Curso de Dimensionamento de Pavimentos Asfálticos Flexíveis – Presencial e online ao vivo pela internet
Introdução
Um bom desempenho de uma estrutura de pavimentos asfálticos necessita, além de uma execução adequada, um projeto muito bem pensado.
Pavimentos ineficazmente dimensionados, sofrem as consequências das solicitações prematuramente, atingindo a ruína antes do período esperado.
Para um dimensionamento adequado, é preciso utilizar as técnicas consagradas (dimensionamento do DNIT), e fazer emprego de processos mecanísticos, com o uso de softwares adequados.
O curso de Dimensionamento de Pavimentos Asfálticos Flexíveis fornecerá as técnicas, métodos e ferramentas adequadas para um correto dimensionamento das estruturas de pavimentos asfálticos proporcionando maior durabilidade, menor incidência de manutenção, portanto, mais econômicos.
O que você vai aprender
- Definição de tráfego e cargas legais;
- Cálculo do Número N;
- Conceituação de materiais empregados nas camadas do pavimento;
- Comportamento mecânico do pavimento;
- Conceituação de Fadiga, ruptura e durabilidade;
- Dimensionamento pelo método do DNIT;
- Dimensionamento pelo método da Prefeitura Municipal de São Paulo;
- Métodos Mecanisticos de dimensionamento;
- Uso de softwares de dimensionamento como Elsym5, MeanLayer.
Como irá se beneficiar
- Aprendizado de diferentes metodologias para dimensionamento de pavimentos asfálticos;
- Aprendizado das bases teóricas acerca de matérias de pavimentação;
- Aprendizado de conceitos de ruptura e desempenho do pavimento.
Público alvo
Engenheiros de Empresas Construtoras; Engenheiros de Empresas de Consultoria; Servidores públicos de Prefeituras, responsáveis pela licitação, contratação ou fiscalização de obras de pavimentação urbana; Servidores públicos de DER’s e Secretarias de Estado de Infraestrutura, responsáveis pela contratação ou fiscalização de obras rodoviárias; responsáveis por auditorias em obras rodoviárias ou pavimentação urbana; Membros e Peritos de Ministérios Públicos, Polícia Federal e Órgãos afins, Estudantes e Técnicos de Engenharia.
Duração
20 horas
- Definição de tráfego e cargas legais;
- Cálculo do Número N;
- Conceituação de materiais empregados nas camadas do pavimento;
- Comportamento mecânico do pavimento;
- Conceituação de Fadiga, ruptura e durabilidade;
- Dimensionamento pelo método do DNIT;
- Dimensionamento pelo método da Prefeitura Municipal de São Paulo;
- Métodos Mecanisticos de dimensionamento;
- Uso de softwares de dimensionamento como Elsym5, MeanLayer.
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Prof. Dr. Assis Villela
Consultor técnico e diretor da POSITIVE Engenharia, onde atua em projetos rodoviários, aeroportuários e industriais. Dedica-se há mais de 20 anos às áreas de pavimentação e infraestrutura, desenvolvendo projetos, acompanhamentos técnicos de obras, orçamentos, planejamentos e controles e também estudos de viabilidade técnica, como Engenheiro Independente, para obtenção de Empréstimos Ponte de Curto e de Longo Prazo junto aos Bancos de Fomento. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1995), mestrado em Engenharia Civil, na área Infraestrutura e Gerência Viária, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Engenharia de Transportes pela Escola Politécnica da USP (2011), onde desenvolveu a pesquisa de Mistura Asfáltica de Módulo Elevado para restauração na rodovia Presidente Dutra (no trecho de maior tráfego de veículos comerciais do país) que teve a execução do primeiro trecho experimental, em escala real, do Brasil.