O que você vai aprender

Este curso apresenta aos participantes os conceitos de um Edifício Net Zero, abordando de forma prática todas as etapas para se atingir isso. Demonstra as possibilidades de alcançar o Net Zero em diferentes tipologias construtivas, começando pela eficiência energética no projeto e na operação e complementando com as diversas opções de geração distribuída previstas na Resolução 687/2015 da ANEEL. Aborda também a nova certificação GBC Zero Energy e o processo para obtê-la, bem como outros sistemas de certificação e etiquetagem, como o PBE Edifica.

Como irá se beneficiar

Conhecer o conceito de edifícios net zero e seu potencial de transformação de mercado; 

Entender a importância da gestão eficiente em edifícios net zero, e os benefícios; 

Conhecer as principais formas de geração de energia local, e a compra de créditos de energia;

Compreender o processo para atingir a certificação inovadora GBC Zero Energy e obter um destaque no mercado.

Público alvo

Proprietários, construtoras, incorporadoras, arquitetos, engenheiros, projetistas e profissionais em geral com sede de inovação e com desejo estratégico de estar na vanguarda; gestores prediais e profissionais responsáveis pela redução efetiva de custos em edifícios.

Duração

20 horas

Contexto: Consumo de energia e emissões de carbono em edificações, Políticas e programas de mudanças climáticas; 

Definições: Diferentes conceitos de edifícios de zero carbono e zero energia, balanços energéticos, cases; 

Certificação: Exemplos internacionais e Referencial Zero Energy do GBC Brasil; 

Eficiência Energética: Estratégias no projeto e construção e na operação de edifícios; 

Geração distribuída: Introdução e legislação, Possibilidades previstas na Resolução 687/2015 da ANEEL, Energia solar fotovoltaica; 

Análise de viabilidade: Potencial técnico e cases net zero no Brasil; 

Como atingir net zero em seu projeto: Processos de gestão ao longo do ciclo de vida de seu projeto.

  • Prof. Mcs. Alexandre Schinazi
    Profissional da área de Energia em Edificações, Alexandre Schinazi é Engenheiro Ambiental formado pela PUC-Rio, com grau de Master em Engenharia pela École Centrale Marseille, na França. Possui pós-graduação em Gestão de Energia pela Câmara Brasil-Alemanha no curso EUREM (European Energy Manager). Atualmente Diretor Técnico na Mitsidi Projetos, sua atuação em consultoria técnica de sustentabilidade abrange projeto, construção, operação e manutenção de edifícios e indústrias, sempre com foco na gestão energética eficiente. Alexandre é credenciado pelo USGBC como LEED AP BD+C e LEED AP O+M, e já ministrou inúmeros cursos, treinamentos e palestras sobre os temas de Eficiência Energética, Construções Sustentáveis e Energias Renováveis.
  • Isabela Ianhez Issa Silva Pinto
    Isabela Issa é Engenheira Ambiental formada na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Universidade de São Paulo (USP). Realizou extenso projeto de pesquisa em ecodesign em cooperação com a Universidade Técnica da Dinamarca (DTU), estudando o processo de seleção de indicadores de desempenho ambiental. Atua hoje na Mitsidi Projetos como especialista em pesquisa nas áreas de energia e sustentabilidade, tendo participado em projetos para o CBCS, PNUD, WRI, GIZ, CNI e outras organizações. Os últimos projetos desenvolvidos que contaram com sua participação compreenderam o mapeamento do setor de eficiência energética em edifícios e indústria, o levantamento do estado da arte de sustentabilidade e geração fotovoltaica em habitações sociais no Brasil, incluindo avaliações de custo-benefício de medidas de eficiência no uso de recursos, o levantamento do estado da arte de edifícios de zero energia e zero carbono, e a discussão a respeito dos critérios para definição de edifícios Net-Zero no Brasil.

Horários

Início: 08h00
Coffee break: 10h30 às 10h45
Almoço: 12h30 às 14h00
Coffee break: 16h30 às 16h45
Encerramento: 18h00

O que está incluso

Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso)
Material de Apoio;
Serviço de Coffee-breaks;
Certificado de Participação digital (atentar a correta grafia do seu nome na lista presença que circulará no primeiro dia de curso)

Observações

Recomendamos levar Notebook ou Tablet/IPAD, com adaptador para a nova tomada “PADRÃO BRASILEIRO”;
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;
Especialmente, em caso de viagens, antes de se deslocar, solicitamos entrar em contato, a fim de confirmar as informações sobre data e local do curso, evitando transtornos;
Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;
O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.

Formas de Pagamento