O que você vai aprender

Analisar quais elementos devem ser adequados no projeto do edifício junto aos sistemas de iluminação artificial e ar condicionado para possibilitar a certificação do PROCEL.

Como irá se beneficiar

Terá subsídios para determinar diretrizes de projeto que visem à certificação do PROCEL para que possam atender as necessidades atuais da sustentabilidade e eficiência energética

Público-alvo

Profissionais das áreas de arquitetura, Engenharia e design de interiores atentos a necessidade de projetos sustentáveis, Bem como empresários do setor da construção civil, Agentes governamentais e industriais de materiais de construção

Duração
24 horas
Modalidade
Online ao vivo
  1. Referências sobre a questão da crise energética e da sustentabilidade;
  2. Histórico do Programa PROCEL/EDIFICA;
  3. A regulamentação: RTC, RTQ, o selo/etiqueta parcial e completo;
  4. Glossário básico;
  5. O componente “Envoltória”;
  6. O componente “Iluminação”;
  7. O Componente “Ar Condicionado”;
  8. Procedimentos para a Certificação Global Exercícios práticos de aplicação da regulamentação.
  • Coordenador – Prof. Me. Nelson Solano Vianna
    Coordenador – Prof. Me. Nelson Solano Vianna
    Diretor da Geros Arquitetura, é também consultor autônomo na área de Conforto Ambiental e Eficiência Energética nas Edificações desde 1979. Arquiteto e mestre em arquitetura pela FAU-USP, atuou como professor de universidades conceituadas como a própria FAU-USP, Poli-USP, Universidade Federal de Santa Catarina e outras universidades públicas e privadas. Ex-pesquisador do NUTAU-USP, foi também arquiteto bolsista do Ministério das Relações Exteriores da Itália junto ao Instituto do Ambiente Construído da Faculdade de Arquitetura do Politécnico de Turim. Atualmente é auditor do HQE-AQUA e gerente técnico do PROCEL EDIFICA junto à Fundação Vanzolini ligada à Poli-USP.
  • Profa. Ma. Anarrita Bueno Buoro
    Profa. Ma. Anarrita Bueno Buoro
    Anarrita Bueno Buoro é Arquiteta e Urbanista formada em 1997 e com mestrado na área da Tecnologia da Arquitetura desde 2008 pela FAUUSP. Especialista em Conforto Ambiental e Eficiência Energética pelo CECACE-USP desde 2003, quando começou sua carreira docente bem como na área de consultoria e projeto sustentável.

    Desde 2012 trabalha como gestora técnica e auditora energética na Fundação Vanzolini nas certificações energéticas de edifícios HQE- AQUA e PBE EDIFICA. Durante sete anos foi professora do Centro Universitário SENAC-SP nos cursos de Graduação de Arquitetura, (disciplinas de conforto ambiental, desenho técnico e física) e  cursos de pós-graduação de Projetos sustentáveis e Design de interiores. Desde 2009 atua na faculdade de Arquitetura “Escola da Cidade”, coordenando o Laboratórios de Conforto Ambiental, ministrando aulas de conforto térmico, lumínico e Acústico, bem como participando de projetos e pesquisas junto `a plataforma Habita-Cidade em conjunto com o Professor Luis Octavio de Faria. Destacamos o projeto do Sesc Campo Limpo, o Projeto Xavantes, Cidade Verde, “For a inclusive City” (em parceria com a KTH de Estocolmo, em 2018), e co-coordenadora do grupo Arquiteturas anfíbias quando realizou viagem e projeto na Amazonia, ilha do Marajó, Município de Chaves.

    Participou de projeto de pesquisa em eficiência energética no GEPEA (Grupo de Energia do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo) entre 2012 e 2013 e do LABAUT (FAUUSP) de 2004 a 2008.

    Desde 2012 participou da equipe da Shahini Planejamento e Gestão Ambiental no Case ” Sustentabilidade na Escola” que foi premiado como Case Benchmarking no Ranking 2015. Possui menção honrosa no concurso da Estação Antártica Brasileira (2013) no projeto coordenado pela Arquiteta Dra. Anália Amorim e no concurso da Holcim Awards Latin America em 2008, no projeto da ENKYO-SP.

    Desde 2011 atua como docente também na AEA Educação Continuada nos cursos de atualização e aperfeiçoamento nos seguintes temas: Conforto térmico, Iluminação Natural, Certificação Energética em Edifícios e Retrofit.

    Ainda como estudante, na graduação de arquitetura e Urbanismo conquistou o prêmio na Categoria de Arquitetura do século XXI Anual de artes plásticas da FAAP.

    Desde formada realiza projetos de Arquitetura  residenciais de comerciais, estabelecendo parcerias também para a certificação ambiental e melhor performance e diagnóstico dos projetos .

    Tem experiência em projetos da área de Arquitetura e Urbanismo com ênfase em Conforto Ambiental, atuando principalmente com: sistemas prediais, sistemas de climatização de ar condicionado, hotel, design, sustentabilidade, eficiência energética e certificação energética de edifícios. Atualmente mora na Alemanha onde minstrará o curso on line.

O que está incluso
Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso).
Certificado de Participação digital (atentar a correta grafia do seu nome no ato da inscrição online).

Importante

O curso será ministrado por um ou mais professores que compõem o quadro de docentes, de acordo com a data, local e disponibilidade;
O curso não será ministrado por todos os professores que compõem o quadro de docentes.

Informações gerais

O programa tem duração de 24 horas, distribuídas em 6 módulos de 4 horas cada.

O evento será realizado à distância e transmitido ao vivo pela internet.

O link de acesso à sala de aula virtual será enviado por email até 1 hora antes da transmissão oficial.

O conteúdo será exibido ao vivo em apresentação única.

Caso não consiga participar do evento ao vivo, em parte ou todo, será possível acessar à gravação pelo período de 30 dias.

Você poderá participar a partir de qualquer computador conectado à rede e poderá interagir em tempo real, através do chat.

Gravação e compartilhamento do conteúdo

Fica terminantemente proibido, sob pena da Lei, a gravação e o compartilhamento das aulas, em vídeo, áudio ou fotografia, no todo ou em partes, por qualquer meio, salvo quando houver prévia e expressa autorização dos organizadores.

Observações
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;

Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;

O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos ou transferidos para outra turma.
Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.