O que você vai aprender

 

• Conhecer as principais características das fontes de luz artificial;
• Verificar os componentes necessários ao seu funcionamento e controle;
• Entender os aspectos a serem analisados para a escolha do sistema ideal de automação de acordo com as características do projeto de arquitetura e luminotécnico;
• Projetar sistemas de automação para um ou vários ambientes;
• Compreender e formular estratégias para otimização de recursos com o uso de automação;
• Destacar a importância da automação para os “greenbuildings”.

 


Como irá se beneficiar

 

O participante irá se familiarizar com características, vantagens, aplicações, possibilidades dos sistemas de automação e as estratégias para controle de iluminação, além de reconhecer os aspectos que fazem com que estes sistemas se tornem imprescindíveis para as questões relacionadas à eficiência energética.

 

 

Público-alvo

 

Designers, arquitetos, engenheiros, profissionais da área de iluminação de interiores, estudantes dessas carreiras e outros profissionais interessados.

 

 

Carga horária

 

24 horas

 

 

Observações

 

1. O curso é destinado para profissionais que já tenham base em iluminação/luminotécnica;
2. O aluno deverá levar laptop.

I. Introdução

a. Conceitos básicos de iluminação;
b. Evolução dos sistemas de controle;
c. Variação de intensidade luminosa;
d. Conceitos fundamentais do controle.

 

II. Dimerização

a. Razões para “dimerizar”;
b. Aplicação do controle;
c. Como funciona a dimerização;
d. Informações importantes sobre o dimmer.

 

III. Projeto descentralizado

a. Conceito de projeto descentralizado;
b. Passos para iniciar um projeto;
c. Comunicação “wireless”;
d. Dimmers “wireless”;
e. Protocolos de Comunicação;
f. Sensores;
g. Solução para um ambiente completo;
h. Integração com outros sistemas;
i. Sistemasc ompactos de controle inteligente;
j. Solução total de controle wireless – todos os ambientes.

 

IV. Projeto centralizado e híbrido

a. Conceitode projeto centralizado;
b. Conceito de projeto híbrido.

 

V. Estratégias para controle de Iluminação

a. Controle de luz natural – cortinas;
b. Como economizar por meio de controle.

 

VI. Visita a local com sistema de automação instalado

 

  • Coordenador – Prof. Ma. Nelson Solano Vianna

    Diretor da Geros Arquitetura, Nelson Vianna é também consultor autônomo na área de Conforto Ambiental desde 1979. Arquiteto e mestre em arquitetura pela FAU-USP, é considerado uma das maiores autoridades em assuntos relacionados a luminotécnica. Atuou como professor de universidades conceituadas como a FAU-USP e Universidade Federal de Santa Catarina. Ex-pesquisador do NUTAU-USP, foi também arquiteto bolsista do Ministério das Relações Exteriores da Itália junto ao Instituto do Ambiente Construído da Faculdade de Arquitetura do Politécnico de Turim.

  • Prof. Esp. Ricardo Honório

    Engenheiro Eletricista, Especialista em Iluminação e Design de Interiores pelo Instituto de Pós-Graduação - IPOG, 2013. Especialista em Controle de Iluminação Residencial e Comercial, com ênfase em Eficiência Energética, com diversas certificações nos EUA, incluindo uma certificação CSP – Certified Sales and Marketing Professional pelo Canadian Institute. Instrutor do órgão americano CustomElectronic Design & Installation Association (CEDIA). Atua no mercado de automação, áudio e vídeo desde 1995, trabalhando nas principais multinacionais americanas do segmento. Há 10 anos se dedica a sistemas de gerenciamento e controle predial para eficiência energética de grandes empreendimentos de empresas globais no Brasil. Atualmente, exerce o papel de Business Development Manager na empresa americana CRESTRON, atuando no Brasil e demais países da América Latina.

  • Prof. Esp. Ruy Soares

    Mestrando em Tecnologia da Arquitetura pela FAU-USP e pós-graduado em ILUMINAÇÃO E DESIGN DE INTERIORES pelo IPOG, possui 25 anos de experiência em iluminação, inicialmente como professor da Universidade Gama Filho (RJ), em seguida como sócio fundador da empresa WeLight, que desenvolve projetos luminotécnicos e de automação. Sua carreira tem se destacado por projetos inovadores e sempre em sintonia com as tecnologias mais recentes. Seu portfólio possui clientes como Hotel Fasano (RJ), Copacabana Palace Hotel, Calvin Klein, Swarovsky, joalherias Natan e Sara Jóias, consulados da França, do Canadá e da Inglaterra. Além da sua atuação em projetos, tem se dedicado à formação de profissionais de iluminação em cursos de pós-graduação em instituições como SENAC e Belas Artes.

Horários

Início: 08h30
Coffee break: 10h30 às 10h45
Almoço: 12h30 às 14h00
Coffee break: 16h30 às 16h45
Encerramento: 18h00
Obs.: Cada hora/aula tem 50 minutos de duração.

O que está incluso

  • Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso, como anexo ou via link em nuvem)
  • Material de Apoio;
  • Serviço de Coffee-breaks;
  • Certificado de Participação digital (atentar a correta grafia do seu nome na lista presença que circulará no primeiro dia de curso)

Observações

  • Recomendamos levar Notebook ou Tablet/IPAD, com adaptador para a nova tomada “PADRÃO BRASILEIRO”;
  • Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;
  • Especialmente, em caso de viagens, antes de se deslocar, solicitamos entrar em contato, a fim de confirmar as informações sobre data e local do curso, evitando transtornos;
  • Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;
  • O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.
 

Formas de Pagamento