arquitetura, Nelson Vianna é também consultor autônomo na área de Conforto Ambiental desde 1979. Arquiteto e mestre em arquitetura pela FAU-USP, é considerado uma das maiores autoridades em assuntos relacionados a luminotécnica. Atuou como professor de universidades conceituadas como a FAU-USP e Universidade Federal de Santa Catarina. Ex-pesquisador do NUTAU-USP, foi também arquiteto bolsista do Ministério das Relações Exteriores da Itália junto ao Instituto do Ambiente Construído da Faculdade de Arquitetura do Politécnico de Turim.

  • Profa. Ma. Sílvia Bigoni

    Graduada em Arquiteta e Urbanismo; Mestre em Tecnologia da Arquitetura pela Universidade de São Paulo-SP; Formação em Administração de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas – SP; Professora convidada do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Lighting Design – Iluminação, Tecnologia e Design pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo- SP; Ministrante em diversos cursos de aperfeiçoamento e especialização na área de Arquitetura e Iluminação Artificial. Possui 27 anos de experiência no segmento de iluminação e atua como consultora e projetista de iluminação. 

Horários

Início: 08h30
Coffee break: 10h30 às 10h45
Almoço: 12h30 às 14h00
Coffee break: 16h30 às 16h45
Encerramento: 18h00
Obs.: Cada hora/aula tem 50 minutos de duração.

O que está incluso

  • Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso, como anexo ou via link em nuvem)
  • Material de Apoio;
  • Serviço de Coffee-breaks;
  • Certificado de Participação digital (atentar a correta grafia do seu nome na lista presença que circulará no primeiro dia de curso)

Observações

  • Recomendamos levar Notebook ou Tablet/IPAD, com adaptador para a nova tomada “PADRÃO BRASILEIRO”;
  • Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;
  • Especialmente, em caso de viagens, antes de se deslocar, solicitamos entrar em contato, a fim de confirmar as informações sobre data e local do curso, evitando transtornos;
  • Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;
  • O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.
 

Formas de Pagamento