O que você vai aprender

O objetivo do curso é trazer um panorama geral sobre o processo de viabilização de um empreendimento do processo de viabilização de um Condomínio Residencial Horizontal. O temas serão apresentados em ordem cronológica, desde a escolha da área, passando pelos projetos preliminares, desenvolvimento, infraestrutura, aprovações, licenciamentos, marketing, vendas, entrega e zeladoria, entre outros.

Como irá se beneficiar

O curso será de cunho generalista, porém com apresentação de exemplos específicos em cada item exposto. Espera-se que um mix de profissionais de diversas áreas afins se congregue em torno de cada tema, trazendo a sua própria experiência para enriquecer a discussão. Assim como um corretor de imóveis irá entender o processo referente ao arquiteto urbanistas, o arquiteto entenderá as questões relacionadas à venda do produto projetado.  Além da discussão propriamente dita, o networking entre profissionais de diversos setores irá beneficiar a todos a no curto, médio e longo prazo, pois abrirá a possibilidade de negócios futuros entre os próprios participantes.

Público alvo

Direcionado a profissionais que já fazem parte ou têm interesse de entender o processo de concepção e viabilização de empreendimentos imobiliários do tipo condomínios residenciais horizontais. Arquitetos,urbanistas, engenheiros, de infraestrutura urbana, advogados ambientais, ambientalistas, paisagistas, funcionários públicos, profissionais de markeng, corretores de imóvel, entre outros. Formação superior ou técnica em algumas dessas áreas é recomendável. A interação entre profissionais experientes de áreas diversas irá enriquecer o conteúdo e o aproveitamento de todos.

Duração

20 horas

Dia 1 – Manhã

Analise da área; parcerias; Conceituação do projeto (Produtos, Publico Alvo, Oportunidades e Limitações); Desenvolvimento do projeto; Estudo de Viabilidade, Cenários alternativos

Dia 1 – Tarde

Gerenciamento do processo (Cronograma); custo-benefício; Inovação; Coordenação das diversas atividades, ambiental, arquitetura, engenharia, infraestrutura, etc); Legislação e Licenciamentos (Prefeitura, Órgãos ambientais e Concessionárias)

Dia 2 – Manhã

Mercado e Marketing; Orçamento Preliminar; Produtos e Projetos – Projeto Urbanístico Preliminar, Projeto Legal, Projetos Arquitetônicos específicos (Portaria e Clube) e Paisagismo; Projeto Executivo e estatística final; Sustentabilidade e infraestrutura verde

Dia 2 – Tarde

Mídia e redes sociais; Estratégias de Vendas; Zeladoria pós-entrega.

  • Arq. Esp. Patricia Hulle
    Superintendente de Negócios na Alphaville Urbanismo S.A. Trabalha na empresa desde 2008 quando ingressou como Trainee. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Espírito Santo, MBA em Real State pela Poli/USP e MBA em Gestão de Negócios pela FIA/SP com extensão em “Business Strategy” pela University of La Verne/EUA. Atuou dentro da empresa na concepção de um novo produto para classe média em 2009, chamado Terras Alpha, que hoje se tornou um importante produto da carteira Alphaville. Desenvolveu um novo software para a gestão de rotina interna chamado Alphabook em 2012, totalmente customizado para o dia da dia dos colaboradores. Atualmente é responsável pelo primeiro programa de conexão com Startups do mercado imobiliário, o Alpha Inova.
  • Arq. Ma Maria do Rocio Rosario
    Proprietária da empresa Urban Development Strategies em São Paulo. Iniciou sua carreira em urbanismo no escritório do renomado urbanista Jaime Lerner, e posteriormente, atuou por cinco anos como diretora na Supervisão de Informações do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba. Recentemente, entre 2011-2016 foi gerente de projetos de núcleos urbanos na empresa Alphaville Urbanismo S.A. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná, 1980; Especialista em Paisagismo pela Universidade Católica do Paraná, 1982; Mestre em Economia do Desenvolvimento Urbano pela University College London, 1985; Arquiteta Registrada na Califórnia,1990; Leader Class da APTA – Associação Americana de Transportes Públicos, Washington DC, 2007; e profissional credenciada pelo LEED, 2008. Seu extenso portfólio de projetos inclui a coordenação de projetos complexos de design urbano que exigem interação entre clientes, empresas internacionais e o setor público; Master Plan de grandes áreas e planos de desenvolvimento comunitários, além de projetos de arquitetura tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.

Horários
Início: 08h00
Coffee break: 10h30 às 10h45
Almoço: 12h30 às 14h00
Coffee break: 16h30 às 16h45
Encerramento: 18h00

O que está incluso
Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso)
Material de Apoio;
Serviço de Coffee-breaks;
Certificado de Participação digital (atentar a correta grafia do seu nome na lista presença que circulará no primeiro dia de curso)

Observações
Levar Notebook ou Tablet/IPAD, com adaptador para a nova tomada “PADRÃO BRASILEIRO”;

Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;
Especialmente, em caso de viagens, antes de se deslocar, solicitamos entrar em contato, a fim de confirmar as informações sobre data e local do curso, evitando transtornos;
Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;
O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.