Curso de Atendimento as Reformas NBR 16280 e Patologias nas Edificações – Online (ao vivo pela internet)
Introdução
O PROGRAMA E FORMATO DESTE CURSO FORAM ATUALIZADOS.
Acesse o novo programa !
O Curso abordará a exata exigência da norma de reformas em edificações, destacando metodologias para melhores resultados, uma comunicação eficaz entre todos os envolvidos e conformidades de reforma.
Conforme o conteúdo programático do curso Atendimento as Reformas (NBR 16.280:2015) e Patologias nas Edificações - 2 Módulos, o estudo das Doenças nas Edificações (Patologias) abordará os principais problemas nas edificações, relacionadas às necessidades de reformas, suas correções e, como evitá-las no ponto de vista da profilaxia, na apuração da causa pelo diagnóstico, na previsão dos sintomas pelo uso do prognóstico e na solução dos problemas definidos na terapia técnica.
Entender as manifestações patológicas associada ao atendimento da NBR 16280 é a essência do curso, o objetivo é unir o raciocínio pericial com a exigência da norma da ABNT.
Em 18 de abril de 2014, entrou em vigor a norma NBR 16.280, publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que apresenta regras e diretrizes acerca da execução de reformas em edificações, nas áreas comuns e privativas, se aplica, exclusivamente às reformas de edificações.
Conforme a norma, o tema “reforma de edificações” assume relevância na sociedade em função do crescimento das cidades e urbanização de novas regiões. Passa a ser uma atividade e disciplina na sua forma de gestão, o envelhecimento das obras construídas impõe determinados processos, por segurança, perda de função ou qualidade, que devem ser conduzidas com base em procedimentos bem definidos.
Reformas exigem ações proativas e metodologias que possibilitem resultados técnicos assertivos. Conhecer como se comporta um sistema ou subsistema é de extrema importância para o profissional habilitado, prever e identificar manifestações patológicas é de fato um grande diferencial de mercado.
A norma tem como objetivo estabelecer e assegurar que os requisitos dos usuários, para os sistemas de gestão de controle dos processos, das condições de uso, habitabilidade, projetos, execução e segurança, sejam efetivamente garantidos.
Os serviços de reforma devem atender a um plano formal de diretrizes e de procedimentos a serem seguidos desde o projeto até a conclusão da reforma.
Vale ressaltar que em função de diversos sinistros ocorridos nos últimos tempos em nível nacional, a elaboração da ABNT NBR 16280:2015 tornou-se imprescindível, sendo oportuna sua apresentação no curso, conforme publicação no formato revisado e em vigor.
Exige-se o cumprimento desta norma e que os danos eventualmente causados pela não observância, o síndico e/ou morador poderão ser responsabilizados civil e até mesmo criminalmente.
Para o atendimento as exigências da norma, a sociedade necessita de profissionais preparados tecnicamente, para corresponder a essa demanda e que impacta diretamente no importante setor da construção civil.
A abordagem técnica para as reformas exige conhecimentos específicos em relação as anomalias e às falhas de manutenção. Prevenir, saber definir origem e causa, orientação de cura e como tratar é o foco do curso Atendimento as Reformas (NBR 16.280:2015) e Patologias nas Edificações - 2 Módulos.
O que você vai aprender
Será apresentado e discutido toda exigência imposta pela norma, o que não pode faltar e o que não se deve fazer. O “Pulo do Gato” da aplicação desta norma está em como melhor implantá-la e na importante comunicação entre morador, síndico, profissional habilitado, intervenientes e vizinhos, definida como parte essencial para o desenvolvimento prático do trabalho e com objetividade.
O aluno terá didaticamente a informação necessária para que todos os envolvidos na reforma possam tomar ações eficazes, conforme as decisões tomadas pelo profissional habilitado e suas orientações, relacionados aos trabalhos realizados nas áreas privativas e/ou comuns das edificações.
Exemplos práticos das principais manifestações patológicas relacionadas à vícios de projeto, execução e/ou materiais, suas tipologias, causas, mecanismos de formação e formas de recuperação.
Serão apresentadas as quatro possibilidades de contratação do profissional habilitado para o atendimento da NBR 16280:2015.
Como você irá se beneficiar
Terá como benefício o entendimento das importantes etapas e recomendações da norma, como por exemplo, os prescritos planos de reforma e das fases da obra, antes, durante e posterior ao término da reforma.
Como serviço técnico, relevante e com demanda no mercado das edificações, sobre o ponto de vista de uma norma essencialmente com foco em garantir a segurança do usuário, morador, dos vizinhos diretos e de toda a edificação.
Uma sugestiva área específica, podendo o profissional habilitado atuar exclusivamente em reformas nas edificações com entendimento das manifestações patológicas.
Irá aprender a desenvolver o método analítico através de exercícios práticos, sob o entendimento dos conceitos da profilaxia, diagnóstico, prognóstico e terapia técnica.
Público-alvo
Engenheiros, arquitetos, profissionais em geral que trabalhem com reformas, execução de obra, decoração de interiores e projetos, designers, estudantes, gestores de edificações, síndicos ou responsáveis pela gestão de condomínios.
Duração
20 horas
Módulo 1 – Reformas (NBR 16.280:2015)
- Introdução;
- Objetivo;
- Termos e definições;
- Escopo dos serviços;
- Informações, histórico da edificação e vizinhos;
- Organização de diretrizes – mudanças 2015;
- Perda de garantia;
- Plano de reforma;
- Incumbências ou encargos;
- Arquivo e registro de documentos;
- Empresa especializada e empresa capacitada;
- Exemplos práticos e seus sistemas construtivos;
- Dúvidas, perguntas e respostas prontas.
Módulo 2 – Patologias nas Edificações
- Engenharia diagnóstica básica – conceito de profilaxia, diagnóstico, prognóstico e terapia técnica.
- Exercício prático – manifestações patológicas relacionadas aos vícios de projeto, execução e/ou materiais (tipologias, causas, agentes, mecanismos de formação e formas de recuperação);
- Tratamentos de aberturas (fissuras, trincas etc.);
- Monitoramento para confirmação de aberturas estáveis ou instáveis (estudo de caso);
- Noções básicas sobre tintas, tipos, funções, desempenhos, especificações, preparo das superfícies, acabamento, manutenção e manifestações patológicas;
- Impermeabilizantes e hidrofugantes;
- Garantir estanqueidade para proteger as armaduras;
- Impermeabilizantes mais utilizados;
- Revestimentos cerâmicos, principais manifestações patológicas;
- Testes de percussão e teste de resistência a aderência.
-
Prof. Esp. Alex de Souza Cardoso
Horários turma período integral (manhã/tarde)
Início: 08h
Coffee break: 10h30 às 10h45
Almoço: 12h30 às 14h00
Coffee break: 16h30 às 16h45
Encerramento: 18h00
Horários turma período noturno
Início: 18h30
Coffee break: 20h30 às 20h45
Encerramento: 22h30
O que está incluso
Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso)
Material de Apoio;
Certificado de Participação digital (atentar a correta grafia do seu nome na lista presença que circulará no primeiro dia de curso)
Observações
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;
Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;
O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.