O que você vai aprender

Aprenda a aplicar as boas práticas LEED, gerindo o projeto e o empenho colaborativo de todos os envolvidos (cliente, arquitetos, engenheiros e construtora) agregando valor ao empreendimento e garantindo a alta qualidade na execução da obra de forma a obter o selo ambiental LEED FOR HOMES, o processo no nosso país e América Latina e sua divulgação no mercado internacional.

  1. Curso aprovado pela organização americana USGBC United States Green Building Council e elegível a 6 CE ( Continuing Education Units) para profissionais credenciados LEED http://www.usgbc.org/education/sessions/sustainability-housing-latin-america-and-leed-homes-1021281
  1. Conhecer a aplicação dos processos estruturados de acordo com as boas práticas LEED, ferramenta de avaliação que oferece diretrizes para a implantação dos conceitos sustentáveis.
  1. Como empregar o sistema de gestão integrado com o empenho colaborativo de todos os envolvidos (cliente, arquitetos, engenheiros e construtora) agregando valor ao empreendimento na fase projeto e garantindo a alta qualidade na execução da obra.
  1. A organização americana United States Green Building Council (USGBC), a mais reconhecida internacionalmente, criada há mais de 20 anos com a missão de fomentar a adoção das melhores praticas na indústria da construção civil, além de capacitar profissionais com as credenciais LEED, 200 mil arquitetos e engenheiros no mundo.
  1. Histórico da certificação internacional LEED e LEED FOR HOMES de habitações. Na América Latina, em 2015 duas residências receberam a certificação ambiental de habitações LEED FOR HOMES, sendo uma no Brasil e outra na Colômbia. No Chile, Peru e Costa Rica outros 24 projetos residenciais registrados estão em construção.
  1. O processo LEED FOR HOMES na América Latina. O selo ambiental internacional de habitações LEED FOR HOMES é concedido na conclusão da obra pela USGBC, comprovando a adoção de práticas de sustentabilidade e alto desempenho ambiental através da análise documental na fase projeto e inspeções durante a execução da obra.
  1. Conceitos da Moradia Sustentável: eficiência energética, conforto ambiental, gestão da água, conservação de recursos materiais, gestão de resíduos, materiais ambientalmente preferíveis
  1. Desafios da construção sustentável residencial na América Latina e incentivos às construções sustentáveis no Brasil.
  1. Benefícios sócios ambientais da habitação sustentável. Indicadores e sistemas de análise de sustentabilidade na habitação de interesse social. 44% dos projetos LEED FOR HOMES no mundo são de moradia popular, comprovando a simplicidade do processo.
  1. Referência nacionais e internacionais e mudanças na nova versão LEED FOR HOMES V4.

 

  • LEED – Leadership in Energy and Environmental Design é uma certificação ambiental para construções sustentáveis, concebida em 1999 e concedida pela Organização não governamental-ONG americana U.S. Green Building Council (USGBC), de acordo com os critérios de racionalização de recursos naturais atendidos por edificações eficientes no mundo
  • USGBC – United States Green Building Council. Organização não governamental-ONG americana
  • LEED for Homes é a versão residencial da certificação ambiental LEED, concebida em 2008 e concedida pela Organização não governamental-ONG americana U.S. Green Building Council (USGBC), de acordo com os critérios de racionalização de recursos naturais atendidos por habitações eficientes no mundo
  • LEED Green Associate (GA) – especialista na certificação ambiental LEED nível júnior credenciado pela organização americana USGBC
  • LEED Accredited Professional ( AP )- especialista na certificação ambiental LEED nível sênior credenciado pela organização americana USGBC e com especialidade em BD+C, OM, ND, ID ou Homes.

 

Como irá se beneficiar

Após este curso o profissional terá um olhar sistêmico para a gestão de projetos e obra de residências sustentáveis no atendimento à certificação ambiental internacional de habitações “LEED FOR HOMES” no Brasil e América Latina. Para obtenção do selo verde, o projeto residencial deve cumprir 18 pré-requisitos mínimos obrigatórios e atender a até 136 créditos de acordo com as soluções integradas de melhor eficiência energética dos sistemas empregados; redução do consumo de água; gestão otimizada de resíduos; preocupação com a localização do edifício e seu contexto urbano; especificação de materiais sustentáveis; qualidade do ambiente interno, o que inclui qualidade e renovação do ar, conforto térmico, visual e acústico e práticas sociais.

 

Público alvo

Arquitetos, engenheiros e/ou profissionais da Construção Civil credenciados LEED. O curso de atualização presencial de 8 horas oferecido em todo o Brasil ” Certificação Ambiental de Habitações LEED FOR HOMES & Sustentabilidade na América Latina” é aprovado pela organização americana United States Green Building Council GBCI: 0920008471 e oferece 6 Continuing Education Units ( CE) aos profissionais credenciados LEED GA e LEED AP. Com a obtenção da credencial de especialista LEED, os profissionais necessitam comprovar 15 a 30  Continuing Education Units (CE ) no período de dois anos para manterem as suas credenciais válidas na USGBC em atendimento ao Credential Maintenance Program.

 

Duração do curso

8 horas – 1 dia

Sistema de Certificação LEED FOR HOMES da U.S. Green Building Council

  1. Conceitos de Construção Sustentável – Residências mais sustentáveis;
  2. Certificação ambiental internacional LEED FOR HOMES da S. Green Building Council;
  3. Processo e Níveis da Certificação LEED FOR HOMES;
  4. Categoria Inovação e Projeto- prérequisitos obrigatórios e facultativos;
  5. Categoria Localização e Transporte- prérequisitos obrigatórios e facultativos;
  6. Categoria Implantação Sustentável- prérequisitos obrigatórios e facultativos;
  7. Categoria Eficiência Hídrica- prérequisitos obrigatórios e facultativos;
  8. Categoria Eficiência Energética- prérequisitos obrigatórios e facultativos;
  9. Categoria Materiais e Recursos- prérequisitos obrigatórios e facultativos;
  10. Categoria Qualidade do Ambiente Interno- prérequisitos obrigatórios e facultativos;
  11. Categoria Práticas Sociais- prérequisitos obrigatórios e facultativos;

 

Exemplos de projetos residenciais certificados LEED FOR HOMES na América Latina e Estados Unidos.

  • Coordenadora Profa. Ma. LEED AP Cristina Hana Shoji

    Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e especialização pela Middlesex University – Londres . Profissional credenciada e especialista em certificações ambientais de edificações sustentáveis LEED_AP BD+C, auditora LEED FOR HOMES GREEN RATER e membro docente LEED FACULTY da organização americana United States Green Building Council (USGBC). Possui mais de quinze anos de experiência internacional no gerenciamento de projetos de edificações sustentáveis nos Estados Unidos e Brasil, tendo realizado, diversas palestras e workshops nos EUA, Brasil e América Latina sobre gestão de projetos, certificações LEED/USGBC. Atualmente, é consultora e auditora do processo de certificação e habitação sustentável LEED for Homes USGBC do projeto piloto certificado no Brasil em colaboração com a empresa americana MAGRANN Associates.

Horários
Início: 08h30
Coffee break: 10h30 às 10h45
Almoço: 12h30 às 14h00
Coffee break: 16h30 às 16h45
Encerramento: 18h30

Incluso no valor de inscrição

Material didático;
Material de apoio;
Coffee break;
Certificado de participação.

Formas de Pagamento

 Após realizar a sua pré-inscrição você receberá, num prazo de 24 horas, um email contendo um link para acessar o ambiente seguro de pagamento online para efetivação de sua inscrição. Neste link, você poderá escolher entre diversas formas de pagamento e parcelamento, segundo sua conveniência.
Cartão Visa
Cartão Mastercard
Boleto bancário
Transferência entre Contas
Transferência entre Contas
Paypal
*Cartões de crédito em até 8X - juros 3.8%
**Depósito à vista. Favor enviar o comprovante por e-mail ( financeiro@aea.com.br) ou por fax (11 4508-1911)