O que você vai aprender

Você aprenderá sobre a evolução da industrialização da construção, tecnologia e inovação na construção, bem como conceitos e fundamentos para a industrialização da construção, requisitos e critérios de desempenho para sistemas construtivos, Engenharia Simultânea, Lean Construction, Engenharia e Análise do Valor (EAV), Target Costing, BIM, Supply Chain 4.0, Logística & Strategic Sourcing, Pré-construção e Fast Construction. Também compõem o conteúdo, a Construção Modular, incluindo arquitetura e projeto modular, tipos de chassi estrutural (estrutura pré-fabricada metálica, de concreto, de madeira engenheirada – Madeira Laminada Colada, Light Steel Framing e Wood Framing), tipos de painéis (de concreto pré-fabricado, metálico, de madeira engenheirada – Cross Laminated Timber, isotérmico, de ACM, painel Wall, de Vidro, placas cimentícias e Drywall). Completam o aprendizado, diretrizes, conceitos e exemplos de alguns sistemas diferentes de fabricação e montagem de produtos da construção off-site e modular, gestão e controle de projeto e da produção, qualidade e processos e ainda, estudos de viabilidade, análise da qualidade de investimentos, diretrizes para a ideação, planejamento e desenvolvimento de uma startup, modelos de negócios, valuation, captação e pitches, dando subsídios para os alunos que desejarem empreender no universo da construção off-site e na construção modular.

Como irá se beneficiar

O participante estará se preparando para o futuro da construção, em direção à Construção 4.0, adquirindo embasamento para ingressar na construção off-site e modular, entendendo a diversidade de opções de materiais, componentes e sistemas construtivos disponíveis, preparando-se ainda para empreender nestas áreas, que permitem ganhos substanciais de produtividade, desempenho e qualidade, para resolver os principais problemas da construção tradicional, com maior rapidez, menor custo e desperdício, produzindo ainda produtos mais sustentáveis.

Público-alvo

Engenheiros, arquitetos, tecnólogos, estudantes de engenharia, arquitetura e tecnologia, interessados tecnologia e inovação da construção, bem como na construção off-site, na construção modular e em sistemas construtivos industrializados, que atuam no setor de Arquitetura, Engenharia e Construção (EAC) e ainda, no segmento de Incorporação Imobiliária, em empresas privadas e públicas, nas atividades de consultoria, projeto, gerenciamento, fiscalização, prestação de serviços, fabricação de materiais e de sistemas construtivos.

Duração

92 horas

Modalidade

Online ao vivo

  1. Caminhos para a Indústria 4.0
  2. A industrialização e a construção modular, no contexto da história da industrialização e das grandes invenções
  3. Tecnologia e Inovação na Construção
  4. Fundamentos para a industrialização da construção
    • Requisitos e critérios de desempenho para sistemas construtivos
    • Engenharia Simultânea e Lean Construction
    • Engenharia e Análise do Valor (EAV) e Target Costing
    • Building Information Modeling (BIM)
    • Logística industrial & Strategic sourcing
    • Supply Chain 4.0
    • Pré-construção e Fast Construction
    • Barreiras para a industrialização
  5. Construção Modular: sistemas construtivos, materiais e componentes
    • Construção Industrializada, Construção off-site e Construção Modular: Conceitos
    • Arquitetura e Projeto Modular
    • Chassi estrutural: conceitos e projeto
      • Estrutura metálica pré-fabricada
      • Estrutura de concreto pré-fabricada
      • Estrutura de madeira e MLC (Madeira Laminada Colada)
      • Light Steel Framing
      • Wood Framing
  6. Painéis de fechamento: conceitos e projeto
    • De concreto
    • Painel metálico
    • Madeira Engenheirada (CLT – Cross Laminated Timber)
    • Painel Isotérmico
    • ACM
    • Painel Wall
    • Vidro
    • Placas cimentícias
    • Drywall
  7. Fabricação e Montagem
    • Introdução, diretrizes e conceitos
  8. Estudo de Viabilidade ǀ Análise da Qualidade e Produção
  9. Gestão & Controle de Projeto e Produção
  10. Qualidade e Processos
  11. Criação de uma startup: caminhos para desenvolvimento e funding
    • Introdução / Organizações Exponenciais / Princípios da Nova Economia / Dores & Oportunidades
    • Fases: Ideação / Prototipação / MVP / Go-to-Market / Growth
    • Modelos de negócio / Financials / Valuation / Estruturação para captação / Pitches
    • Aplicações e exemplos práticos
  • Adm. Fábio Luis De Gerone
    Adm. Fábio Luis De Gerone
    Administrador de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP); pós-graduando em Administração de Empresas com especialização em Marketing, pela Fundação Getulio Vargas;

    Possui mais de 27 anos de experiência e atua como diretor da Santo André Distribuidora Industrial, diretor de desenvolvimento de mercado de coberturas metálicas na ABCEM, estando em sua segunda gestão, é coordenador norma telhas ABNT NBR 14.513 e NBR 14.514, coordenador normas telhadistas ABNT NBR 16.366 e vice-presidente de Light Steel Frame – ABCEM.
  • Arq. Estefania Graciela Carré
    Arq. Estefania Graciela Carré
    Arquiteta e Urbanista pela Universidade Nacional de Córdoba, Argentina e Especialista em Gestão de Projetos da Construção. Possui 12 anos de experiência atuando com tecnologia e inovação aplicada a Construção Civil. Possui em seu currículo atuação como Consultora de implantação BIM de construtoras, projetistas e incorporadoras de grande porte. Atualmente é Coordenadora de Inovação e Tecnologia na empresa TEGRA Incorporadora, especializada em implantação de BIM , estruturação de programas de intraempreendedorismo e de inovação aberta.
  • Arq. Marcelo Aflalo
    Arq. Marcelo Aflalo
    Possui formação em Arquitetura e urbanismo pela Universidade de São Paulo onde também se consagrou Doutor, com linha de pesquisa em forma e método de estruturas de madeira.  Especializou-se em fotografia pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). E possui mestrado em design pela School of the Art Institute of Chicago (SAIC).

    É presidente do Núcleo de Referência em Tecnologia da Madeira, coordenador da Pós graduação Arquitetura em Madeira: Projeto e Tecnologia promovida pelo IPT. Docente dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da FAAP e sócio proprietário da Univers arquitetura e design.
  • Arq. Pedro V. Moreira
    Arq. Pedro V. Moreira
    Arquiteto e Urbanista formado na UFPR e especialista em Gestão de Projetos pela ESIC, possui experiência no desenvolvimento e coordenação de projetos residenciais de diferentes escalas em sistema construtivo industrializado Light Wood Framing. Recebeu treinamento intenso na Alemanha e no Brasil através das duas principais empresas de consultoria alemãs para projeto e construção pré-fabricada em LWF, Baumeister & Sapper e Sema-soft, sendo responsável em 2010 pela transferência da tecnologia alemã wood frame para o Brasil. Em 2016, liderou equipe multidisciplinar na pesquisa e desenvolvimento da tecnologia construtiva para edifícios multifamiliares de até quatro pavimentos, com obtenção em 2017 da primeira certificação Datec para essa tipologia em sistema construtivo a seco. Atualmente é Diretor de Engenharia de Produto na Tecverde Engenharia SA. empresa de engenharia que trouxe para o Brasil avançados conceitos e tecnologias para construções mais eficientes em LWF.
  • Coordenador Eng. Paulo Oliveira
    Coordenador Eng. Paulo Oliveira
    Graduado pela Faculdade de Eng. Civil de Itajubá–MG | Pós-graduado em várias disciplinas pela POLI/USP | Cursando Mestrado em Inovação na Construção da POLI/USP, MBA Executivo Internacional pela FIA/USP |Project Manager Professional (PMP) pelo PMI, 15 anos como diretor de empresas de engenharia, construção e incorporação: Método, Brookfield/TEGRA, JHSF e Mutual, tendo sido CEO de Incorporações da JHSF e CEO da Mutual, 20 anos como dirigente de indústrias nacionais e multinacionais de produtos para a construção: Fosroc, Denver e Sika, Especializado em Patologia e Terapia do Concreto, Grautes e Revestimentos de Alto Desempenho para Pisos (UK e USA), Professor dos cursos de Mestrado do IPT e de Pós-graduação da FGV, Mais de 50 trabalhos técnicos publicados no Brasil e no exterior, Foi conselheiro da revista Téchne e coordenador editorial das revistas Pisos Industriais e Impermeabiliza, Foi presidente da Associação Brasileira da Construção Industrializada (ABCI), Coordenou o Comitê CT-501 do IBRACON que elaborou a norma NBR 14.050 da ABNT – Revestimentos de Alto Desempenho (RAD) para pisos, Concebeu e dirigiu o Planejamento Estratégico Setorial de RAD para pisos | Idealizou e fundou a ANAPRE – Associação Nacional de Pisos e Revestimentos, Membro do Núcleo de Conteúdo do C3 – Clube da Construção Civil, Escreve artigos para a ConstruLiga, Buildin e Núcleo de Conteúdo do C3. É CEO da ARATAU Construção Modular –  www.arataumodular.com
  • Eng. Adriana Nunes Machado
    Engenheira civil e administradora de empresas (Universidade Mackenzie), Pós graduação em Gestão de Custos e Planejamento Estratégico (Uniderp) e Especialização em Project Management Professional (PMP) e Strategic Sourcing, Superintentende de Negócios da HTB Engenharia e Construção, com passagens pela Método Engenharia, JHSF e CDHU.
  • Eng. Alan Ricardo Dias
    Eng. Alan Ricardo Dias
    Engenheiro civil pelo Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia e Designer pela Escola Panamericana de Artes. Especialista em projetos, cálculos estruturais e montagem.

    Possui mais de 20 anos de experiência em Estruturas de Madeira, recebeu  2 prêmios Talento da Gerdau/Abece.

    É diretor de Novos Negócios e de Engenharia da CROSSLAM Brasil, empresa que atua no segmento de madeira engenheirada, na produção e montagem de painéis, vigas e pilares em madeira, utilizando a tecnologia CLT(Cross Laminated Timber) e MLC(Glulam).

    Foi sócio-diretor-fundador da Carpinteria, um conceituado e premiado escritório de cálculo e montagem de Estruturas de Madeira, tendo participado de diversas obras em madeira pelo Brasil e pelo mundo.
  • Eng. Alcides Rodrigues de Figueiredo Junior
    Eng. Alcides Rodrigues de Figueiredo Junior
    Engenheiro Civil pela Universidade Mackenzie; MBE e MBA em CEAG pela Fundação Getúlio Vargas; especialização em Supply Chain Management pela Michigan State University/COPPEAD e em Negociação Estratégica pela IMD Business School.

    Tem mais com mais de 20 anos desenvolvendo estratégias para implantação de soluções e inovações incrementais em empresas líderes de mercado como Votorantim, Promon Engenharia, Hidrovias do Brasil, JHSF e SunEdison do Brasil.

    Possui experiência em Gestão do Conhecimento (Desenvolvimento de Pessoas, Processos, Sistemas, Lições Aprendidas e Ciclo PDCA) com foco em resultados.

    Participou da implantação de ERP como SAP e TOTVS. Atuou em projetos EPC e EPCM de Infraestrutura, Energia, Óleo & Gás, Química desde o estudo de viabilidade, até o planejamento e execução, e atuou no gerenciamento de equipes na área de Supply Chain.

    Tem experiência na gestão e integração de interfaces de projeto na área de Supply Chain. Experiência em desenvolvimento de negócios para empresas estrangeiras (Alemanha, Espanha) de energia renovável para se estabelecer no Brasil. É empreendedor com experiência em implantação de novos negócios.

    Atuou nas operações de fretes rodoviário, ferroviários, hidroviário, marítimo (break bulk e container), cabotagem, cargas especiais, funcionários e terminal portuário.
  • Eng. Ariovaldo Denis Granja
    Eng. Ariovaldo Denis Granja
    Doutor em engenharia civil. Professor associado da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e coordenador do Laboratório de gerenciamento na construção civil (LAGERCON). É Editor-associado da Revista Ambiente Construído para a área de Gestão e Economia da Construção, da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. Acumulou extensa experiência profissional na indústria da construção civil, contemplando gestão da produção de edificações diversas, planejamento e controle de empreendimentos, gestão da produção e estudos sobre a qualidade de investimentos e riscos no setor. As temáticas atuais de pesquisa incluem: Custeio-meta (target costing), IPD (integrated project delivery) e TVD (target value design); métodos inovadores para criação, captura de percepção e entrega do valor a clientes e usuários; estratégias para a redução e realocação de custos; integração e colaboração entre stakeholders em cadeias de suprimentos; integração de sistemas de planejamento e controle da produção; e valoração da flexibilidade em condições de incerteza com uso da teoria de opções reais.
  • Eng. Edison Tateishi
    Eng. Edison Tateishi
    Engenheiro Mecânico pela POLI USP, pós-graduado em Administração Econômica e Financeira pelo IMES. Executivo Sênior do grupo Lafaete, responsável pelas unidades de negócio de locação e venda de construções Modular e Offsite, das operações fabris, de engenharia, logística, manutenção e montagem. Atuou por 10 anos na indústria automobilística e 15 anos em construções modulares e industrializadas. Grande conhecimento de técnicas de produção seriada e sob encomenda. Implantação de ISO 9001, ISO 14000, OSHAS 18000, implantação de sistemas de gestão, kanbam com JIT, lean manufacturing, redução de setup, administração de gargalos, e principalmente formador de equipes voltados a resultados, com a aplicação sistemática de técnicas de gestão.
  • Eng. Francisco Pedro Oggi
    Eng. Francisco Pedro Oggi
    Engenheiro Civil pela Universidade Presbeteriana Mackenzie com mais de 40 anos de experiência.

    Atua como consultor em industrialização da construção através dos sistemas CLT, TILT-UP e TOTALPRE.
  • Eng. Gustavo Monteiro de Barros Chodraui
    Eng. Gustavo Monteiro de Barros Chodraui
    Engenheiro Civil e Mestre em Engenharia de Estruturas pela EESC/USP; Doutor em Engenharia de Estruturas – EESC/USP  & Johns Hopkins University; MBA em Administração de Empresas – FEA/FUNDACE/USP e especialização em Construction Project Management – COLUMBIA UNIVERSITY by Coursera online course.

    Atua na área técnica/comercial  da Codeme Engenharia. É consultor técnico e de inovação  na MB Chodraui Administração e Participações Ltda. Consultor técnico da Revista da Estrutura de Aço (REA-CBCA). Professor adjunto na PUC-BH em cursos de Pós-Graduação. Professor em cursos de Pós-Graduação em Goiás e Rio Grande do Sul. Tutor do módulo Construction Project Management na  Coursera. Membro do Comitê da ABNT para a revisão da norma brasileira NBR8800 E palestrante no Brasil e exterior
  • Eng. Uira Watanabe Falseti
    Eng. Uira Watanabe Falseti
    Engenheiro Civil com mestrado em Gerenciamento de Projetos, atuação em inovação e tecnologia, projetos e análises de mercado junto a grandes players do mercado atuando nos setores como: Construção Civil, Software, Indústria e Varejo desenvolvendo atividades focada em Gestão de Negócio e Relacionamentos, Gestão de Projetos, Acompanhamento Físico e Financeiro, Gestão de Inovação e de Mudança Organizacional.

    Criação de estratégias, soluções, ferramentas, processos e tecnologias inovadoras que expandiram e alavancaram empresas e negócios de expressão nacional e internacional.

    Hábil na condução de negociações em ambientes multiculturais, na liderança de projetos e treinamento de equipes multifuncionais, Liderando equipe cross e atuando no acompanhamento físico e financeiro dos projetos sob sua responsabilidade (desafiar desvios de prazos, execução, análise de indicadores).

    Estrategista visando as práticas mais inovadoras para a Construção Civil e suas principais tendências mundiais.

    Vivência profissional internacional na Alemanha, Dinamarca e Holanda e participações em feiras internacionais na Europa e EUA.

     
  • Engª. Livia de Faria Lopes
    Engª. Livia de Faria Lopes
    Engenheira Civil formada pela UFSCar, pós-graduada em Administração de Empresas pela FGV e MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV, mestranda em Engenharia Civil na UNICAMP, é PMP – Project Management Professional e Green Belt. Como Engenheira e Consultora já atuou em empresas do setor de Rodovias, Construção Civil, Infraestrutura, Indústria, Comércio e Serviços. Docente do curso de Engenharia Civil e de MBA, autora de livro e ministra cursos e palestras. Com mais de 15 anos de experiência, atualmente é Consultora de Gestão, Professora do MBA de Gestão de Projetos e Pesquisadora.
  • Engª. Maria Angelica Covelo Silva
    Engª. Maria Angelica Covelo Silva
    Engenheira Civil graduada pela Universidade Estadual de Londrina (PR). Mestre em Engenharia pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutora em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. É sócia e diretora da empresa NGI Consultoria e Desenvolvimento atuando como consultora nas áreas de gestão da qualidade, tecnologia e desempenho na construção civil. Foi sócia e diretora da empresa de consultoria CTE – Centro de Tecnologia de Edificações. Foi pesquisadora da então Divisão de Edificações (DEd) do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Atuou como professora e pesquisadora do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina onde realizou em 1988 o “I Simpósio de Desempenho na Construção Civil” que reuniu os principais trabalhos então existentes no meio acadêmico sobre o tema desempenho. Foi co-autora das primeiras publicações brasileiras sobre gestão da qualidade na construção civil sendo responsável pelos textos referentes a desempenho nestas publicações (Sistema de gestão da qualidade para empresas construtoras, PINI, 1995; Gestão do Processo de Projeto de Edificações, O Nome da Rosa, 2003). É professora convidada de cursos de especialização da área de desempenho e tecnologia de construção e participa de bancas de avaliação de dissertações de mestrado e de teses de doutorado de várias instituições. Atua na elaboração de normas técnicas desde 1987 e participou ativamente da elaboração da norma de desempenho e atualmente dos trabalhos de revisão da norma.

Datas

14, 16, 21, 23, 28 e 30/9 de 2021;
5, 7, 14, 19, 21, 26 e 28/10 de 2021;
9, 11, 16, 18, 23, 25 e 30/11 de 2021;
2 e 7/12 de 2021.

Horários

18h30 às 22h45

Condições de Pagamento

À vista no cartão de crédito ou boleto bancário;
Em até 4 vezes sem juros no cartão de crédito ou boleto bancário.

O que está incluso

Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes até 24 horas da data de início de cada aula);
Certificado de Participação Digital (atentar a correta grafia do seu nome na lista presença que circulará no primeiro dia de curso).

Informações gerais
O programa tem duração de 92 horas online ao vivo pela internet em 23 módulos de 4 horas cada.

O link de acesso à sala de aula virtual será enviado por e-mail até 1 hora antes da transmissão oficial.

O conteúdo será exibido ao vivo em apresentação única.

Caso não consiga participar do evento ao vivo, em parte ou todo, será possível acessar à gravação pelo período de 30 dias.

Você poderá participar a partir de qualquer computador conectado à rede e poderá interagir em tempo real, através do chat.

Gravação e compartilhamento do conteúdo

Fica terminantemente proibido, sob pena da Lei, a gravação e o compartilhamento das aulas, em vídeo, áudio ou fotografia, no todo ou em partes, por qualquer meio, salvo quando houver prévia e expressa autorização dos organizadores.

Observações
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;

Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;

O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos;

Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.